Dia Municipal das Filhas de Jó


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou sessão solene em homenagem ao Dia Municipal das Filhas de Jó. O evento foi proposto pelo Vereador Idalmir Feitosa (PR), primeiro-secretário da Casa, através do requerimento 0113/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da CMFor. O vereador Idalmir Feitosa presidiu a sessão no ato, em nome do presidente do Poder Legislativo Municipal, Salmito Filho (PDT).
A mesa solene foi composta por: Ivelise Freitas Maia, suprema deputada assistente das Filhas de Jó; Narciso Dorta Hernandes Filho, eminente grão-mestre, representando o grão-mestre Sílvio Paiva Ribeiro; Paulo Augusto Sales Cavalcante, grande secretário das ordens para-maçônicas para Filhas de Jó; Jéssica Barbosa Cavalcante, guardiã jurisdicional do Ceará; Tarsila Cris de Sousa Viana, guardiã do Betel 01 Fortaleza-Ceará; senhorita Carolina Fregatti, honorável rainha do Betell 01 Fortaleza-Ceará; senhorita Ludmila Freire, honorável rainha do Betel Jurisdicional do Ceará.
Em sua saudação aos presentes, o vereador Idalmir Feitosa, saudou os irmãos maçons presentes, as jovens Filhas de Jó e demais convivas. “É com profunda alacridade, que elevo minha voz nesse instante para proferir uma oração com o sentimento mais vivo do amor, a consagração das Filhas de Jó. Confesso que me senti feliz e aqui um sentimento ético que minha iniciativa nasceu da confiança que a jornalista Ivelise Mais teve em mim como vereador dessa cidade e me prestou a ideia de criarmos e instituirmos o Dia Municipal das Filhas de Jó”, revelou.
“A data escolhida foi 9 de março, em decorrência do aniversário da criadora internacional das filhas de Jó, Ethel T. Wead Mick. A minha propositora, o requerimento 155, teve aprovação unanime dessa casa. Não houve discordância e nem deveria, pela relevância. Este requerimento teve sua tramitação dentro do processos legislativo e recebeu sanção do Poder Executivo tornando-se a lei 10.603, sancionada em 14 de agosto de 2017. A nossa reunião aqui cingi-se na realidade para comemorar o primeiro 9 de março da instituição da data das diletas Filhas de Jó”, asseverou.
Idalmir afirmou que existe uma máxima do livro ‘A Força Moral’ que diz que a juventude é a levedura moral dos povos. “Sem nenhuma sombra de dúvida, por tudo que se ouve e se sente da prática do exercício das filhas de Jó, podemos dizer que a eferverscência moral que elas praticam, representa em sua finalidade, o grande amor que todas elas têm a Deus. Esse amor, surgiu do exemplo de padecimentos, pelas auguras que Jó atravessou, mas que nunca desistiu de cultuar sua fé em Deus. Através dessa fé, Deus o recompensou por toda as adversidades, o engrandeceu muito mais do que ele tinha. Mesmo não podendo reparar a perda das filhas e filhos. Por tudo isso, queria com sentimento de amor, por tudo que pratico dentro das minhas funções legislativas, dizer que instituir essa data, foi uma iniciativa nossa para ser reconhecida pelo comportamento altaneiro e por todas as atividades que elas praticam. Praticam com amor à Pátria, à família e ao próximo e por todo esse respeito, as Filhas de Jó devem ser exortadas e reconhecidas e vistas como verdadeiras apóstolas do bem. Quero nesse instante agradecer com meu reconhecimento a minha amiga Ivelise. Por ter me dando a oportunidade de apresentar esse requerimento e ter recebido a sanção, para se tornar lei. Poderia me alongar e muito e falar mais sobre as Filhas de Jó, mas não quero que essa sessão seja apenas uma coisa passageira, mas que fique marcada no coração de cada uma”.
Por isso falo de improviso, pois queria como estou fazendo, falar com amor, com o calor da ocasião com o sentimento e falar para deixar na memória das Filhas de Jó, para que nãos e esqueçam. E que essa sessão não seja uma efemeridade, mas que possa ser gravada no coração e no sentimento de cada uma. Quero no final dizer através da língua mãe uma máxima ao pronunciá-la dizendo: não vim para ser servido eu vim para servir, é isso que as filhas de Jó fazem. Muito obrigado!
Em nome das Filhas de Jó falou o Grão-Mestre Narcisio Dorta Hernandes Filho. “É com imensa satisfação que estamos aqui nessa respeitável câmara legitima, casa do povo. Momento que comemoramos o dia municipal das Filhas de Jó. Muito nos honra compartilhar esse momento com os nobres vereadores dessa casa, que representam importante coluna da administração da nossa cidade. Reconhecemos o trabalho dessa Casa na qualidade de vida do povo. Nós que formamos a Grande Loja Maçônica do Ceará, formada por homens livres e de bons costumes. Não nos deixamos nos desalentar com o cenário que nos cerca, mas nos preocupa o mar de corrupção que é indutor da extrema desigualdade social e muitos outros males”, destacou.
“Não é nosso intento discutir a problemática de nossa cidade, mas não podemos deixar despercebida a onda de violência no momento que homenageamos jovens, pois são eles as maiores vítimas. Observação genérica evidencia que as ditas facções criminosas recrutam nossos jovens, muitos ainda crianças, em situação de risco, em vulnerabilidade e os chamam para o tráfico de drogas. Tornam-se doentes e recebem da sociedade o sentimento de repulsa. As instituições dão um tratamento ineficiente, o que tem como consequência o estouro da criminalidade”, avalia.
Dorta questiona que objeto tem as chacinas senão manter o comércio das drogas. “Nossas crianças, nossos jovens pedem socorro, não podemos deixar mais as vendas nos olhos. Sei que os vereadores vão se empenhar cada vez mais para solucionar. Estamos a disposição para discutir esse e outros temas. A Grande Loja Maçônica jã tem contribuído. As filhas de Jó é uma instituição que atua junto aos jovens para elas serem no futuro indutoras de uma sociedade mais justa”.
Disse que há décadas a instituição despertou para esse trabalho. “Nossas instituições são de caráter essencialmente educativo, embora esotéricas. A OFJ é uma forte iniciativa dessa direção”, argumentou. Ele afirmou que na próxima segunda-feira, dia 19 de março, a Loja Macônica do Ceará completará 90 anos de fundação. Pontuou que a experiência conquistada os propicia uma visão privilegiada acerca dos problemas da capital. “Que o povo dessa cidade contemple e apoie o esforço dessas Filhas de Jó, que se baseiam no livro bíblico. Parabenizamos todas as crianças e jovens em nome de sua coordenadora maior Ivelise Maia que entrou na ordem quando criança e permanece até hoje. Agradecemos ao nosso irmão Idalmir Feitosa que é sensível ao nosso trabalho e aos demais vereadores que apoiaram e endossaram essa homenagem. Agradecemos a família da Grande Loja Maçônica que aqui está representada pelas diversas colunas que sustentam a nossa instituição”, finalizou.
A suprema deputada assistente das Filhas de Jó, Ivelise Maia disse que pela primeira vez um município aprova por unanimidade uma homenagem a instituição. “Quero agradecer o apoio do vereador e tio Idalmir Feitosa, que sempre esteve ao lado das Filhas de Jó. Mesmo quando o senhor passou alguns anos fora da casa. Agradeço as filhas de Jó pela pessoa que sou hoje. Sei que tenho muito a aprender. Quando entrei era uma menina de 14 anos. Tinha medo de falar em publico, dificuldade de me socializar com as pessoas, e queria ser jornalista, mas como se tinha aquela dificuldade?. Hoje tenho muita gratidão ao Betel, a Deus e ao meu Pai. Quero agradecer ao presidente da Câmara, vereador Salmito Filho e todos os vereadores por terem aprovado esse requerimento. Agradecer todos os meus tios aqui presentes e minhas irmãs que participam e se desenvolvem, adquirem responsabilidade incríveis. Hoje elas vão fazer uma demonstração de como fazemos o trabalho para que as pessoas conheçam um pouco das Filhas de Jó”, frisou.
Segundo Ivelise, as Filhas de Jó é a única instituição que exige que a associada tenha um elo com o maçom. É baseada no livro de Jó. As reuniões ocorrem no Betel, que quer dizer lugar sagrado. O trono da rainha fica no oriente. Dentro e fora do Betel ficam os guardiãos. Usamos a cor roxa que é a cor da dignidade emblemática e também a cor branca, que tem sido usada como símbolo de nobreza e pureza. A capa roxa da rainha significa dignidade, a coroa é símbolo de sucesso. O trabalho significa o caminho da vida. As linhas laterais significam o alicerce do Betel. As Filhas de Jó é democrática e forma as meninas para a vida. Em nossa organização temos lindas músicas que nos inspiram nas nossas reuniões”, declarou.
Em seguida foram apresentadas músicas mostrando como elas encerram as reuniões. Em seguida foi feita a entrega de um certificado de agradecimento ao vereador Idalmir Feitosa, que por sua vez fez a entrega de flores as integrantes das Filhas de Jó.
Histórico - Organização com objetivo instruir jovem 10 aos 21 anos que tenham parentesco com o mestre maçom para se tornarem mulheres fortes e confiantes, certas que podem fazer grandes feitos, através da bíblia sagrada. Se baseia pelo livro de Jó, honrando a bandeira de respeito, com o objetivo de tornar-se guia. Estuda sobre caridade, o amor para quem precisa na filantropia. As Filhas de Jó são chamadas de as mais justas em toda a terra. Surgiu em 1920, pela senhora Ethel T. Wead Mick, no Estado de Nebrasca, Estados Unidos, que gostava de ler a Biblia com mais ênfase no Livro de Jó. Cresceu e casou-se com maçom. Se tornando membro da Estrela do Oriente. Depois fundou as Filhas de Jó, baseada no capítulo 42 versículo 15: “em toda terra não existe mulher mais justa que as filhas de Jó”.
Hoje a ordem está Estados Unidos, Brasil, Canadá e Filipinas. No Ceará desde 1998. Hoje conta com Betels em Iguatu, Juazeiro, Russas, Crato, Pedra Branca, Canindé Quixadá e outros. São mais de 20 mil membros iniciadas. Trabalha com juventude na educação e preservação de valores.
Realiza um trabalho de engradecimento de pessoas. Cada Betel pode ser considerada uma entidade filantrópica, pois beneficia os que mais necessitam.

Com informações de www.cmfor.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses