Fuá

Na próxima sexta-feira (23), excepcionalmente na sexta-feira de Pré-Carnaval, o Ateliê da Sil promove a primeira edição de 2015 do Fuá, evento que acontece uma vez por mês no ateliê – e na calçada - da estilista Silvania de Deus, na Praia de Iracema. Das 16 às 22 horas, o ateliê estará aberto para uma edição especial do evento, que desta vez receberá, de Recife, o artista plástico Rinaldo Silva e a jornalista e chef de cozinha Germana Aciolly, e de Fortaleza a cantora Paula Tesser.
Esta será a oitava edição do Fuá, que começou em junho do ano passado, aos sábados. O evento é um encontro entre amigos criadores de moda, música, arte, design e gastronomia com todos aqueles que apreciam suas produções. Já passaram pelo Fuá mais de 20 artistas, expondo seus trabalhos dentro e fora do ateliê.
No andar superior, a sala da casa da estilista é transformada numa espécie de galeria de arte, onde os artistas convidados expõem e vendem seus trabalhos. Enquanto isso, na cozinha, um chef apresenta um cardápio especial. Já no primeiro piso, o ateliê traz as novidades produzidas por Silvania. Encerrando a noite, sempre uma apresentação musical do lado de fora do ateliê e aberta ao público.
Na rua - Além de um evento artístico-cultural, o Fuá é também uma iniciativa de Silvânia de Deus no sentido de movimentar a Praia de Iracema com uma programação que convide à convivência na rua. “Nosso desejo é aproximar as pessoas, convidá-las a chegar mais perto e viver a rua de outra maneira, com mais delicadeza. A gente quer viver em uma cidade onde as calçadas continuem a ser lugares de encontro”, explica a estilista.
Para incentivar a reocupação da rua, o Fuá sempre termina com um presente especial para os visitantes e passantes da rua dos Tabajaras, onde está localizado o ateliê: o Concerto na Calçada, que traz sempre uma apresentação musical de excelente qualidade. Músicos como Leonel Fukuda, Marta Aurélia, Ayrton Pessoa, Heriberto Porto e Valdo Aderaldo já se apresentaram no local. Nesta sexta-feira, será a vez da francesa, radicada no Ceará, Paula Tesser. A cantora, que lançou em 2014 o elogiado disco Valha, apresentará um repertório com frevos e marchinhas de carnaval.
“Promover a música na calçada é também uma demonstração de afeto pela Praia de Iracema, uma forma de, como artistas e moradores desta cidade, dizermos que queremos continuar no bairro, movimentar o local e convidar seus frequentadores a revisitarem a Rua dos Tabajaras, que já foi seu reduto cultural”, afirma Silvania.
Sintonia Recife Fortaleza – No primeiro Fuá de 2015, o pintor, gravador, ceramista e professor de arte Rinaldo Silva, conhecido por elaborar grandes murais, traz uma exposição de pequenos formatos que inclui diferentes linguagens artísticas. Desenhos, gravuras e obras em técnica mista de papel estão entre os trabalhos que serão apresentados e que tem a figura humana como elemento principal.
Em Recife, Rinaldo desenvolve eventos com propostas semelhantes ao Fuá. Em sua residência/ateliê no centenário bairro Boa Vista, o pernambucano e sua mulher e jornalista Germana Accioly realizam bazares, jantares e pequenas exposições. “Em Fortaleza, pretendo recriar a atmosfera do ateliê no espaço da Sil, que tem muita sintonia com nossa proposta”, explica o artista.
Formado em licenciatura em artes pela UFPE, em 1993 Rinaldo ganhou o prêmio Funarte de arte como artista promissor. Já expôs em países como França, Estados Unidos, México e Espanha. Sobre sua obra, o poeta e critico de arte Ferreira Gullar escreveu: “Fala-se que a pintura morreu, mas diante de quadros como os de Rinaldo, constatamos que basta haver pintores de talento para que o milagre da pintura se perpetue”.
Germana, por sua vez, comandará a cozinha do Fuá, preparando os quitutes do encontro. No ateliê de Recife, Germana desenvolve o projeto culinário Segredo. É quando abre sua casa para receber comensais com um menu especial. Para Fortaleza, a chef apresentará comidinhas com base na culinária pernambucana. “São segredinhos que mesclam temperos, mas tudo com gostinho da cozinha da casa da gente. E não pode faltar bolo de rolo no final”, brinca Germana.
Ateliê da Sil - Roupa feita à mão
Sil é o modo carinhoso como os amigos chamam a estilista Silvania de Deus. O ateliê é seu lugar de trabalho, na Praia de Iracema, em Fortaleza, onde há quase 20 anos a Sil elabora e produz suas invenções. O que ela inventa, junto com a equipe do Ateliê, é um modo de nos sentirmos mais bonitos. Um modo de sentir no corpo, feito roupa.
Você quer saber como uma roupa é feita no Ateliê da Sil? Primeiro é preciso criar intimidade com as linhas e, no Ateliê, começamos por duas grandes linhas: a do horizonte e a do equador. A paisagem de Fortaleza, que não é só aquela dada aos olhos nos cartões postais, mas principalmente a que é sentida no peito de quem lá habita, é uma referência fundamental nas criações da Sil. Quem veste uma roupa do Ateliê carrega no corpo a luz intensa e o calor da Cidade Solar, o movimento dos mares bravios e da brisa constante, a gaiatice, a coragem e a simplicidade presentes na mistura de tradições diversas.
Para se fazer roupa no Ateliê da Sil também é necessário saber tecer e se permitir ser tecido de muito afeto. O Ateliê existe há quase 20 anos como um ponto de encontro, um nó dessa imensa rede que tecemos juntos. A roupa do Ateliê é expressão desse emaranhado de gente que se descobre e se inventa mutuamente. Lidu, Wal, Cassilda, Silvia são nomes de alguns vestidos, mas antes de queridas amigas. No ateliê tanto a amizade é fonte de inspiração para a criação, como as criações são o ponto de partida para as amizades. E confiamos na amizade como partilha do mundo e da vida, compreendidos ética e esteticamente.
Por fim, no Ateliê a roupa é feita quando a gente que lá trabalha toma nas mãos essas e outras linhas e tecidos. Cada roupa que se apresenta passou pelas mãos cuidadosas da própria Sil, que coordena todo o processo; da Silvaninha, que modela, corta e costura; do Alexandre e da Alice, que também costuram. Ainda tem a participação do Enrico, que divide com a Sil as decisões e o planejamento, da Aldiane e da Dedê, da Ponto2 Design, que atuam na comunicação, além da colaboração da artesã Ada na confecção de muitas peças e da Karla no atendimento.

I Fuá de 2015
Onde: Ateliê da Sil, Rua dos Tabajaras, 660, Praia de Iracema.
Quando: sexta, 23 de janeiro.
Horário: das 16 às 22 horas.
Quanto: gratuito (roupas, objetos, comidas e bebidas à venda).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto