AFN na XI Bienal do Livro

Os amantes do livro e da leitura têm encontro marcado a partir de hoje), no Centro de Eventos do Ceará, para a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, que segue até o domingo (14), promovendo o encontro de escritores, livreiros, editores, professores, alunos e milhares de leitores interessados em conhecer as novidades do mercado de livros e literatura.
Com o tema “Fortaleza de Moreira Campos", a Bienal do Livro do Ceará fará um tributo ao contista José Maria Moreira Campos (1914-1994), considerado um dos mais representativos escritores cearenses, que fez 100 anos de nascimento em 2014.
O outro grande homenageado da Bienal do Livro e que se faz presente ao evento é o escritor amazonense Milton Hatoum (foto), um dos mais premiados e traduzidos escritores brasileiros.
O acesso para o evento e todas as atividades culturais realizadas durante os nove dias de Bienal será gratuito.
Na noite de abertura hoje, a partir das 19h30, o público poderá conferir a apresentação dos músicos e pesquisadores José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Celso Sim. A organização estima um público de 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 9 às 22 horas.

O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.
O sábado de abertura da Bienal está recheado com programação para todos os gostos. A área denominada Parque da Criança terá atividade durante todo o dia, bem como a área destinada à Juventude Fantástica, com bate-papos e o dia todo dedicado a jogos de RPG. Já à noite, o palco principal receberá a leitura do conto “O Preso”, de Moreira Campos, por Dôra Guimarães, e a conferência "O Autor Modernista", por Milton Hatoum.
A apresentação no palco musical ficará à cargo de José Miguel Wisnik, que, além de músico, compositor e ensaísta brasileiro, é também professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (USP). Também subirá ao palco Luiz Tatit, autor da letra da canção "Capitu", homenagem ao personagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, gravada por Zélia Duncan e Ná Ozzetti.
O palco para a grande festa do livro e da literatura, ao longo dos nove dias de Bienal, é o Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará, o mais moderno e bem equipado da América Latina. O espaço estará preparado para a realização de diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows líteromusicais. Tudo isso em uma programação ampla e rica, com o objetivo de contemplar a mais diversificada gama possível de interfaces com a literatura. 
A programação da Bienal Internacional do Livro 2014 está ancorada em quatro eixos principais: Infantil (com curadoria de Kelsen Bravos), Juventude (sob a responsabilidade do blogueiro Régis Freitas), Homenagens a Moreira Campos (com curadoria de Carolina Campos, neta do escritor) e Feira de Livros. A coordenação executiva da Comissão de Curadoria é da livreira Mileide Flores.

Números da Bienal

A área destinada à exposição e comercialização de livros ocupará um total de 10 mil metros quadrados no piso Térreo, em espaço totalmente climatizado, onde serão expostos cerca de 80 mil títulos e 150 toneladas de livros em estandes com a presença de 30 editoras, 15 livrarias e cerca de 450 grandes, médias e pequenas editoras que serão representadas e terão suas publicações colocadas à venda na Bienal do Livro, com preços acessíveis. As editoras universitárias terão uma área exclusiva, já estando confirmadas a ABEU - Associação Brasileira de Editoras Universitárias, Edições UFC, e Editoras da Uece, da Unesp, da Unicamp e da UFMG. A previsão de movimentação financeira em negócios na Bienal será de aproximadamente R$ 9 milhões.
As Salas Multiuso dos Mezaninos 1 e 2 serão utilizadas para toda a programação voltada para os públicos Infantil e Juventude. Na ala Infantil, a programação terá contações de histórias, lançamentos de livros e brincadeiras, reunindo nomes locais e nacionais já confirmados, como Tino Freitas, Benita Prieto, Ieda de Oliveira, Rafael Limaverde, Daniel Dias, Almir Mota, Efigênia Alves, Tulio Monteiro, entre outros. Uma das atrações principais do evento e que vai unir as mais variadas gerações de filhos e pais é a de Bia Bedran, uma das primeiras referências que costumam ser evocadas quando se trata da arte de cantar e contar histórias. Em mais de 35 anos dedicados ao público infantil, Bia Bedran construiu uma carreira de sucesso e vai mostrar muito disso durante quatro dias de participação no evento, com um show e palestras.
A turma da Juventude vai ter muitos motivos para dedicar horas de suas férias dentro da Bienal do Livro. A programação montada destaca grandes nomes da Literatura Fantástica que virão a Fortaleza, como André Vianco, Marcelo Del Debbio, Leonel Caldela, Carolina Munhoz, Affonso Solano e Raphael Draccon, entre outros, que irão se unir a nomes e grupos locais como Roche Tavares, Cristina Aguiar, a turma do Toca Ceará, do Intocado Ceará, do Grupo Paideia, do Rapadura Cast , do Iradex e do Vila do RPG. Entre palestras, bate-papos descontraídos sobre livros, games, cultura pop e outros temas afins, os visitantes poderão acompanhar e até mesmo participar da gravação de podcasts. A turma apaixonada por RPGs também terá uma área exclusiva à disposição.
Todos os finais de tardes têm um momento especial para a Programação Moreira Campos, com interferências da obra do contista cearense em toda a Bienal, mostrando a presença de Moreira Campos para além da literatura. Serão debates, palestras, mesas-redondas e apresentação de toda a trajetória do principal homenageado desta edição da Bienal do Livro do Ceará. A vida de Moreira Campos atravessa a história de Fortaleza e as várias mudanças pelas quais a cidade passou ao longo do século XX. O escritor era um apaixonado pela capital onde escolheu viver e mostrou isso ao longo de sua obra e trajetória.
Descendente de libaneses, o escritor e tradutor Milton Hatoum é considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil. Ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Escreveu quatro romances: Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte (todos ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance) e Órfãos do Eldorado. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como Itália, Estados Unidos, França e Espanha. Outro homenageado da Bienal do Livro do Ceará, ele irá se juntar a outros grandes nomes da literatura nacional e cearense nestes dias de encontros e diálogos, como Luiz Ruffato, Lira Neto, Xico Sá, Luis Serguiha, Mário Magalhães, Raquel Cozer, Ana Miranda, Tércia Montenegro, Socorro Acioli, entre outros inúmeros escritores.
Durante a Bienal, serão prestadas homenagens também ao Centenário do poeta modernista, jornalista e escritor Antonio Girão Barroso, um dos fundadores da revista Clã, em 1946, e que ganhou notoriedade nos círculos intelectuais do Brasil durante quatro décadas. Um dos precursores do Modernismo no Ceará, Girão foi membro da Academia Cearense de Letras e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará. Também haverá um registro e homenagem aos 120 anos da Academia Cearense de Letras.
Outro aspecto a se destacar na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará é a presença de representações internacionais de países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Peru, bem como uma forte participação de escritores da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A organização já confirmou nomes como Manoel Casqueiro, Conceição Evaristo, Eduardo Quive, Umbulani, Donato N. Dongo, Abidulai Sila, Margarida Fontes, Abraão Vicente, Jorge Marmelo, Nuno Camarneiro, Conceição Lima, Gorete Pina e Luis Cardoso Estacas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim