Cedro do Líbano

Genuinamente cearense, a corajosa cachaça artesanal de alambique Cedro do Líbano Premium vai “desafiar” mais uma vez as melhores cachaças do Brasil na segunda edição do Desafio Top Mundial da Cachaça, no dia 30 de setembro. Vencedora da primeira edição do desafio tendo disputado com quatro das melhores cachaças artesanais de alambique do país, 1º lugar: Cedro do Líbano (São Gonçalo do Amarante/CE) – 2.231 pontos; 2º lugar: Vale Verde (Betim/MG) – 1.976 pontos; 3º lugar: Anísio Santiago/Havana (Salinas/MG) – 1.874 pontos; 4º lugar: Claudionor (Januária/MG) – 1.751 pontos; 5º lugar: Serra Limpa (Duas Estradas/PB) – 1.637 pontos, todas integrantes de respeitáveis rankings nacionais e provenientes de tradicionais polos produtores.

O 2º Desafio Top Mundial da Cachaça receberá mais uma vez o renomado cachacier Maurício Maia, um dos maiores especialistas da bebida no Brasil e membro fundador e conselheiro do Grupo de Estudos e Degustação de Cachaças (GEDEC), que fará uma degustação às cegas entre as bebidas com a participação de formadores de opinião, figuras públicas, jornalistas, empresários, donos de restaurantes, chefes de cozinha, blogueiros e apreciadores em geral do destilado nacional de cana-de-açúcar.

De início, o cachacier Maurício Maia fará um workshop oferecendo conhecimentos básicos, de natureza teórica e iniciação prática, sobre a arte e técnica da Degustação de Cachaças. Os jurados conhecerão a estrutura e características químicas e organolépticas (cor, aroma e sabor) do destilado "cachaça", as causas e fatores das suas virtudes, habilitando-se a identificar a excelência sensorial na bebida. 

Em seguida, acontece o momento mais aguardado do evento. É quando o desafio etílico toma forma e será feito uma degustação às cegas onde serão apreciadas a cachaça “desafiante”, Cedro do Líbano Premium, e outras quatro marcas já conceituadas no mercado brasileiro. Isso tudo para aferir os conhecimentos adquiridos durante o workshop e identificar, dentre as bebidas qual delas é a mais saborosa, a que se adequa mais ao nosso clima e que pode ser servida para acompanhar diversos pratos da culinária brasileira e mundial.

De acordo com o diretor comercial e de marketing do Grupo BRASILCRED, Rodrigo Bitar, a ideia do projeto inovador do Desafio Top Mundial da Cachaça teve início em 2005, quando ele mesmo passou a fazer degustações às cegas e amadoras de cachaça. “Passamos anos estudando, testando e finalizando um produto que, embora soubéssemos ser de excelente qualidade, continuava pouco conhecido fora da região. Decidimos, então, arriscar todas as nossas fichas no ‘Desafio’. Não esperávamos ganhar, mas vencemos não só o concurso, como também o preconceito”, continua o obstinado fabricante cearense que conseguiu provar que know-how não é exclusividade de alguns. 
O primeiro Desafio Top Mundial da Cachaça realizado no dia 11 de abril de 2013, no restaurante Cantinho do Frango, teve um resultado surpreendente. Saiu vencedora a então desconhecida Cedro do Líbano. “Sabíamos que o Ceará tinha condições de produzir cachaça artesanal de alambique tão boa quanto as melhores do Brasil”, disse Rodrigo Bitar.

“Nosso objetivo é criar nas pessoas um comportamento diferente, fazendo com que elas apreciem seu produto genuinamente nacional. Não é somente em Salinas (MG) e Parati (RJ) que se produz cachaça de qualidade internacional, mas aqui também no Ceará. Além disso, todo tipo de comida pode ser apreciada com cachaças, assim como se faz com vinhos”, disse o empresário. Mais que um desafio, o evento tem o propósito de evidenciar a qualidade de um produto cearense, que se destaca dentre outras marcas já estabelecidas no mercado. Somando-se a isso, o objetivo é também fomentar uma nova cultura em relação à cachaça, fazendo com que se estabeleça como uma bebida gourmet, criando uma associação da marca à ideia da boa apreciação.

A desafiante

Idealizada pelo empresário e engenheiro civil Antônio José Bitar, a cachaça Cedro do Líbano Premium está no mercado desde 2005, sendo vendida em estabelecimentos especializados de Fortaleza e São Paulo. Possui o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), condições exigidas para serem comercializadas e consumidas no Brasil. 

Em função da temperatura, do clima e da qualidade da cana de açúcar, a cachaça Cedro do Líbano Premium, com graduação alcoólica de 41%, é produzida artesanalmente, tendo sua moagem, fermentação e destilação feitas na região de Carnaubal (CE), na Serra Grande. É envelhecida e engarrafada no município de São Gonçalo do Amarante (CE), em barris de carvalho norte-americano, no período de um a três anos, tempo que leva para obter a cor dourada característica, o sabor e o aroma amadeirado, ideal para ser degustada pura e em temperatura ambiente.

Serviço
2º Desafio Top Mundial da Cachaça 
Data: 30 de setembro de 2014 (terça-feira)

Assessoria de Imprensa do Desafio Top Mundial da Cachaça
Reimagine Comunicação –

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto