Amanhã

A maternidade é um tema que tem encontrado, entre as escritoras contemporâneas afro-brasileiras, um lugar de destaque. Associado a outros aspectos que envolvem as questões de gênero e raça, é uma experiência presente em enredos e versos na produção dessas autoras. Através da rica abordagem desse tema feito pelas autoras Conceição Evaristo e Ana Maria Gonçalves, pode-se discutir muitos dos aspectos físicos e psicológicos que envolvem a maternidade, como também outras questões específicas da experiência afrodescendente, como por exemplo, a relação com o preconceito racial.
Os aspectos relacionados às discussões de gênero correspondem a uma nova abordagem da crítica literária que atende mais completamente a alguns textos da literatura contemporânea. A literatura, embora produto da imaginação e linguagem, é testemunha do pensamento de sua época. 
As escritoras afro-brasileiras contemporâneas têm contribuído, através dos seus textos, para significativas mudanças de paradigmas relacionados às mulheres afrodescendentes; é o que aqui pretendemos demonstrar.




Convidada:
VANIA VASCONCELOS nasceu em Salvador-Ba e mora desde 1995 em Fortaleza. Aqui, fez Mestrado em Literatura na UFC; participou do núcleo de programação do Centro Cultural Dragão do Mar e da Coordenação de Políticas do Livro, quando, ajudou na organização de duas Bienais do Livro (2004/2006). Junto com Cleudene Aragão criou o programa ‘Bienal fora da Bienal’, que levava escritores aos mais diversos cantos do Ceará para conversar com o público. Publicou Mergulhos (crônicas), com o qual ganhou os prêmios do Ideal Clube para obra publicada, de 2005 e da SECULT, no mesmo ano;Desvios (contos), com o qual ganhou o prêmio do IDEAL CLUBE para obra inédita de 2008 e Chão de Infância (infantil), participando da coleção Baião das Letras; participou também da coletânea de contos Quantas de nós, junto com outras cinco autoras, com o qual ganhou o prêmio literário de Fortaleza em 2010. Recentemente, doutorou-se pela UNB com a tese intitulada “No colo das iabás: raça e gênero em escritoras afro-brasileiras contemporâneas”. É professora do curso de Letras da UECE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses