Pular para o conteúdo principal

AFN na XI Bienal do Livro

Com pique total, hoje pela  foi de programação cheia na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará. No terceiro dia de evento, a sala 3 do Mezanino 2, no Centro de Eventos do Ceará, recebeu um convidado internacional. O encontro CPLP-Unilab promovido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira realizou a mesa-debate “Literatura e História - Imagens do colonizado e do colonizador” com a participação do escritor moçambicano Ungulani Ba Kha Kosa. A conversa teve a mediação da professora Denise Rocha e presença de alunos da Unilab.
Utilizando o livro “Ualalapi” (romance de 1987) de Ungulani Ba como mote da conversa, o bate-papo girou em torno da importância de divulgar a história africana valorizando os personagens africanos, indo de encontro à visão da historiografia “oficial” que traz os fatos sob a visão do europeu colonizador.
Segundo Ungulani, contar a história africana contribui para a preservação dos mitos e aspectos culturais das tribos e sociedades africanas, muitos deles perdidos com o processo de colonização. “É a unidade dentro da diversidade. Seremos um encontro de tudo isso: a matriz branca, a africana, a ocidental”, destaca. 
Denise Rocha definiu a obra de Ungulani como uma novela de tradição oral que a deixou sem dormir. A professora elogiou a abordagem utilizada pelo autor que criou uma narrativa humanizada do personagem principal do livro: o imperador Ngungunhane, que aparece como um tirano e herói. O livro ambienta-se no fim do século XIX em um contexto de conflito entre Portugal e Inglaterra, que estavam em processo de colonização da África. Os dois países lutavam pelo território de Moçambique. Ungulani afirmou que, para ele, “a literatura tem o poder de mostrar esse lado humano e valorizar essa faceta das pessoas”.
Steampunk 
Parte da programação do Espaço da Juventude no Mezanino 2, na sala 8, foi uma palestra sobre steampunk. O encontro teve a participação de dois membros do Conselho Steampunk - Loja Ceará, Natasha Lins e Michel Vespasiano, e o quadrinista convidado Zé Wellington. Subgênero literário da ficção científica, o steampunk ficou conhecido na década de 80 e aborda um cenário distópico ambientado na Inglaterra da Era Vitoriana (período do reinado da Rainha Vitória, de 1837 a 1901). As narrativas costumam trazer elementos da tecnologia da época, por exemplo, máquinas movidas a vapor e histórias cujas temáticas tratam de críticas da situação precária de trabalho dos operários das indústrias da época.
A Bienal segue até domingo (14), das nove da manhã às dez da noite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...