Médicos ouvem prefeituráveis

O Sindicato dos Médicos do Ceará, a Associação Médica Cearense (AMC) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), promoveram, hoje (29), no auditório do Sindicato, o Saúde em Destaque, evento de entrega das reivindicações dos profissionais médicos aos candidatos a prefeito e vice-prefeito de Fortaleza.
A realização do evento também marcou um dia histórico para o Sindicato e a categoria médica: o aniversário de 75 anos da entidade, criada em 29 de agosto de 1941 e que, nesta segunda, comemora a entrega oficial de novas instalações de sua sede, reformadas e ampliadas.
O fato foi destacado no discurso da presidente Mayra Pinheiro, que abriu o evento ressaltando, ainda, a atuação em conjunto das três entidades médicas do Estado – Sindicato, AMC e CREMEC –, trabalhando em parceria e em sintonia com os anseios da sociedade.
Das reivindicações
O documento Saúde em Destaque, com oito tópicos amplos, complementares e que abrem um leque de ações necessárias à área da Saúde, foi entregue aos oito postulantes à Prefeitura e ou seus respectivos vices: Capitão Wagner, Gonzaga, Heitor Férrer, João Alfredo, Elmano de Freitas (vice), Roberto Cláudio, Nina Carvalho (vice) e Nilton Araújo (vice).
Luizianne Lins e Ronaldo Martins chegaram a confirmar presença no evento, mas, de acordo com as assessorias, ficaram impossibilitados de participar após convocação à Sessão Deliberativa Extraordinária na Câmara Federal. O candidato Tin Gomes, também de acordo com a assessoria, não pode comparecer em virtude de outro compromisso previamente agendado.
Confira a íntegra do documento assinado pelos presidentes das três entidades médicas – Dra. Mayra Isabel Correia Pinheiro, do Sindicato dos Médicos do Ceará; Dr. Carmelo Silveira Carneiro Leão Filho, da Associação Médica Cearense (AMC); e Dr. Ivan de Araújo Moura Fé, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), que no evento foi representado pela Conselheira Regina Portela:

Considerando o empenho dos médicos e de outros profissionais da Saúde para atender com respeito, competência e qualidade as inúmeras demandas da população fortalezense no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município, em muitas situações dando seu máximo em condições adversas,

O Sindicato dos Médicos do Ceará, a Associação Médica Cearense (AMC) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), no uso de suas atribuições enquanto entidades representativas da categoria médica, apresentam-lhes reivindicações cujo cumprimento é condição incontornável para assegurar a qualidade do exercício da medicina e do atendimento em Saúde na capital cearense:

1ª Concurso Público como prioridade da gestão;

2ª Participação das entidades médicas na formatação das Políticas Públicas de Saúde do Município;

3ª Gerenciamento das Unidades de Saúde do Município feito por profissionais técnicos com formação e/ou embasado conhecimento em Gestão de Saúde;

4ª Cumprimento, por parte da gestão, das Portarias e Normativas que regulamentam o exercício profissional da Medicina e o funcionamento das Unidades de Saúde Primárias e Secundárias;

5ª Refeições adequadas para os profissionais nas Unidades de Saúde do Município;

6ª Alojamentos médicos em condições de salubridade nas Unidades de Saúde do Município;

7ª Segurança armada nas Unidades de Saúde do Município; e

8ª Implantação imediata das gratificações referentes ao exercício profissional.

Pautadas na transparência e na isenção, as entidades médicas que assinam este documento estão sempre disponíveis para negociação e diálogo construtivos com os entes públicos e esperam fortalecer o processo de entendimento com todos os setores que podem agregar contribuições no debate sobre as políticas de saúde, em detrimento de medidas intransigentes e sem o devido exercício democrático.

É interesse destas entidades, dar publicidade a todos os compromissos definidos através de uma agenda transparente e positiva para a sociedade fortalezense, que poderá acompanhar a evolução das respostas e testemunhar o grau de responsabilidade de todos os envolvidos.

Fortaleza, 29 de agosto de 2016

Das regras
Em ofício previamente encaminhado às assessorias das campanhas ficou acordado: tolerância de quinze minutos à chegada de todos os candidatos para o início do evento, que começou pontualmente às 8h15; permitida a entrada de até dois assessores, mais fotógrafo, por coligação; após apresentação e entrega das reivindicações aos candidatos, cada prefeito ou vice teve até cinco minutos para considerações acerca do documento entregue.
Como o evento não teve o caráter de debate, não foi aberto espaço para perguntas aos candidatos, nem mesmo entre eles.
Em suas falas, todos os prefeituráveis destacaram a importância da iniciativa proposta pelas entidades e expressaram apoio às reivindicações pautadas.
Estiveram presentes
Além de diretores das entidades médicas, assessores das coligações e imprensa, marcaram presença no Saúde em Destaque: o Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos; representando todos os professores médicos das entidades Universitárias, Dr. Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto); o presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia, Dr. Newton Andrade Junior; representando a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-Regional Ceará, Dr. Harley Araújo Cavalcante; o presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-Regional Ceará, Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva; o presidente da Associação Cearense de Medicina de Família e Comunidade, Dr. Emílio Rossetti Pacheco; representando os médicos do Programa Saúde da Família em Fortaleza, Dr. Otto Wen Hac Cha; e o representante Sindicato Estudantil, Francisco Willamy Pedrosa Alves Filho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses