Praça Estrigas e Nice

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) entrega amanhã, às dez da manhã, a Praça Estrigas e Nice, no bairro do Papicu. Construída a partir da Operação Urbana Consorciada Lagoa do Papicu, uma parceria público-privada firmada entre a Prefeitura de Fortaleza, o grupo JCPM e a Moura Dubeux, o espaço receberá o nome Estrigas e Nice em alusão aos dois artistas plásticos cearenses.
A praça de 10 mil metros quadrados é equipada com área fitness, pista de cooper, faixa para bicicletas, área para leitura e pista de skate. Com piso em concreto intertravado, a praça possui ainda acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção.
Mais de 150 árvores nativas foram plantadas no local. São carnaúbas, ipês e espécies frutíferas típicas do Ceará, que garantem sombra e reduzem a sensação de calor para quem quer aproveitar o espaço público. Durante a inauguração, a família de Estrigas e Nice fará o plantio de um Baobá, em homenagem ao casal, e haverá a distribuição de mudas nativas para a população.
A Operação Consorciada do Papicu tem como objetivo criar uma nova centralidade urbana em Fortaleza. A partir da Operação Urbana Consorciada foi permitida a construção de um shopping, o RioMar Fortaleza, além de meios de hospedagem e salas comerciais. Como contrapartida, foram realizadas intervenções no trânsito, urbanísticas, de valorização do meio ambiente, bem como o treinamento de mais de 2.000 pessoas que moram no entorno.
Saiba mais
Maria de Castro Osório é Nice Firmeza. Nascida em Aracati, Ceará, no dia 18 de julho de 1921, ela começou a pintar com orientação técnica em 1950, quando o também pintor João Maria Siqueira descobriu o seu talento e a incentivou a iniciar um curso específico para esse fim. Em 1961, teve início o enlace com aquele que seria o amor de toda a sua vida, Nilo de Brito Firmeza, o nosso Estrigas. Em 13 de abril de 2013, ainda ao lado do amado Estrigas, ela faleceu no Hospital Carlos Alberto Studart Gomes, em Messejana.
Foi em 1950, quando já contava com 31 anos e começava a dar os primeiros passos na pintura fazendo cursos na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap), que Nilo de Brito Firmeza passou a ser chamado definitivamente de Estrigas. O apelido foi herdado dos tempos do Liceu do Ceará, emprestado pelo artista circense Estriguine. Ele também era pesquisador, tendo publicado diversos livros sobre arte, e servidor público do Estado, atuando primeiro como dentista e depois como arte-educador.
Ao casar-se com Nice, em 1961, mudou-se para o sítio da família Firmeza, no Mondubim. O espaço, no qual viveram até morrer, foi transformado no Minimuseu Firmeza e conta com obras de autoria do próprio casal, além de Raimundo Cela, Barrica e Mário Baratta. Estrigas faleceu aos 95 anos de idade, em 02 de outubro de 2014.
Serviço
Inauguração da Praça Estrigas e Nice
Dia: 24 de janeiro (sábado)
Horário: 10 horas
Local: Avenida Prisco Bezerra, entre as ruas José Rangel e Ari Barroso – Papicu (próximo ao shopping RioMar).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim