Futricas Fortalezenses

Eis o Arquivo Nirez para 8 de junho na História de Fortaleza:
  • 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal "Gazeta do Norte", órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho, João Eduardo Torres Câmara (João Câmara), João Brígido dos Santos, João Lopes, Virgílio Brígido e Júlio César. Tinha redação e oficinas na Rua Senador Pompeu, 100. Seria depois o Estado do Ceará.
  • 1884 - Publicam-se em Fortaleza dois jornalecos, "O Trovão" e "O Carnaúba".
  • 1884 - Morre em Fortaleza o abolicionista, militar reformado do Exército Júlio César da Fonseca (pai), aracatiense nascido em 24 de agosto de 1828.
  • 1902 - Aparece em Maranguape o jornalzinho "A Evolução", dirigido por A. Bayma, tendo como redator José Castelar Sombra.
  • 1903 - Morre, no Rio de Janeiro, o engenheiro militar Artur de Moraes Pereira, nascido em Fortaleza no dia 23 de setembro de 1852.
  • 1919 - Morre, em Messejana, o padre Pedro de Abreu Pereira, vigário, nascido em Maria Pereira, hoje Mombaça, a 2 de outubro de 1839 e ordenou-se em Fortaleza em 29 de novembro de 1874.
  • 1921 - Abre-se em Fortaleza a loja denominada A Maranhense, armarinho, miudezas e tecidos, pertencente à firma Chuairy, Ary & Cia, formada por Salim Milhem Chuary, José Salim Ary e Nadra Salim Ary, funcionando na Rua Major Facundo, 100 (antigo).
  • 1930 - Lançado o romance da escritora cearense Rachel de Queirós, aproveita o reflexo social da Seca de 1915, "O Quinze", sendo noticiado em todos os jornais e recebendo repercussão nacional.
  • 1938 - Instala-se, às 20 horas, no Salão de Honra da Casa Juvenal Galeno, na Rua General Sampaio, 1128, no Centro de Fortaleza, o Centro de Estudos Juvenal Galeno, com diretoria provisória formada por Francisco da Silva Nobre, presidente; Lima Leite, vice-presidente; Amauri Saraiva, secretário; Mário Pinto, tesoureiro; Hélio Melo, orador; e Majela Nobre (trata-se do jornalista Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre), bibliotecário. No dia 27 de setembro toma posse a diretoria efetiva, tendo na presidência Joaquim Figueiredo Correia.
  • 1939 - Viaja para o Rio de Janeiro, então Capital Federal, com o fim de divulgar suas composições na “Cidade Maravilhosa”, o compositor cearense Lauro Maia Teles.
  • 1940 - Falecimento, em Fortaleza, do antigo comerciante José Joaquim de Almeida Filho, um dos proprietários da Casa Almeida.
  • 1942 - Mais um time de futebol surge no cenário fortalezense, o Nacional Atlético Clube.
  • 1944 - No encerramento da Semana do Papa, é lançada a pedra fundamental do Monumento ao Papa, homenagem ao Sumo Pontífice, na Praça José de Alencar, em frente à Igreja do Patrocínio.
  • 1947 - Fundação da Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, sob os auspícios da Congregação dos Maristas, sendo dirigida pelo irmão Paulo Anísio Mosca de Carvalho. Iniciou suas atividades no dia 12, no prédio do Colégio Cearense, na Avenida Duque de Caxias, 101. Depois passou para a Universidade Estadual do Ceará-Uece.
  • 1948 - Sai a Lei Municipal 56, que autoriza a liberação de verba para o aterramento e drenagem da Lagoa do Tirol, no Paiol da Pólvora (hoje bairro Cristo Redentor) e da Lagoa da Onça, no Parque Araxá, próximo ao Otávio Bonfim.
  • 1951 - Estreiam na Rádio Iracema de Fortaleza, o cantor Augusto Calheiros e a cantora Carmen Costa, além dos artistas porto-riquenhos Lya Ray e Seus Mambos Dandies.
  • 1952 - Morre, aos 58 anos de idade, o dentista, político, escritor e sociólogo, professor Joaquim Alves de Oliveira, membro da Academia Cearense de Letras-ACL, do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), do Instituto do Nordeste, do Grupo CLÃ, da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia-SBAA e de outras entidades. Era cearense de Jardim onde nascera a 10 de fevereiro de 1894.
  • 1953 - Realiza-se a eleição para escolha da nova diretoria da Sociedade Beneficente 24 de Junho, sendo eleitos: Irineu Xavier Barbosa, Francisco Rodrigues de Lima, João Estevam Costa, Gabriel Severiano de Moura, Raimundo Luís de Freitas Filho, João Paulo Bandeira, João Xavier Barbosa, Vicente Ferreira da Silva e José do Nascimento, os quais tomarão posse no dia 24, aniversário da entidade, que oferecerá nessa ocasião sarau dançante aos seus associados.
  • 1966 - Fundada a Auto Viação Fortaleza, propriedade do empresário José Gaudêncio Moreira hoje Viação Fortaleza, é dedicada a prestação de serviços.
  • 1968 - Eleita Miss Ceará, em festa realizada no Náutico Atlético Cearense-NAC, Vera Maria Veras, representando o Clube dos Diários. Em segundo lugar, com o título de Miss Fortaleza, ficou Maria Teresa Lima Gomes de Freitas, do Clube Iracema.
  • 1968 - Inaugura-se a Indústria de Sorvetes Milk-Moni Ltda., localizada em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 1595.
  • 1969 - Morre, em São Paulo, o comerciante cearense José Tomé de Saboia e Silva.
  • 1971 - O jornalista Luciano Diógenes lança, no Náutico Atlético Cearense-NAC, o seu livro Os sete Pecados da Capital tendo apresentação do professor Carlos D`Alge, diretor do departamento de Cultura e Arte do clube e do jornalista Antônio de Pádua Campos, presidente do Sindicato dos Jornalistas.
  • 1973 - Instituída, pela Lei Complementar 14, a Região Metropolitana de Fortaleza - RMF, com o objetivo de uniformizar os serviços comuns, como parte de um planejamento regional integrado do desenvolvimento socioeconômico. Quando foi instituída a Região era formada por cinco municípios: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Maranguape e Pacatuba. Em 1983 passou a integrar a RMF o município de Maracanaú, desmembrado de Maranguape. Em 1987 mais dois municípios desmembrados entraram, Euzébio, de Aquiraz e Guaiuba, de Pacatuba. Em 1992, desmembrado de Pacatuba, o município de Itaitinga. E finalmente, pretende-se incluir outros municípios, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante e Chorozinho. A responsabilidade da administração inicialmente foi da Autarquia da Região Metropolitana de Fortaleza-Aumef. Que depois transformou-se em Superintendência do Desenvolvimento Urbano do Ceará-Sedurb.
  • 1978 - O ex-governador José Adauto Bezerra de Menezes desiste de concorrer em eleição direta ao Senado Federal.
  • 1982 - Na Serra da Aratanha, município de Pacatuba, acontece o maior desastre aéreo já ocorrido no País até então, o avião Boeing 727-200 da Vasp, de prefixo PP-SRK, que partira de São Paulo bate de encontro à serra, da Aratanha sendo totalmente destruído e matando todos os seus ocupantes. Entre os passageiros do voo 168, o empresário Edson Queiroz, de 57 anos, criador da Unifor, cascavelense de 12 de abril de 1925, o teatrólogo José Carlos Bezerra de Matos (José Carlos Matos), 32 anos, cearense de Russas de 4 de novembro de 1949; o desportista Antônio Salim Hissa Filho (Tony), o professor Antônio Carlos Cisne, Gladys, da GBS Confecções e muitos empresários que regressavam da Feira de Indústria Textil - Fenit, realizada em São Paulo. Morreram ao todo 137 pessoas.
  • 1984 - Inicia-se a demolição do prédio da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua Guilherme Rocha, 648, com Rua 24 de Maio, na Praça José de Alencar. Fora vendido ao Grupo Ximenes Tecidos S. A.
  • 1989 - Morre, aos 91 anos de idade, em São Benedito, onde nasceu, o agropecuarista Francisco Júlio Filizola (Chico Filizola), ex-deputado estadual. Nascera no dia 25 de novembro de 1897.
  • 1989 - Morre, aos 72 anos de idade, o médico cirurgião traumatologista da UFC e do IAPC Paulo de Melo Machado, cearense de Fortaleza nascido a 9 de agosto de 1917.
  • 1989 - O empresário José Dias de Macedo recebe, às 20 horas, da Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, a Medalha Edson Queiroz, por ter sido escolhido o Empresário do Ano.
  • 1996 - Morre, aos 98 anos de idade, o escritor Djacir de Lima Menezes, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e fundador da Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará. Era cearense de Maranguape nascido a 16 de novembro de 1907.
  • 1999 - Morre, no Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza, cinco dias após completar 91 anos de idade, o jornalista e escritor Jocelin Barreto Brasil Lima, que escreveu muitos anos na imprensa sulista sobre futebol com o pseudônimo de Pedro Zamora. Ex-militar da Aeronáutica, onde foi aviador. Era comunista convicto e foi caçado no golpe de 1964. Seu corpo foi sepultado no cemitério de São João Batista. Jocelim era cearense de Sobral nascido em 3 de junho de 1908.
  • 1999 - Incêndio de médias proporções destrói o segundo pavimento da Casa Freitas, na Rua General Bezerril, 303, de Pedro Freitas, durante a noite.
  • 2000 - Recebe a Medalha Boticário Ferreira na Câmara Municipal de Fortaleza o cientista geógrafo e professor Caio Lóssio Botelho, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 2002 - Fundada a Academia Feminina de Letras do Ceará com a diretoria formada por Eliane Maria Arruda Silva na presidência, tendo como vice-presidente Ione Arruda Gomes; primeira secretária, Edna Monteiro Moreira, segunda secretária, Helenice Vieira Leite; primeira tesoureira, Tânia Maria Gurgel do Amaral e segunda tesoureira Francisca Suerda Bastos dos Santos. No Conselho Fiscal, Francisca Benildes Batista, Maria da Glória Filgueiras Bastos e Maria Dilma de Freitas Martins. As sócias fundadoras são: Edna Monteiro Moreira, Eliane Maria Arruda Silva, Francinete de Azevedo Ferreira, Francisca Benildes Batista, Francisca Suerda Bastos dos Santos, Helenice Vieira Leite, Ione Arruda Gomes, Maria da Glória Filgueiras Bastos, Maria das Graças dos Santos Braga Lavor, Maria Dilma de Freitas Martins, Maria Teresa de Castro Calado, Maria Zinah Oliveira Alexandrino, Tânia Maria Gurgel do Amaral e Telezila Vieira Brasil.
  • 2003 - A Prefeitura de Fortaleza inaugura Praça Patrão Mor Aguiar, situada a duas quadras do Kartódromo, na Rua Dom Quintino, bairro de Jacarecanga, após a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAM-CE). Na ocasião, foi comemorado o 158º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. O nome da praça é uma homenagem ao marinheiro cearense José Maria da Silva Aguiar, que esteve no serviço ativo da Marinha do Brasil durante 62 anos. Para a inauguração, veio a Fortaleza o professor Édson Schettine de Aguiar, filho do homenageado. Em Fortaleza, anualmente, o Prêmio Patrão Mor Aguiar é concedido ao melhor aluno da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará.
  • 2006 - O desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, escritor e professor de Processo Civil da Faculdade de Direito de Pernambuco-UFPE, Napoleão Nunes Maia Filho, é agraciado, à noite, pela Câmara Municipal de Fortaleza, com o título de Cidadão de Fortaleza e com a entrega da Medalha Boticário Ferreira. Natural de Limoeiro do Norte, o homenageado é mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, autor de livros jurídicos como “Exercícios Funcionais na Procuradoria Fiscal”, bem como de livros de poesias. As comendas foram concedidas através da propositura da vereadora Nelba Aparecida Arraes Maia Fortaleza (Nelba Fortaleza).
  • 2016 - Morre, vítima de câncer, no Hospital São Carlos, o economista e cantor Raimundo Nonato Arrais Maia. Apresentava-se sempre com sua esposa Ayla Maria com quem teve um programa numa TV de Fortaleza. Iniciara sua carreira ao participar da opereta “A Valsa Proibida”, de Paurillo Barroso. Era torcedor do Fortaleza Esporte Clube para o qual gravou um disco com músicas dedicadas ao clube. Era funcionário aposentado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra. Seu corpo é velado na Funerária Ethernus e sepultado no Cemitério São João Batista no dia seguinte. Nascera em Fortaleza, em 1943.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses