Creches

A primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra visitou, a Creche Amadeu Barros Leal, instituição sem fins lucrativos criada na década de 1990 para atender a demanda das presidiárias da penitenciária Auri Moura Costa. Carol esteve acompanhada do secretário de Justiça do Estado, Hélio Leitão, da coordenadora de Inclusão Social ao Preso e Egresso, Cristiane Gadelha, da presidente da Fundação da Criança Cidadã (Funci), Tânia Gurgel e da gerente de Célula de Gestão e Apoio à Educação Infantil da SME, Simone Calandrini.
A creche foi criada e as presas iam escoltadas até o local. O espaço precisava ser seguro, sem privar as crianças de liberdade e nem tirar o lúdico do local. Hoje, a creche continua sendo a única no Brasil que atende filhos de presidiárias e mantém convênios com a Prefeitura de Fortaleza, principal responsável pela manutenção, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e com o Governo do Estado.
Atualmente, a creche atende a 120 crianças com idades entre dois meses e 4 anos, sendo que 50 são filhos de presidiárias e as outras são crianças moram em comunidades próximas. Todas chegam às sete horas da manhã e saem às cinco da tarde, fazem cinco refeições por dia. Ainda recebem atendimento odontológico de uma dentista voluntária e os cuidados da equipe do posto de saúde da área. “ Recebemos prêmio internacional em Londres pelo trabalho social realizado aqui. Depois de tanto tempo ninguém mais no país quis repetir a iniciativa. Precisamos pensar nestas crianças também. E o nosso maior apoiador é a Prefeitura de Fortaleza. Estamos muito felizes com a presença da primeira dama que é uma pessoa engajada com a Primeira Infância”, ressaltou o presidente da creche, César Barros Leal.
O Secretário de Justiça também levou boas notícias para a creche com a ampliação do apoio: “Iniciativas como esta do professor César precisam ser reforçadas. Não podemos nos deixar levar pelo discurso dominante na sociedade que é o de tratar mal os que erram. Aqui estamos pensando no futuro.”
Entre as funcionárias da creche estão quatro presidiárias que estão no regime semiaberto, como Cidinéia Rufino de 31 anos. "Estou há oito meses aqui. Quando terminar minha pena, eu quero continuar ajudando aqui e fazer um curso de costureira",afirma. 
Carol Bezerra, que está articulando o Programa Cresça com Seu Filho e o Plano Municipal pela Primeira Infância, ficou entusiasmada com toda a estrutura e o exemplo da creche.”É maravilhoso saber que Fortaleza tem um espaço como este. Olhar estas crianças e ver o brilho no olho, o sorriso no rosto, ver que estão bem cuidadas, alimentadas e saudáveis nos dá mais força pra lutar por elas e por iniciativas assim. Junto com a presidente da Funci, Tânia Gurgel e com minha equipe vamos trazer mais benefícios para a creche Amadeu Barros Leal.”, reforçou a primeira dama.
Esta semana, Carol Bezerra também se reuniu com integrantes do Programa Cresça com Seu Filho para a primeira avaliação de 2015. Durante o encontro, foram apresentados dados da evolução do Programa, entre eles, o balanço final de capacitação dos 28 integrantes das equipes escolhidas para o piloto nos bairros Jangurussu, Barroso e Palmeiras da Regional VI. Também já estão prontos na Secretaria de Saúde os kits que serão utilizados pelos agentes e que são compostos por brinquedos educativos, livros infantis e sugestões de brincadeiras para cada faixa etária das crianças.
Os critérios para estar entre as famílias visitadas são os seguintes: ter renda per capita de até R$ 77, ter crianças de 0 a 3 anos e morar nos bairros selecionados, inicialmente, na Regional VI. As próximas etapas incluem a capacitação de mais 114 ACS e 16 enfermeiros, a ser realizada em março, e o acompanhamento das visitas pela equipe de supervisão do Programa.
O Programa Cresça com Seu Filho é inédito no Brasil e funcionará de forma intersetorial com a participação da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), a articulação do Gabinete da Primeira-Dama de Fortaleza e em parceria com o Ministério da Saúde. Ao todo, no fim do Programa, serão beneficiadas, aproximadamente, 10 mil crianças em situação de vulnerabilidade social.
Hoje, Carol Bezerra recebe Márcia Rocha Gomes, especialista sênior em Proteção Social e Saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) chega ao Ceará. A visita faz parte da agenda de trabalho para atualização e encaminhamento da avaliação de impacto do Programa. Na sequência, todos os integrantes participarão de uma audioconferência com representantes do BID em Washington (Estados Unidos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde