Pular para o conteúdo principal

Assistência humanizada dá mais segurança às mães e bebês na UTI

Os desafios que a Pandemia impõem podem começar no nascimento de um bebê, em especial àqueles que precisam passar pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal nos primeiros dias de vida. 
Novas estratégias passaram a ser adotadas na UTI Neonatal do Hospital São Camilo Fortaleza, como a restrição de visitas, por exemplo. Para garantir que o momento seja o mais tranquilo e seguro possível, a unidade atua com uma equipe de profissionais para auxiliar às mães, oferecendo atendimento de psicologia, serviço social e enfermagem. Diariamente as mães recebem boletim médico, fotos e vídeos do bebê, além de chamada de vídeo feita pelos profissionais.
- Não poder ver o bebê, naturalmente, é uma coisa que abala muito o emocional das mães. Principalmente porque muitas delas sequer tiveram a oportunidade de segurá-lo por terem tido alguma intercorrência e, após o parto, o bebê precisou ir direto para a UTI neonatal. Então é muito difícil, além do não tocar, não poder ver, não poder estar ali pertinho, mas, apesar disso, algumas estratégias são feitas para tentar minimizar esse impacto”, explica a psicóloga Elisângela Lima.
Elisângela conta que inicialmente é feita uma carta afetiva que a equipe médica entrega às mães, explicando, conscientizando a importância de fazer essa restrição nesse momento da pandemia. São colocadas as informações, mas também é realizado um acolhimento. 
- Há um momento de dor que a gente entende que elas estão passando por ter que ficar longe, e a psicologia, sempre que possível, tem feito ligações para atendimento psicológico para as mães. Para as mães que fazem o desmame no lactário, fazemos o atendimento presencial, apesar de elas não poderem entrar na unidade da UTI, mas ainda sim a gente faz o atendimento delas, além daquelas mães que ainda estão na enfermaria”, compartilha.
Joyce Guimarães, Coordenadora Médica da UTI Neonatal, explica que quando o bebê entra na unidade neonatal a mãe fica ciente de que ele não pode receber visitas.
- Todos os dias nós enviamos o boletim médico com uma foto ou com vídeo do bebê, com as informações diárias através de celular. Mandamos o peso, as medicações que estão tomando, pelo menos uma vez ao dia. Muitas vezes fazemos chamadas de vídeo, então, temos registros de agradecimentos, outros de angústias, de querer saber notícias porque a gente sabe que ter essa angústia é natural, independentemente de ser virtual ou não. Só o fato de estar com o bebê internado na UTI, isso já requer uma situação que a gente tem que acolher as mães e a cada paciente a gente tenta adequar”, diz.
- Em datas especiais, como agora se aproxima o dia das mães, a gente costuma fazer homenagens para elas através de mimos. Nós enviamos fotos com mensagens, umas fotos mais estilizadas nesse dia das mães, por exemplo, ou vídeos, então, a cada data especial a gente vai pensando uma estratégia, utilizando a criatividade para tocar o coração das mães minimizando esse momento de dor”, conta Elisângela Lima.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...