Para Eunício


Vamos Juntos: Educadores pedem rede de ensino de qualidade


A Tenda da Democracia da coligação "Ceará de Todos" sediou, na noite desta segunda-feira, 22, mais uma plenária do movimento "Vamos Juntos". Nela, educadores de diversas cidades do estado denunciaram desmandos do atual Governo no setor e reivindicaram a Eunício 15 governador melhorias na rede de ensino.

Profissionais de Fortaleza, Caucaia, Baturité, Irauçuba, Itapajé, Ipu, Mombaça e Maranguape participaram do encontro, que foi pautado por uma série de denúncias. Reclamou-se da falta de segurança nas escolas e entornos das unidades educacionais, com relatos de recorrentes assaltos a alunos da Capital e Interior. Do fechamento de escolas sem que as comunidades sejam consultadas. Da não destinação de um terço da carga horária do professor para o planejamento das atividades. Além da precária estrutura de transporte dos jovens. Muitos ainda vão para a escola ou a pé ou em paus-de-arara. Um risco à integridade física dos estudantes.

Dois episódios vergonhosos para o setor foram igualmente recordados: as agressões física e moral sofridas por professores em protesto por condições dignas de trabalho na Assembleia Legislativa durante a gestão do governador Cid Gomes (Pros) e a ida dele à justiça contra o pagamento do piso salarial nacional dos professores.

Propagandeada por quem está hoje no Palácio da Abolição como uma das áreas mais exitosas dos últimos anos, a educação cearense, na verdade, ainda precisa melhorar muito. Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica, o Ceará tem 52,2% dos estudantes de ensino médio no ano letivo errado. É a chamada distorção idade-série, causada por desinteresse do jovem pela escola e por reprovações. Problema que pouco o atual Governo fez para solucionar ou, pelo menos, minimizar.

Eunício participou da plenária sobre educação contrariando ordens médicas de repouso. Mesmo afônico, ele fez questão de pessoalmente tomar nota das reivindicações para incluí-las no seu Plano de Governo. O peemedebista considera fundamental a implementação de medidas que qualifiquem a hoje deficitária rede estadual de ensino.

Ele defende pelo menos quatro grandes projetos: o "Escola Mais", que vai oferecer aos jovens ensino em tempo integral em escolas com mais de 500 alunos, além do currículo regular, atividades de arte, cultura e lazer; o "Passaporte do Estudante", cuja proposta é levar nossos alunos para intercâmbios internacionais; e o "Passe Livre Educação", onde o Governo vai conceder a estudantes e professores passagem de ida e volta para a escola em dias de aula.

O candidato também propõe o inovador "Poupança Educação", que consiste na concessão de uma poupança anual aos alunos do ensino médio com bom desempenho. Quanto maior a média do aluno, maior o crédito dele na conta. Ao fim do terceiro ano, o dinheiro poderá ser retirado.

Do ex-diretor do tradicional Liceu, João Bosco, o próximo governador do Ceará ouviu ser importante para o bom funcionamento da rede o resgate de escolas-referência de todas as regiões do Estado a partir da execução de um plano para o setor que seja integrado com outras secretarias. "Essa integração é que será o diferencial. Temos que descentralizar as ações. O atual Governo criou escolas profissionalizantes que não têm professores. Falta laboratório. Muito se fala em escola de tempo integral. Nós temos que falar em escola de ensino integral. São coisas bem distintas."

A educadora Iêda Maria Maia Pires enalteceu o compromisso assumido por Eunício de melhorar a educação no Ceará. "Ele assinou uma carta assumindo isso. E nós vamos cobrar. Porque precisamos qualificar todas as etapas da educação no Estado. A educação infantil, por exemplo, está negligenciada. Mas não é só do Governo essa tarefa. A família também tem que ajudar. O que é ruim, nós não queremos mais. O que é bom, temos que melhorar", frisou.

Outros educadores defenderam mudanças no atual modo de gerir o sistema educacional cearense como Amadeu Arraes e Kleylson Queiroz. "Está passando da hora de investirmos verdadeiramente em educação. A gente está cansado de ser martirizado e não ser valorizado", declarou Kleylson. "O Eunício tem grande amor pelo povo e pelo sertão. Sabe do valor da educação", complementou Arraes.

O "Vamos Juntos" é um movimento da coligação "Ceará de Todos" para colher da sociedade civil sugestões ao Plano de Governo de Eunício. Já foram ouvidos agentes de segurança, profissionais da saúde, produtores culturais, jovens e desportistas, LGBTs e agricultores.

SERVIÇO
As diretrizes do Plano de Governo de Eunício 15 podem ser acessadas em
http://www.eunicio.com.br/diretrizes-para-o-plano-de-governo
 
Copyright © 2014 Assessoria/Eunício15, Todos os direitos reservados.

Fale conosco través do email contato@eunicio.com.br

Não deseja mais receber
nossos e-mails?
Cancelar recebimento
Email Marketing Powered by MailChimp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses