Pular para o conteúdo principal

Desafio do PNE

"A consolidação do Plano Nacional de Educação (PNE) como Política de Estado que vai além dos mandatos dos governantes e depende do comprometimento de diversas esferas do poder em âmbito nacional. O PNE precisa estar vinculado aos planos de Educação de estados, municípios e Distrito Federal e, para eles, ser a referência na elaboração de seus Planos Plurianuais. As metas são nacionais e são nessas esferas que seu cumprimento pode se tornar efetivo.
Desde a Publicação do PNE, o grande desafio é a elaboração e adequação de seus planos, aos projetos de desenvolvimento de estados e dos municípios que os compõem. O prazo para desenvolvimento desses planos foi disparado no dia 26 de Junho de 2014 e todos precisam estar concluídos na mesma data de 2015.
Hoje, três meses após seu lançamento, ou seja, passado um quarto do período total para a elaboração e aprovação dos documentos, planos estaduais, municipais e do Distrito Federal, o cenário nos estados é o seguinte: Mato Grosso e Maranhão – Plano Estadual de Educação Aprovado como Lei; Distrito Federal – Projeto do Plano de Lei Elaborado e em tramitação de Aprovação. Para todos os outros 24 estados, os planos ainda estão em elaboração ou adequação.
Tal fato gera extrema preocupação. Se os planos estiverem em sintonia, os recursos serão otimizados e a nação avançará na ampliação do acesso e na qualidade da educação básica, de nível médio, profissionalizante e superior. Caso contrário, a boa intenção cai por terra. O objetivo maior, que é a garantia constitucional do direito à educação, com equidade, somente se concretizará se esta articulação for real e planejada com antecedência.
Até agora o que deu certo ocorreu por linhas de continuidade não reguladas, mas é preciso corrigir os erros. Os Planos estaduais, do Distrito Federal, municipais de educação elaborados em sintonia com o PNE são importantes na medida em que representam o esforço de cada uma das Unidades da Federação para que as metas nacionais descritas no PNE sejam atingidas. Podemos observar um grande caminho ainda a ser trilhado, pois as metas propostas ainda estão distantes de serem cumpridas. A direção seguida, porém, é a certa.
César Silva é presidente da Fundação FAT e atua como professor da educação profissional a mais de 20 anos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...