Oi

A Oi e o Oi Futuro anunciam o resultado da seleção de projetos culturais para 2015, finalizando o processo de seleção do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Nesta edição, foram beneficiados 84 projetos de 11 estados brasileiros, nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, tecnologia e novas mídias, mobile art, artes visuais, dança, intermídia e cultura popular. A lista pode ser acessada no site www.oifuturo.org.br
O Programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura. A lista inclui 54 projetos da linha de seleção nacional, anunciados nesta segunda etapa, e 30 iniciativas voltadas para a programação dos centros culturais do Oi Futuro, no Rio de Janeiro, já divulgadas na primeira etapa, dia 23 de fevereiro. Nesta edição, foram selecionados projetos culturais de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
O Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, O Festival Ibero-Americano de Cinema – CINE CEARÁ, o Festival Ponto.CE 2015 e o Teatro de Portas Abertas foram os projetos aprovados no Ceará.
“A Oi se orgulha de ser uma das maiores patrocinadoras privadas da cultura brasileira, apoiando projetos em todas as regiões do país, viabilizando experiências artísticas inovadoras e assegurando vida longa a eventos já tradicionais, como o Festival de Cinema de Gramado, que chega à sua 43ª edição, e o Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil”, diz José Augusto da Gama Figueira, presidente do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. 
Seleção
Reforçando a vocação do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados em favorecer a democratização do acesso à cultura, a seleção de projetos do edital 2014/2015 destaca iniciativas voltadas para a circulação da produção cultural brasileira e a geração de conteúdos digitais multiplataforma. Exemplo disso são o E-Festival (SP), plataforma online de lançamento de novos talentos da MPB; o projeto Brasil de Tuhu (RJ), que vai criar o primeiro aplicativo de ensino musical para crianças com conteúdo exclusivamente brasileiro, a ser distribuído para escolas públicas do país; o festival Cinema no Rio (MG), que leva sessões gratuitas de cinema em praça pública a 20 municípios localizados às margens do Rio São Francisco; e a plataforma digital ArqGuia Rio (RJ), concebida para apresentar e divulgar o patrimônio arquitetônico da cidade de forma colaborativa.
Entre as novidades desta edição estão ainda o projeto Cimento Fresco (DF), que propõe o uso de códigos QR espalhados pela cidade integrando espaço urbano e produção artística de literatura, artes visuais, teatro e novas tecnologias; o espetáculo teatral interativo “6 Modelos para Jogar” (RJ), adaptação de “O Jogo da Amarelinha”, obra-prima do autor argentino Júlio Cortázar; a iniciativa Crianceiras (SP), que propõe aproximar o público infantil da obra do poeta Manoel de Barros por meio das novas tecnologias; a peça “Santa” (RJ), com nomes como Angela Vieira e Guilherme Leme na ficha técnica; e o Festival No Ar Coquetel Molotov (MG), que promete levar a Belo Horizonte uma programação gratuita de shows, cinema, cultura digital e seminário sobre economia criativa.
Além disso, a Oi reafirma seu apoio ao cinema brasileiro, seja por meio de festivais já consagrados como Festival de Gramado (RS), Festival do Rio (RJ), Anima Mundi (MG), É Tudo Verdade (SP), Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), Cinema no Rio (MG), Maranhão na Tela (MA), CineCeará (CE), Curta Cinema (RJ), seja no patrocínio à produção audiovisual, com a seleção do longa-metragem “Órfãos do Eldorado”, inteiramente rodado na região Amazônica com Dira Paes, Daniel de Oliveira e Mariana Rios no elenco.
Outra ênfase da seleção é em festivais em áreas como música, dança, teatro e cultura popular, caracterizados pela mobilização de público e reforçando o posicionamento do Oi Futuro na formação de plateias e no apoio a projetos que promovem a difusão da produção cultural realizada em todo o território nacional. Entre os exemplos, estão o Bourbon Street Fest (SP), Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (SP), FestLip (RJ), Música no Parque (BA), Vivadança (BA), Tiradentes em Cena (MG), Savassi Festival (MG), Fest Bossa & Jazz (RN), FIDA - Festival Internacional de Dança da Amazônia (PA), Festival de Tambor de Crioula de Cururupu (MA), Teatro de Portas Abertas (CE) e outros.
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que desenvolve e apoia programas e projetos nas áreas de educação, cultura e sustentabilidade. O Oi Futuro tem um compromisso com a transformação e com a inclusão social, tendo como missão promover o desenvolvimento humano por meio das tecnologias da informação e da comunicação. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.
Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital e criativa, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, e o Museu das Telecomunicações nas duas cidades, além de apoiar festivais e projetos em todas as regiões Brasil por meio do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados.
O programa Oi Novos Brasis reafirma o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano. O esporte completa o seu escopo de atuação apoiando projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses