Arquivo Nirez para 2 de janeiro na História de Foratleza:
- 1823 - A cidade de Fortaleza tem emancipação político-administrativa.
- 1829 - Assume o cargo de Presidente da Província, o vice-presidente, coronel José Antônio Manuel Machado.
- 1848 - Assentada a primeira pedra para construção do Cemitério de São Casemiro, no Morro do Croatá, em terreno doado pela família Braga Torres.
- 1865 - Morre, em luta no Uruguai, na Tomada de Paissandu, o cearense nascido às margens do Rio Mossoró - quando este era a divisória entre o Ceará e o Rio Grande do Norte - Alexandre Baraúna Mossoró, que era soldado da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. Existe hoje uma rua com seu nome em Fortaleza.
- 1867 - Assume a Chefia de Polícia o desembargador Francisco de Assis Bezerra de Menezes.
- 1874 - A Força Policial - FP tem novo comandante. Assume o major FP Prudente Gomes Brasil.
- 1880 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o tenente FP Francisco Luís de Vasconcelos em substituição ao capitão FP Antônio de Vasconcelos.
- 1921 - Novamente está à frente dos destinos da Capital, Ildefonso de Abreu Abano (Ildefonso Albano), como novo prefeito que assume neste dia, substituindo Godofredo Maciel.
- 1923 - O prédio construído para abrigar o Grupo Escolar do Benfica fica pronto. Sua instalação dá-se no mesmo dia. Depois passou a denominar-se Grupo Escolar Rodolfo Teófilo. Hoje abriga o a Faculdade de Economia, Administração, Ciências Atuarias, Contabilidade e Secretariado - FEACCS (que já foi Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade - FEAAC, Faculdade de Ciências Econômicas) da UFC. O arquiteto do prédio foi José Gonçalves da Justa. Fica localizado na Avenida Visconde de Cauhype (hoje Avenida da Universidade) nº 2.431. Após a mudança do estabelecimento de ensino para outra rua próxima em 20/08/1956, o prédio passou a abrigar o Museu Antropológico (hoje Museu do Ceará) e o Instituto do Ceará; dez anos depois foi feita uma permuta com a Universidade Federal do Ceará e o Instituto passou a funcionar na Rua Barão do Rio Branco na Praça do Carmo, onde ainda está e o museu foi para prédio na Avenida Barão de Studart, passando o prédio a acolher os cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Hoje o Museu do Ceará está no prédio da antiga Assembleia Provincial depois Assembleia Legislativa, na Rua São Paulo. O Grupo Escolar do Benfica, que depois chamou-se Grupo Escolar Rodolfo Teófilo, não sabemos o seu destino, esteve na esquina da Avenida Carapinima, 2137, esquina com Rua Juvenal Galeno mas hoje lá o que existe é o Ceja Professor Jose Neudson Braga.
- 1923 - Instala-se o Grupo Escolar do Norte de Cidade, funcionando no antigo prédio da Escola Normal, na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar), o prédio é hoje ocupado pelo IPHAN.
- 1923 - Abre-se, em Fortaleza, a Casa Lusitana, de ferragens e miudezas, na Rua Floriano Peixoto nº 155 (antigo), da firma Gonçalves & Torres, formada por Manuel Gonçalves dos Santos e Manuel Rodrigues Torres.
- 1924 - Registrada a firma Paulo Moraes & Filhos, formada pelos sócios Jader Augusto de Moraes, Paulo Augusto de Moraes e Célio Augusto de Moraes com armarinho, miudezas, perfumaria e instrumentos musicais, Torre Eiffel, na Rua Major Facundo, 88, depois 152 (antigos, atual 402). A loja já existia no início do Século XX, mas mudou-se para esta sede em 1911.
- 1925 - Entra em funcionamento a Caixa Popular, clube de mercadorias por sorteios, da firma Ceará Comercial e Industrial Ltda., formada por Vicente Vieira Carneiro, Raimundo Barros Filho, José de Sampaio Barros e Antônio Moura, na Rua Floriano Peixoto nº 282 (antigo).
- 1925 - Serafim T. Brandão funda a Padaria Feliz Aurora, indústria de panificação, na Rua 24 de Maio nº 305 (antigo).
- 1926 - Instala-se, na Praça de Pelotas (hoje Praça Clóvis Bevilacqua), o Circo Floriano, que tem como principal atração o atleta Floriano Peixoto, seu dirigente.
- 1926 - Fundada, em Fortaleza, a Casa Guanabara, da firma J. Mitoso & Filho, com os sócios: José Mitoso e Moacir Esteves Mitoso, na Rua Senador Pompeu.
- 1926 - Abre-se em Fortaleza a casa A Pirapora, de venda de tecidos e miudezas, na Rua Senador Pompeu, 287 (antigo), de propriedade de José Otoch.
- 1928 - Toma posse, no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará o capitão-tenente, Luís Carneiro da Rocha em substituição ao também capitão-tenente Pedro Bittencourt.
- 1929 - As placas de destino dos bondes de Fortaleza das linhas Alagadiço e Outeiro vêm com novas denominações: São Gerardo e Santos Dumont, respectivamente.
- 1930 - Empossada a nova diretoria da Associação Cearense de Imprensa - ACI, com o jornalista Aldo Prado na presidência. Tinha sido eleito o jornalista João Perboyre e Silva, que renunciou antes da posse.
- 1933 - Transita a noite, por Fortaleza, em viagem de avião de São Francisco, para o Rio de Janeiro, o ator, compositor e cantor brasileiro morando em Hollywood, nos Estados Unidos, Raul Roulien, hospedando-se no Excelsior Hotel, após recepção, composta por Renato Viana, Valdo Mota, Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim) e as senhorinhas Lúcia do Carmo Rocha, Albaniza do Carmo Rocha, Berenice Morais e Maria Antonieta Renato Viana, sendo realizado um festival em sua homenagem no Cine-Teatro Majestic.
- 1934 - Chegam a Fortaleza notícias de boas chuvas em diferentes regiões do Estado.
- 1937 - Inaugurada, com o primeiro atendimento feito pelo médico Lineu de Queirós Jucá (Lineu Jucá), a Assistência Municipal de Fortaleza, em dependências ao lado da Enfermaria da Força Pública do Estado, tendo como diretor o médico José Deusdedit de Vasconcelos. É hoje o Instituto José Frota.
- 1938 - Instala-se, no Edifício Lopes, na Rua Barão do Rio Branco, 795, o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários - IAPI, que tem à frente o jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara.
- 1938 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Luís Vidal, sócio da firma Álvaro Vidal & Companhia.
- 1940 - O Clube Iracema inaugura o edifício de sua sede própria na Rua Coronel Bezerril (hoje Rua General Bezerril, 751,) próximo ao Parque da Independência (atual Parque da Liberdade) obra do arquiteto Emílio Hinko. A solenidade foi presidida pelo presidente do Clube, médico José Leite Maranhão, tendo como orador o jornalista Perboyre e Silva.
- 1940 - Inaugura-se na Rua Floriano Peixoto, 814/818 a firma Eliseu Duarti & Cia Ltda. com a venda de artigos cirúrgicos odontológicos
- 1948 - Circula, o primeiro número da revista literária e noticiosa, Resistência, fundada e dirigida por Olavo Lessa.
- 1948 - Morre, aos 56 anos de idade, o bacharel em direito, folclorista e escritor Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota”, membro da Academia Cearense de Letras - ACL e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Hoje é nome de rua em Fortaleza. Era cearense de Pedra Branca, onde nascera a 10/5/1891.
- 1952 - Às 13 horas, a posse do novo Diretor do Fórum, desembargador Arnauld Baltar Ferreira.
- 1952 - Criada a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim América, com o padre Joaquim Alves Ferreira à sua frente, na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, desmembrada da Paróquia dos Remédios, pelo Decreto 81/52 do arcebispo metropolitano Dom Antônio de Almeida Lustosa.
- 1953 - Em Assembleia Geral, o Centro dos Exportadores de Fortaleza, vem de eleger a Diretoria que regerá os seus destinos no ano de 1953. Presidente - Francisco de Melo Arruda; vice dito - Franklin Monteiro Gondim (Franklin Gondim), Secretário - Adrian Ponchain; Tesoureiro - Luís Santos Filho. Diretores - Expedito Machado da Ponte, Joaquim Altamir Oquendo, Manuelito Rodrigues Dias (Manuelito Dias) e Ciro Moreira Cavalcante. Francisco de Melo Arruda, é diretor da firma Ceará Comercial S.A.
- 1958 - Dia da instalação do Tribunal de Contas de Prefeitura Municipal de Fortaleza, no Palacete Iracema, na Rua General Bezerril, 751, na Praça dos Voluntários, tendo como presidente Francisco Porfírio Sampaio.
- 1959 - Inaugurada em Fortaleza uma agência do Banco Nacional de Minas Gerais, em prédio na Rua Major Facundo, 394.
- 1963 - A Faculdade de Ciências Econômicas é incorporada à Universidade Federal do Ceará.
- 1963 - Tomam posse os dirigentes do Tribunal de Justiça, para o ano. Na presidência, o desembargador Vicente Bessa; na vice-presidência, o desembargador Osvaldo Hortêncio de Aguiar; e na direção do Foro, o desembargador José Jucá Filho.
- 1964 - Assumem os desembargadores Osvaldo Hortêncio de Aguiar e José Jucá Filho, nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado. No Tribunal de Contas, no mesmo dia, assume a Presidência, José Cláudio de Oliveira.
- 1964 - Toma posse, no comando geral da Polícia Militar do Ceará, o coronel do Exército, Mário Ramos Soares, em substituição ao coronel Christovão Peixoto de Holanda, que exercia interinamente o cargo.
- 1967 - Tomam posse os novos dirigentes do Tribunal de Justiça: presidente, desembargador Agenor Monte Studart Gurgel (Agenor Studart Gurgel), vice-presidente, desembargador Virgílio de Brito Firmeza (Virgílio Firmeza).
- 1969 - Inaugura-se a firma F. Alves & Companhia, de Francisco Alves Maia, Agostinho Alves Maia e Rui Santos de Lima, que em 23/6/1973 transforma-se em Sociedade Anônima.
- 1971 - Funda-se em Fortaleza o cordão carnavalesco As Bruxas, tendo à frente Ednardo de Araújo Brasil.
- 1973 - Toma posse na presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJEC o desembargador Pedro Pinheiro de Melo, sucedendo ao desembargador Agenor Monte Studart Gurgel (Agenor Studart Gurgel). Finalizando a solenidade, prestaram compromisso o vice-presidente, desembargador Abelmar Ribeiro da Cunha, e diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, desembargador Aurino Augusto Araújo Lima.
- 1975 - Tomam posse os novos dirigentes do Tribunal de Justiça: Presidente, vice presidente e o diretor do Fórum Clóvis Bevilacqua, desembargadores Aurino Augusto de Araújo Lima, Jaime de Alencar Araripe e Antônio Banhos Neto, respectivamente.
- 1976 - Em Fortaleza, de visita, o embaixador da Coréia do Sul no Brasil, Chan-no Song.
- 1978 - Posse dos novos dirigentes do Poder Judiciário do Ceará. Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Jorge de Sousa Filho; vice-presidente, desembargador Aurino Augusto de Araújo Lima e o diretor do Fórum, desembargador José Ferreira de Assis.
- 1979 - Empossados os novos dirigentes do Poder Judiciário para este ano. O desembargador Francisco Nogueira Sales é o novo Presidente do Tribunal de Justiça; o desembargador José Ferreira de Assis é o novo vice-presidente; o desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra é o corregedor geral da Justiça; e José Almir de Carvalho é o diretor do Fórum Clóvis Bevilacqua.
- 1981 - Iniciadas as obras da Capela de São José Operário, no Rodolfo Teófilo, na Rua Professor João Bosco, esquina com Rua Coronel Nunes de Melo, iniciativa do Padre Hermano Mestrom. Seria inaugurada no mesmo ano.
- 1981 - Morre o primeiro nadador do Náutico Atlético Cearense, Wandemberg Gondim Colares, que conquistou o 1º troféu em 1929.
- 1983 - Toma posse na presidência do Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Epitácio Batista Lucena.
- 1984 - Dado a um terreno no bairro do Papicu, entre a Rua Almeida Prado, Rua Doutor Zamenhoff, Rua Guilherme Studart e Rua Bento Albuquerque, o nome de Praça Martins Dourado.
- 1988 - Assume, pela terceira vez, a presidência do Tribunal de Contas do Estado - TCE, o conselheiro Stênio Dantas de Araújo, substituindo o conselheiro Luciano Barreira.
- 2001 - Tomam posse, os novos dirigentes do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, às 15 horas, tendo na presidência o conselheiro Marcelo Feitosa, na vice presidência Luís Sérgio Gadelha e na corregedoria, Airton Maia Nogueira.
- 2013 - Morre o empresário Raul Ribeiro de Sousa, fundador da Empresa Nossa Senhora de Fátima, de ônibus. Foi também o pioneiro em Fortaleza dos “lotações”, pequenos carros transformados em coletivos que tinham mais rapidez que os grandes ônibus.

Comentários
Postar um comentário