Vai Ter Copa, sim

Vai ter Copa, sim

Está se desapegando das vaidades das grandes obras. A população já entendeu que político é para trabalhar pelo povo
O POVO 
Compartilhar
O recado dado pelas multidões nos multifacetados protestos espalhados pelo país, numa espécie de ameaça, quando afirmam que não vai ter Copa, na verdade para mim tem outro sentido. Não vai ter Copa como as elites gostariam que fosse. Com eleitores convertidos em torcedores fanáticos e cegos, iludidos e anestesiados pela paixão futebolística. Isso não vai ter mesmo. Mas a Copa Fifa 2014, essa vai ter sim. Talvez os organizadores já tenham perdido muitas noites de sono à sombra do arrependimento. Mas agora é tarde.

Ter um evento de tal porte no Brasil é uma oportunidade única. Talvez nunca o Brasil e os brasileiros tenham vivido um tempo tão oportuno para revelar ao mundo as mazelas de um capitalismo movido à ganância, que está com os dias contados. O povo aos poucos está se desapegando das vaidades das grandes obras. A população já entendeu que político é para trabalhar pelo povo e para o povo, principalmente o necessitado.

As consciências se expandiram e continuam se ampliando, vendo o que muitos não gostariam que fosse visto. Mas o tempo traz consigo verdades nem sempre convenientes. É um caminho sem volta. Não dá mais para enganar todo mundo acreditando que o orgulho de ser brasileiro se encerra com uma seleção hexacampeã. Isso pode até acontecer. Mas o povo quer vitória é nas ruas.

O povo reconhece e mostra o seu poder. Poder que deve fazer a diferença nas urnas. Antes disso, a população precisa aproveitar os holofotes que chegam com o torneio mundial para ir às ruas e exigir reforma política, com o fim dos financiamentos privados de campanhas eleitorais, raiz de toda uma gama de corrupções que fazem parte do jogo do toma lá dá cá.

Quem trabalhar pelo povo e para o povo permanecerá. Quem vive na chantagem do voto negociado, da licitação fraudulenta para beneficiar empresas que investiram nas campanhas por um futuro promissor para elas, é claro, será fatalmente excluído do processo.

É a hora da verdade. Hora de fazer a faxina. Assim como na nossa casa, a hora da faxina é marcada pela desordem. E só com tudo limpo e o lixo posto fora, é que as coisas começam a tomar os seus lugares de forma mais harmoniosa e organizada. E esse é o recado que deixo aqui. Vai ter copa sim! E que bom que ela veio para despertar essa grande parcela da população que ainda dormia o sono profundo deitada em berço esplêndido.

Agora, acordados, é preciso saber o rumo que se quer dar ao país. Se a seleção do Felipão vai sair vitoriosa nos estádios, isso não sei, mas a minha torcida vai para o povo brasileiro. Este sim deve sair vitorioso nas ruas e nas urnas.

Gilda Barroso
gildabarroso@gmail.com
Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses