Eis o Arquivo Nirez para 25 de fevereiro na História de Fortaleza.
1910 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Miguel de Castro Caminha, substituindo Severino da Costa Oliveira Maia, do mesmo posto.
1911 - Morre em Fortaleza, na Rua Major Facundo, 162, o coronel Joaquim José de Sousa Sombra, aos 91 anos de idade, jornalista, deputado provincial. Foi Agente Consular de Portugal em Maranguape; Comissário de endemias de Febre Amarela, Varíola e Cólera-Morbus. Construiu a igreja Matriz de Maranguape, e conseguiu o Ramal Ferroviário daquela cidade. Cearense de Russas, nascera a seis de setembro de 1816.
1912 - Chega no porto de Fortaleza (Ponte Metálica) o vapor “Bahia”, que traz o jornalista Manuel Solon Rodrigues Pinheiro, cearense residente no Amazonas.
1912 - Morre, aos 37 anos de idade, o engenheiro civil Otto de Alencar e Silva (foto), um dos maiores matemáticos do Brasil e também músico. Nascera a três de agosto de 1874 em Fortaleza. Em sua homenagem existe hoje em Fortaleza a Rua Oto de Alencar, no Jacarecanga.
1921 - Na madrugada irrompe um incêndio que devora a Alfaiataria Guimarães, de propriedade de Alfredo Guimarães, destruindo-a completamente. Ficava na Rua Major Facundo na Praça do Ferreira, entre a Farmácia Normal e a Farmácia Galeno.
1924 - Inaugura-se, às 16 horas, a Ponte Doutor Justiniano de Serpa, sobre o Rio Cocó, na estrada de Messejana. O Rio Cocó nasce na Serra da Aratanha e tem um curso de 48 quilômetros.
1928 - Surge, em Fortaleza, a revista Iracema, de orientação literária.
1937 - A Liga Paraense faz doação à Arquidiocese de Fortaleza, de um terreno no antigo bairro do Matadouro, para construção de uma capela já planejada com invocação a São Pedro, mas por exigência dos doadores muda para Nossa Senhora de Nazaré, que ficaria a cargo dos padres lazaristas. Seria uma pequena capela no local da hoje Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim América.
1942 - Por força do Decreto 4.121 o Liceu Industrial do Ceará passa a denominar-se Escola Industrial de Fortaleza.
1943 - Encontram-se em Fortaleza os professores Luís Heitor e Eurico Nogueira França, lentes da Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, afim de colherem amostras de nosso folclore musical poético e rítmico.
1944 - Chega a Fortaleza Eunice Weaver, presidente da Federação das Associações de Assistência aos Lázaros.
1956 - Em Fortaleza, para uma exibição, as tenistas campeãs Maria Ester Bueno e Ingrid Metzener.
1966 - Instalada A Companhia de Telecomunicações do Ceará-Citelc, que recebeu do Serviço Telefônico o serviço de microondas até então explorado por aquela Companhia.
1967 - Inaugurados, na Praça do Carmo, lado da Rua Major Facundo, os ônibus elétricos de Fortaleza, com a presença do prefeito Murilo Borges Moreira, que fez a primeira viagem até Parangaba. O sistema compreendia uma rede bifilar de 26.753 metros ligados por 767 postes, tendo o primeiro deles sido fincado em 12 de setembro de 1965. No dia 19 de março é inaugurada a linha Bezerra de Menezes.
1967 - Assume a Reitoria da Universidade Federal do Ceará-UFC, o professor Fernando Leite, que fora empossado no Rio de Janeiro pelo Ministro da Educação e Cultura.
1972 - Deixa o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de corveta Reisauro Pinto Canizio, sendo substituído pelo capitão de fragata Valdemar Barros Filho, este, cearense.
1978 - Inaugura-se a nova ponte sobre o Rio Cocó, na Avenida Perimetral, na Água Fria, conhecida na época como Ponte da Unifor, hoje é a a Ponte da Avenida Engenheiro Santana Júnior.
1981 - Morre o ex-diretor Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-EBCT, advogado Pedro Ivo Galvão. Era cearense de Maranguape nascido a seis de junho de 1911.
1985 - Morre, no Hospital Geral de Fortaleza, o pianista, artista plástico cenógrafo, maquiador, figurinista e ensaiador Waldemar Garcia. Dirigiu o Teatro Universitário em 1949. Foi ensaiador-músico do Curso de Arte Dramática da UFC. Nascera no Crato a 24 de dezembro de 1902.
1988 - A Polícia Federal (PF) desarticula quadrilha internacional de traficantes de crianças do Ceará para os Estados Unidos e Europa.
1998 - O Museu do Ceará é reaberto após reforma, com nova concepção, trazendo palestras, exposições, etc. É o antigo Museu Histórico e Antropológico que muda de nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.