Inegra

Na próxima sexta-feira (dois), o Instituto Negra do Ceará (Inegra) realiza às 9 horas o Seminário "Por Justiça, Voamos Pelas Asas de Maat". A atividade tem como objetivo socializar um ano de trabalho com mulheres em situação de cárcere do estado do Ceará, no Instituto Penal Feminino (IPF) Desembargadora Auri Moura Costa, contando com presença das educadoras, organizações parceiras do projeto, bem como, algumas mulheres educandas da formação que agora estão em liberdade.
O projeto "Pelas Asas de Maat: ampliando acesso à justiça das mulheres em situação de privação de liberdade” é apoiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos e proporcionou formação política a 90 mulheres. No processo foram abordadas as seguintes temáticas: gênero e sexualidade, raça e etnia, questões de classe, acesso à justiça e diretos humanos, no período de agosto de 2015 a agosto de 2016. 
Divididas em três turmas, as mulheres do IPF produziram reflexões valiosas sobre as suas vidas dentro e fora do presídio. Cerca de 90% das mulheres foram certificadas. O projeto contou com a parceria do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidades, Gênero e Família – NUAFRO/UECE, do Fórum Cearense de Mulheres e do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar/Assembleia Legislativa do Ceará. A experiência também contou com o significativo apoio da Pastoral Carcerária.
Na ocasião também será lançada a cartilha "Rompendo Muros, Brotando Resistências e Liberdade". O material traz o cotidiano do presídio feminino a partir de três personagens inspiradas nos relatos de vida de mulheres que estão em privação de liberdade. Além disso, apresenta de forma sucinta informações quantitativas e qualitativas referentes ao sistema penitenciário feminino.
Às 14 horas acontecerá a audiência pública “Encarceramento de Mulheres, Sistema Prisional e Acesso à Justiça” em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa que objetiva debater o sistema penitenciário do Estado e visibilizar a população encarcerada feminina e as situações de violação de direitos vivenciadas por ela. Na ocasião serão apresentados os desafios e as propostas para o Estado e a sociedade superarem esse processo de criminalização histórica da população pobre e negra.
O Inegra, ou melhor "A Inegra", como batizaram as mulheres do IPF, é uma organização política, não governamental de mulheres negras que há 13 anos atua na luta pela superação da sociedade capitalista, racista, sexista e patriarcal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses