Entrega da Medalha Paulo Freire amanhã

Acontece na noite de amanhã, no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza, a solenidade de concessão da medalha Paulo Freire ao antropólogo Francisco Ferreira de Alencar, fundador do Instituto de Antropologia do Estado do Ceará, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) e da Universidade de Estocolmo (Suécia).

A homenagem se deu por sugestão requerida pelo vereador Deodato Ramalho (PT). Além dele, também receberão a distinção, outras três personalidades da educação do município: Lindalva Pereira, Cláudio Ricardo Gomes e Roberto Cláudio Frota Gomes.
A escolha dos agraciados com a Medalha Paulo Freire, que é a maior comenda da educação do município, é feita pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Informática e Inovação da Câmara Municipal de Fortaleza, da qual Deodato é membro.
Educação engajada e exílio
Chico Alencar foi um dos principais defensores dos direitos humanos nos primeiros anos da ditadura militar advinda do golpe de 1964. Ele atuava ajudando estudantes perseguidos, que atuavam no Sul e Sudeste do Brasil. Por seu apoio à resistência à ditadura militar no Ceará acabou sendo preso e exilado.
Como professor da Faculdade de Medicina, Alencar ministrava aulas na área de antropologia ligada à Saúde. Com sua prisão, foi acusado de abandono de emprego pela instituição – portanto, não foi beneficiado com a Lei de Anistia, promulgada em 1979.
Luta pelo reconhecimento
Alencar saiu em maio de 1970 do Brasil para o México. Foi ser professor na Universidad Nacional Autónoma de México. Lá ele denunciou a ditadura, escrevendo uma carta para o ministro da Educação, Jarbas Passarinho. E depois foi para o Chile, até o golpe, em 1973.
O embaixador sueco, Harold Eder Stamb, salvou quase mil vidas, colocando todo mundo na Embaixada, inclusive Francisco Alencar e sua irmã, Bárbara. Daí a fuga para a Suécia. Após 26 anos de exílio na Suécia, passou 15 anos lutando para ser anistiado. Só no início dos anos 2000, conseguiu ser reintegrado e se aposentar como professor da UFC. Hoje Francisco mora em Fortaleza.
“A indicação de Alencar para a Medalha Paulo Freire se deu por sua contribuição, como intelectual orgânico e defensor das causas sociais e democráticas. A sua história de vida e os ensinamentos que dela decorrem, o fazem merecedor da distinta medalha Paulo Freire”, afirmou Deodato.
Sessão Solene de entrega da Medalha Paulo Freire
19 de setembro, segunda-feira, às 19h30
no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza
Rua Thompson Bulcão, 830
Traje: Passeio Completo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto