70 anos do ICC

Revoada de balões azuis, missa de gratidão, apresentação do Coral do ICC, homenagens da Casa Vida, do Memorial Benfeitores do ICC e de 70 funcionários entre colaboradores, médicos e voluntários, lançamento do Anexo II e a entrega da nova sede da Casa Vida são ações que marcam a celebração dos 70 anos de existência do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) amanhã, 25 de novembro. Para o presidente do Instituto, Lúcio Alcântara, a trajetória do ICC está diretamente relacionadas aos avanços que o Estado do Ceará conquistou na área da saúde e da oncologia. “O Instituto é sinônimo de excelência em todas as áreas oncológicas, com reconhecimento nacional e internacional. Todos àqueles que fazem e já fizeram parte do ICC trabalharam arduamente para que pudéssemos chegar aos 70 anos. Tenho muito orgulho desta instituição”, revela o presidente.
Especialista em assistência oncológica e referência no Norte e Nordeste, o ICC vem ao longo destes 70 anos buscando aprimorar e intensificar suas ações junto à sociedade no combate ao câncer. Em um moderno centro de excelência o Instituto reúne ensino, pesquisa e os principais serviços para tratamento integral do câncer como: oncologia clínica, cirúrgica, radioterapia e quimioterapia. Além disso, para oferecer um tratamento integral, que vai do diagnóstico aos cuidados paliativos, o Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ), mantido pelo ICC, conta com o apoio de serviços diagnósticos, como Laboratório de Patologia, Biologia Molecular e Análises Clínicas, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e ainda, uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em cancerologia que realiza, mensalmente, cerca de 22 mil atendimentos.
A trajetória do Instituto do Câncer do Ceará vai além da assistência médica e marca também, a área de responsabilidade social dando total apoio aos pacientes em tratamento do câncer e seus familiares. A superintendente de responsabilidade social do ICC, Débora Boni, destaca que a solidariedade em forma de apoio e atenção pode influenciar positivamente no tratamento oncológico. “Todo o trabalho social gira em torno da humanização do tratamento e do voluntariado. Hoje, o ICC conta com mais de 300 voluntários que são capacitados para atuar diretamente com os pacientes, levando amor e alegria a eles”, conta a superintendente. Ela revela também, que ao receber tamanho acolhimento, os pacientes se sentem importantes e passam a encarar o tratamento com maior confiança. Outras ações de voluntariado no ICC ultrapassam fronteiras e costuram parcerias com empresas e entidades como, por exemplo, o Projeto Fio a Fio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará – Senac/CE, que visa doar perucas e capacitar mulheres acometidas com câncer de mama para o mercado de trabalho após o tratamento no HHJ.
Na área de ensino, pesquisa e extensão, o ICC mantém a Escola Cearense de Oncologia (ECO) criada há 13 anos, com a missão de gerar e difundir conhecimento técnico-científico em cancerologia, contribuindo para uma melhor compreensão do câncer, em termos de prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida do paciente. Atualmente, a escola possui expressiva atividade na formação e investigação científica em cancerologia,  com cursos de extensão, pós-graduação lato  e stricto sensu, compreendendo Especialização em Enfermagem Oncológica, Residência Médica, Residência Multiprofissional, Mestrado  e Doutorado Interinstitucional em parceria com o A. C. Camargo Cancer Center, bem como projetos de pesquisa, pesquisa clínica patrocinada pela indústria farmacêutica e iniciação científica, já tendo formado, neste período, mais de 400 profissionais e pesquisadores para atuarem na cancerologia.
Criada pela Rede Feminina do ICC, o Instituto mantém ainda, na área social, a Casa Vida – casa de apoio a pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos do Interior do Estado e de outras cidades, para realizar tratamento no HHJ. Atualmente a casa atende cerca de 80 pessoas fornecendo hospedagem e refeições, além de serviços multiprofissionais, como: atendimento médico, enfermagem, psicologia, fisioterapia, farmácia, nutrição, terapia ocupacional e também, oficinas artísticas. Com a entrega da nova sede da Casa Vida, construída com recursos doados ao ICC, a capacidade de atendimento será ampliada para 150 pessoas.
Para a presidente da Rede Feminina do ICC, Lúcia Alcântara, a finalização da nova sede da Casa Vida é a realização de um sonho e motivo de muito orgulho nestes 70 anos. “Com a ampliação da Casa Vida vamos garantir que mais pacientes tenham condições de realizar e/ou finalizar o tratamento oncológico, proporcionando a eles maiores e melhores condições de vida e sobrevida. Este sonho que visa a humanização do tratamento começou no coração da saudosa Heloisa Juaçaba, e hoje, tenho o prazer de vê-lo sendo realizado” destaca Lúcia Alcântara.
Outro marco na história do Instituto será o lançamento do Anexo II que será construído no mesmo terreno do HHJ e terá 22 mil metros quadrados de área construída com infraestrutura completa para atendimento ambulatorial e pronto atendimento, realização de exames e internação hospitalar exclusiva para pacientes oriundos do Sistema único de Saúde (SUS). “Com a construção do Anexo II o Instituto terá capacidade para realizar o dobro do número de atendimentos que hoje, chega a dois e dois mil ao mês”, conta o superintendente corporativo de Negócios do Instituto, Pedro Meneleu.
O prédio contará com oito andares, estacionamento no subsolo, dois laboratórios sendo um exclusivo para pesquisa clínica e outro para pesquisa fundamental, e um setor completo voltado para diagnóstico por imagem com dois tomógrafos e dois aparelhos de ressonância magnética. De acordo com Meneleu, a nova estrutura tornará o atendimento ainda mais ágil e permitirá que um número maior de pessoas tenha acesso ao tratamento integral do câncer. A construção está programada para iniciar em 2015 e por ser complexa, contará com o apoio de voluntários no incentivo e subsídio da obra. A expectativa é que o Anexo II esteja pronto em três anos.
Outro acontecimento que marcará a comemoração dos 70 anos será o lançamento dos livros “Rede Feminina do Instituto do Câncer do Ceará”, que retrata a história e trajetória de mulheres que dedicaram suas vidas para garantir assistência a pessoas acometidas por câncer, através de movimentos filantrópicas, e “Pedaços do Cotidiano no Instituto do Câncer do Ceará” que traz a rotina do dia a dia vivenciado no ICC. Os livros são de autoria da escritora Elsie Studart e foram organizados pelo Dr. Marcelo Gurgel, que colabora com o ICC há 40 anos.

Programação dos 70 anos do ICC

Café da manhã, Benção e Inauguração da nova sede da Casa Vida, Homenagens Casa Vida e Memorial Benfeitores do ICC, Assembleia Geral do ICC e lançamento dos livros “Rede Feminina do Instituto do Câncer do Ceará” e “Pedaços do Cotidiano”

Data: 25 de novembro
Horário: 8 horas às 11 horas
Local: Casa Vida (Rua Delmiro de Farias,1610)

Revoada de Balões
Data: 25 de novembro
Horário: 12 horas
Local: Estacionamento do ICC (Rua Papi Junior, 1222)

Missa e apresentação do Coral ICC
Data: 25 de novembro
Horário: 15 horas
Local: Praça do 1° andar - Hospital Haroldo Juaçaba (Rua Papi Junior, 1222)

Sessão Clínica
Data: 28 de novembro
Horário: 7h15
Local: Auditório do ICC, 6º andar (Rua Papi Junior, 1222)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses