AFN na XI Bienal do Livro

A literatura infantil e o homenageado Moreira Campos são destaques de hoje, na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará. Para a criançada, as atrações são Ieda de Oliveira e Ilan Brenman. A carioca, vencedora de prêmios como o Adolfo Aizen de Literatura Infantil, participa do Clube da Leitura, às dez da manhã, e às três da tarde. Ela abordará as obras “As aventuras do gato marquês” e “As Cores da Escravidão”, respectivamente.
Já Ilan Brenman, vencedor de três prêmios da Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil, bate um papo com o público, a partir das três e quinze da tarde, no Parque das Crianças. À noite, o Café Literário será local de um momento histórico: o lançamento do livro “A Gota Delirante”, que traz contos inéditos de Moreira Campos. A programação começa às oito da noite e terá participação da neta de Moreira, Carolina Campos.
Literatura jovem
A galera jovem vai discutir logo cedo o fenômeno da literatura e cinema “Jogos Vorazes”. O bate papo é comandado por Soares Jr e Annalies Borges. Já no fim do dia, escritor, ilustrador e editor Affonso Solano e o cearense PH Santos (do canal de youtube Iradex) falam sobre “Que obras formam um autor?’’
Cordel e direito autoral
Para aqueles que quiserem discutir direito autoral, a sala “Momentos” (S. 3/4) Mezanino 2 é o local. A partir das duas da tarde, Kelsen Bravos e Carolina Campos, curadores da Bienal 2014, junto de Roberto Reial e Fabiano dos Santos Piúba, abordam “O direito que ampara a literatura: da política do livro ao direito autoral”.
Quem tiver curiosidade sobre o processo de produção de um cordel tem oportunidade de aprender às duas da tarde em oficina que acontece na Praça do Cordel. O espaço também recebe o último dia do “IV Congresso de cordelistas, editores e folheteiros”.
Sobre XI Bienal Internacional do Livro do Ceará - A Bienal acontece até domingo (14), no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará com o tema “Fortaleza de Moreira Campos”. Além do cearense, o escritor Milton Hatoum será homenageado. O evento terá ainda diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais. São esperados 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das nove da manhã às dez da noite.
O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses