Arquivo Nirez para 23 de fevereiro na História de Fortaleza


Confira o 23 de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1885 - Distribuído em Fortaleza o jornal Província do Ceará, que substitui o jornal Libertador, que deixa de circular.
  • 1902 - Morre, em Fortaleza, aos 60 anos de idade, no Colégio da Imaculada Conceição, a Irmã Vicência, que no século chamava-se Virgínia Machado dos Santos. Era mineira de Diamantina. 
  • 1926 - Estreiam, no Cine Teatro Majestic, os cançonetistas Os Geraldos, formado por Geraldo Magalhães e Nina Teixeira. Gravaram muitos discos na famosa Casa Edson, de Fred Figner. 1934 - Na ausência do comandante do 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, coronel Manuel Colares Chaves, assume o comando o major Faustino Cândido Gomes. 
  • 1938 - A censura da polícia proíbe a execução no Carnaval, das músicas Perna Cabeluda, marcha; Cabra de Soutien marcha; e Mulungu, batuque; todos de autoria de Vicente Paiva Ribeiro e José Luís Calazans Rodrigues “Jararaca”, consideradas indecorosas.
  • 1941 - Primeiro dia de Carnaval, irrompe grande incêndio, no depósito do Cock Bar, na Travessa Pará, atingindo o Mictório Público e o Posto Pará. Os três prédios pertenciam à Prefeitura Municipal de Fortaleza. O Cock Bar ficava na Rua Guilherme Rocha, Praça do Ferreira.
  • 1950 - Inaugura-se o Cine Jangada, na Rua Floriano Peixoto, 899, da Empresa Cinematográfica do Ceará-Cinemar, pertencente a Amadeu Gomes Barros Leal (Amadeu Barros Leal). É outra concorrente do grupo Luiz Severiano Ribeiro. O novo cinema exibe o filme “Monsieur Vicent, capelão das galeras”, da França Films, a vida de São Vicente de Paulo.
  • 1973 - Com o corte da fita simbólica feito pelo governador César Cals de Oliveira Filho )(foto) e pelo general Válter Menezes Paes, comandante do IV Exército, e contando com a presença dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria e da Federação das Indústrias do Ceará, senhores Thomas Pompeu Neto e Francisco José Andrade Silveira, é inaugurado, na Barra do Ceará, o Centro Social Doutor Thomas Pompeu de Souza Brasil, do Sesi, homenagem ao pioneiro da industrialização do Ceará, tendo como administrador o coronel Antônio Alexandrino Correia Lima, atual Superintendente do Departamento Regional do Sesi.
  • 1979 - Morre em Fortaleza o professor, advogado e filólogo Joel de Lima Linhares (Joel Linhares) aos 83 anos. Era cearense nascido em Lavras da Mangabeira, em 30 de agosto de 1895.
  • 1981 - O juiz de menores José Maria Melo decreta intervenção na Organização do Pequeno Brasileiro, instituição que abriga três mil menores. 
  • 2019 - Morre, em Fortaleza, aos 87 anos de idade, o pesquisador e escritor Francisco de Sena Rodrigues (Francisco Rodrigues). Trabalhou no armazém de Genésio Queiroz, pai de Edson Queiroz como conferente e depois sócio da firma. Publicou o livro "Cascavel - Retalhos de sua história", Seu corpo é velado na na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino, 1668 e sepultamento no Cemitério de Cascavel às 15 horas, do dia seguinte. Nascera em Cascavel, em 21 de setembro de 1931.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

Fortaleza Rádio Repórter