Pular para o conteúdo principal

O Caso Gaia

"A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará – ADPEC e a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) vêm a público desagravar o defensor Público do Estado do Ceará EMERSON CASTELO BRANCO por sua conduta exemplar no caso envolvendo a morte da turista italiana Gaia Molinari. O referido defensor foi injustamente ofendido pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Ceará (ADEPOL) por conta do desempenho de sua conduta funcional.
A atuação no caso ocorreu a partir de uma provocação dos movimentos sociais que, por meio da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Ceará, provocaram a Defensoria Pública para atuar em favor de Mirian França, que estava presa junto à Delegacia de Capturas na cidade de Fortaleza. Assim sendo, foi acionado o Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios (NUAPP) para acompanhar a defesa da presa.
A partir do dia 30 de dezembro de 2014, o NUAPP, por meio do defensor público EMERSON CASTELO BRANCO, que estava de plantão por conta do recesso forense, iniciou a atuação em favor da presa. Após, a Defensoria Pública Geral do Estado constituiu uma comissão de Defensores, composta por três membros atuantes no Núcleo Especializado – que tem como finalidade a assistência dos presos provisórios e às vítimas de violência – dentre eles EMERSON CASTELO BRANCO, tendo este, no exercício de sua atuação como Defensor, se manifestado nos exatos termos do seu dever funcional, referindo-se aos fatos que ampararam a prisão temporária de Mirian, sem, no entanto, fazer juízo de valor sobre qualquer instituição ou profissional delas integrante. Em sua manifestação fez constar que “prova alguma existe contra essa moça até agora. As contradições que a delegada cita, eu posso mostrar para vocês, detalhadamente, são contradições pontuais, periféricas, que se eu estivesse depondo cometeria as mesmas contradições”.
A ADPEC e a ANADEP observam, por conta de expressa previsão constitucional, que incumbe à Defensoria Pública o papel de orientação jurídica e defesa, em todos os graus de jurisdição, dos necessitados. Deste modo, o Defensor Público EMERSON CASTELO BRANCO, no exercício de sua conduta profissional, goza de autonomia para, em prol da defesa do assistido, manifestar-se livremente sobre os fatos que ensejaram o encarceramento de Mirian França, buscando, com isso, atuar com plenitude como patrono de quem necessita da atuação do profissional da Defensoria Pública.
Não se pode admitir, no Estado democrático de direito apregoado pela Constituição Federal de 1988, o cerceamento do exercício de tão nobre atividade que é a de Defensor Público, a quem incumbe dar voz aos vulneráveis que não a possuem. A contraposição de ideias faz parte do sistema em que vivemos, não se admitindo que o papel de Defensor Público possa ser tão flagrantemente constrangido, impedindo o justo e necessário exercício de sua atividade funcional.
A atuação de EMERSON CASTELO BRANCO foi, portanto, justa e legítima, dentro dos limites que lhe são conferidos pela Carta de 1988, buscando, com isso, exercer seu múnus de modo independente e altivo.
Sandra Sá                                      Patrícia Kettermann
Presidente da ADPEC                  Presidente da ANADEP".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...