'A Realidade do Sonho'

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Conde D’Eu, 560 – Centro – Fone: (85 – 3464-3108) exibe a exposição coletiva gratuita “A Realidade do Sonho”, até o próximo dia 31 de julho. A mostra reúne 55 trabalhos de 29 artistas contemporâneos e populares, inspirados na obra do pintor primitivista Chico da Silva (1910-1985), acreano radicado no Ceará.
Para a gerente do CCBNB-Fortaleza, Jacqueline Medeiros, as obras oferecem uma forma livre de observar e entendê-las por meio de relações entre si, que ampliam e atualizam as questões presentes na obra de Chico da Silva, em vez de uma narrativa cronológica.
“Elas convertem-se em chave para a apresentação de temas universais da vida contemporânea e nos lança num jogo de significação metafísica, compondo um poema imagético que modifica a lógica racional do dia-a-dia. Elas refletem e exprimem o contraste entre o que parece e o que deve ser, entre vida e forma – ou ainda, o que há de real no sonho que se concretiza no corpo e na alma”, afirma a gestora.
Segundo ela, Chico da Silva instaura a convergência entre diferentes temporalidades; e o que antes era repassado oralmente nas estórias, causos, cordéis e xilogravuras pelos artistas do sertão, hoje experimenta-se em nossas vidas virtuais.
A mostra conta com trabalhos de Chico da Silva, Abraão Batista, Amanda Melo, Batista Sena, Bruno Faria, Calazans Neto, Carlos Melo, Christiano Lenhardt, Cornelio, Diego de Santos, Eduardo Frota, Fernando Peres, Francisco de Almeida, Gaio Matos, J. Borges, J. Miguel, Jared Domício, José Costa Leite, Julio Leite, Lourival Cuquinha, Luiza Nóbrega, Marina de Botas, Manoel Graciano, Nino, Sebastião de Paula, Sigbert Franklin, Solon Ribeiro, Stenio Diniz e Yuri Firmeza.
ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Jacqueline Medeiros (gerente do CCBNB-Fortaleza) – (85) 8851.5548 / 3464.3184 – jacquerlm@bnb.gov.br
SAC Banco do Nordeste - Ouvidoria: 0800 728 3030 - relacionamento@bancodonordeste.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses