terça-feira, fevereiro 23

Arquivo Nirez para 23 de fevereiro na História de Fortaleza


Confira o 23 de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1885 - Distribuído em Fortaleza o jornal Província do Ceará, que substitui o jornal Libertador, que deixa de circular.
  • 1902 - Morre, em Fortaleza, aos 60 anos de idade, no Colégio da Imaculada Conceição, a Irmã Vicência, que no século chamava-se Virgínia Machado dos Santos. Era mineira de Diamantina. 
  • 1926 - Estreiam, no Cine Teatro Majestic, os cançonetistas Os Geraldos, formado por Geraldo Magalhães e Nina Teixeira. Gravaram muitos discos na famosa Casa Edson, de Fred Figner. 1934 - Na ausência do comandante do 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, coronel Manuel Colares Chaves, assume o comando o major Faustino Cândido Gomes. 
  • 1938 - A censura da polícia proíbe a execução no Carnaval, das músicas Perna Cabeluda, marcha; Cabra de Soutien marcha; e Mulungu, batuque; todos de autoria de Vicente Paiva Ribeiro e José Luís Calazans Rodrigues “Jararaca”, consideradas indecorosas.
  • 1941 - Primeiro dia de Carnaval, irrompe grande incêndio, no depósito do Cock Bar, na Travessa Pará, atingindo o Mictório Público e o Posto Pará. Os três prédios pertenciam à Prefeitura Municipal de Fortaleza. O Cock Bar ficava na Rua Guilherme Rocha, Praça do Ferreira.
  • 1950 - Inaugura-se o Cine Jangada, na Rua Floriano Peixoto, 899, da Empresa Cinematográfica do Ceará-Cinemar, pertencente a Amadeu Gomes Barros Leal (Amadeu Barros Leal). É outra concorrente do grupo Luiz Severiano Ribeiro. O novo cinema exibe o filme “Monsieur Vicent, capelão das galeras”, da França Films, a vida de São Vicente de Paulo.
  • 1973 - Com o corte da fita simbólica feito pelo governador César Cals de Oliveira Filho )(foto) e pelo general Válter Menezes Paes, comandante do IV Exército, e contando com a presença dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria e da Federação das Indústrias do Ceará, senhores Thomas Pompeu Neto e Francisco José Andrade Silveira, é inaugurado, na Barra do Ceará, o Centro Social Doutor Thomas Pompeu de Souza Brasil, do Sesi, homenagem ao pioneiro da industrialização do Ceará, tendo como administrador o coronel Antônio Alexandrino Correia Lima, atual Superintendente do Departamento Regional do Sesi.
  • 1979 - Morre em Fortaleza o professor, advogado e filólogo Joel de Lima Linhares (Joel Linhares) aos 83 anos. Era cearense nascido em Lavras da Mangabeira, em 30 de agosto de 1895.
  • 1981 - O juiz de menores José Maria Melo decreta intervenção na Organização do Pequeno Brasileiro, instituição que abriga três mil menores. 
  • 2019 - Morre, em Fortaleza, aos 87 anos de idade, o pesquisador e escritor Francisco de Sena Rodrigues (Francisco Rodrigues). Trabalhou no armazém de Genésio Queiroz, pai de Edson Queiroz como conferente e depois sócio da firma. Publicou o livro "Cascavel - Retalhos de sua história", Seu corpo é velado na na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino, 1668 e sepultamento no Cemitério de Cascavel às 15 horas, do dia seguinte. Nascera em Cascavel, em 21 de setembro de 1931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...