Janelas

Janelas – cinema ao ar livre com as diversas culturas. O projeto Janelas - Cinema na ADUFC é parte de uma série de ações que têm por objetivo criar espaços para que os professores das universidades federais do Ceará realizem curadorias nas diferentes linguagens artísticas, independente do curso a que estão vinculados. Uma vez por mês, às quintas-feiras, dentro do calendário letivo, uma nova mostra de cinema pode ser apreciada na sede do sindicato.

O Janelas é um projeto de exibição ao ar livre, com uma grande tela de projeção, no espaço do estacionamento da ADUFC, em Fortaleza, com professores/ curadores de seis Casas de Cultura da UFC. A Casa de Cultura Alemã, junto ao Instituto Goethe, são os primeiros parceiros da ADUFC, dando início a série de filmes do Janelas. Nesta edição de lançamento, excepcionalmente realizada em dois dias, a mostra será em homenagem ao realizador Harun Farocki.

Serão exibidos o longa “Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra” (1988), no dia 18, e dois médias metragens “Imagens da Prisão” (2000) e “Capital de Risco” (2004), dia 19.

As exibições de filmes ao ar livre, assim como ocorre no projeto musical Divino Maravilhoso, transformam a ADUFC num espaço de encontros e de debates de investigações estéticas, o que nos garante não apenas momentos de confraternização mas também potencializa a formação do pensamento sobre obras artísticas. O papel dos professores/curadores é fundamental na concepção das obras.

O Janelas quer falar do lugar do outro, este que se produz nas línguas e na invenção da imagem/som dos diferentes países. É uma aposta no encontro que diz de diferenças, que respira outras subjetividades.

Harun Farocki

O Projeto Janelas – Cinema na Adufc tem início com uma homenagem ao realizador Harun Farocki, falecido no último dia 30 de julho. Farocki construiu uma filmografia contundente, que se empenhava em discutir as próprias condições de produção e de possibilidade das imagens, ao longo de uma vasta produção, que reúne mais de 90 obras.

As questões de pesquisa desse cineasta perpassam amplas discussões sobre as técnicas da cultura audiovisual, a proliferação de mídias, as formas de consumo e de informação, as imagens de controle, as possibilidades de fazer visíveis os horrores da guerra. Farocki nos dá a ver o mecanismo mesmo de operação das imagens, sobretudo a partir de uma investigação dedicada ao trabalho de montagem, essa forma de pensamento e de composição de relações entre as matérias fílmicas. Na cinematografia do realizador, o que está em relevo é ainda uma modalidade de política da imagem, que tenta reelaborar os modos de ver e de sentir na sociedade contemporânea.

dia 18: Debate com a Profa. Dra. Ute Hermanns
dia 19: Debate com o Prof. Yuri Firmeza

Foto: Harun Farocki 2004 © Janni Chavakis 2004

Mais informações: 3066.1818

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto