Queda de 3,2%

Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza teve queda de 3,2% em dezembro, passando de 134,2 pontos, em novembro, para 129,9 pontos neste mês. Mesmo assim, apesar da piora da confiança, houve um aumento no percentual de consumidores que pretendem comprar neste mês, sugerindo grande potencial de vendas no curto prazo.

A queda do ICC deveu-se a redução dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente caiu 0,2%, passando de 130,7 para 130,5 pontos, entre novembro e dezembro, e o Índice de Expectativas Futuras diminuiu 5,1%, atingindo 129,5 pontos, como pode ser visto na tabela a seguir:

Tabela 1 – ICC, Síntese dos resultados
Índice
Valor mensal - em pontos
Média do Trimestre
Out
Nov
Dez
ICC
131,3
134,2
129,9
131,8
ISP
129,9
130,7
130,5
130,4
IEF
132,1
136,5
129,5
132,7

          Fonte: Pesquisa Direta Fecomércio/IPDC

“O consumidor tem percebido uma piora no ambiente econômico e mostra preocupações com relação ao cenário do próximo ano. Além disso, sente o peso das dívidas no comprometimento da renda e a perda do poder aquisitivo com a inflação, o que limita o potencial de consumo de produtos que dependam de financiamento de médio e longo prazo”, destaca o diretor executivo da Fecomércio, Alex Araújo.

Pretensão de compra
Apesar da queda do Índice de Confiança, a taxa de pretensão de compra subiu com relação ao mês de novembro, passando de 47,6% para 61,6%, neste mês. Esse é o melhor resultado desde dezembro de 2012, sinalizando forte demanda dos consumidores neste final de ano.

O valor médio das compras é estimado em R$ 306,37 e a intenção de compra mostra-se mais vigorosa entre os consumidores do sexo masculino (64,7%), do grupo etário entre 18 e 24 anos (75,0%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (71,5%).  Os produtos mais procurados são: Artigos de vestuário; citados por 48,2% dos entrevistados; Calçados (38,5%); Televisores (13,7%); Refrigeradores e freezers (11,2%); Móveis e artigos de decoração (11,1%); Aparelhos de telefonia celular (10,9%) e Automóveis (7,7%).

Expectativa dos consumidores
A maioria dos consumidores entrevistados pelo IPDC em dezembro – 67,6% - considera o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis, confirmando a piora das expectativas, já que em novembro o percentual foi de 70,6%. Dentre os que demonstraram maior disposição para consumo, destacam-se os consumidores do sexo masculino (70,7%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (72,0%) e com renda familiar inferior a cinco salários mínimos (68,3%).

A pesquisa também revela que 89,4% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 92,2% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, com 36,3% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da aceleração da inflação e da percepção de relativa piora no mercado de trabalho trazendo expectativas negativas para o ambiente econômico dos próximos meses.

Índice de Confiança do Consumidor
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é uma medida sintética de indicadores da percepção do consumidor quanto à sua situação econômica, composto do Índice da Situação Presente (ISP) e Índice das Expectativas Futuras (IEF). O ICC funciona, portanto, como um indicador do potencial de consumo, baseado na opinião dos próprios consumidores.

O índice varia no intervalo de 0 a 200, sendo o índice 100 a fronteira entre a situação de pessimismo (abaixo desse valor) e otimismo (acima desse valor). O índice zero denotaria a situação de total pessimismo, enquanto 200 pontos indicariam a situação de total otimismo.

Saiba mais
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, ligado à Fecomércio-CE. Tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.
                                        


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