Vai que dá certo II

Sequência de Vai que dá certo, megassucesso de 2013 que levou quase três milhões de espectadores às salas de cinema do Brasil, Vai que dá certo 2 entra em circuito nacional em 7 de janeiro de 2016 com a expectativa de repetir o sucesso de seu antecessor. Quinto longa-metragem do cineasta Maurício Farias, o longa é uma comédia cheia de ação que, enquanto cumpre sua função de entreter, ainda propõe com leveza o questionamento dos limites éticos do ser humano na luta pela sobrevivência. O elenco é praticamente o mesmo do filme de 2013. Em parceria com o codiretor Calvito LealFarias juntou novamente no set os atores Fábio Porchat (Amaral), Danton Mello (Rodrigo), Lúcio Mauro Filho (Danilo), Felipe Abib(Tonico) e Natália Lage (Jaqueline). A esse time marcado pelo entrosamento e pela fina sintonia, se juntaram Vladimir Brichta, intérprete do vilão Elói, e Veronica Debom, que dá vida à sensual Simone.

O humor continua afiado e leve – um “humor de situação”, como conceitua o diretor Maurício Farias. Já o ritmo ficou ainda mais ágil. “Nosso desejo era criar um roteiro que tivesse o mesmo tom de comédia do primeiro filme. Achamos que o público gostaria de ver aquelas personagens novamente em situações engraçadas e absurdas. Porém queremos surpreender. A gente trabalhou muito para encontrar um ponto de partida diferente, até chegar numa nova história”, explica Maurício.

Quando o diretor fala em ‘a gente’, se refere a uma grande equipe capitaneada pela Fraiha Produções, empresa que acreditou na ideia original de Farias e viabilizou a filmagem do primeiro Vai que dá certo. Com a mesma produtora deSilvia Fraiha, que completa 20 anos de atividades em 2015, o diretor apresenta uma sequência que considera mais elaborada e que chega aos cinemas como uma produção Fraiha e Boa Vida, apresentada pela Imagem Filmes e pelaGlobo Filmes, as mesmas empresas parceiras de 2013. “Este segundo filme é mais maduro. A trama principal é mais complexa. As personagens agem assumidamente de maneira irresponsável e ambígua. São heróis imperfeitos”, enfatiza o diretor.

Os diálogos espirituosos do roteiro foram criados desde o início com a colaboração decisiva de Fábio Porchat, ator que interpreta Amaral. No primeiro filme, Porchat entrou no meio do processo criativo. “Neste eu participei do processo desde o início, na verdade desde a criação da ideia do filme”, ressalta Porchat, que assina o roteiro com Bernardo Guilherme eMarcelo Gonçalves, também roteiristas do primeiro filme, consagrados na TV por séries como A Grande Família e Mister Brau, entre outras, junto com o próprio Maurício Farias.

A presença de Porchat na criação do segundo filme – rodado durante seis semanas, em Campinas (SP) – é elogiada porMaurício Farias. Assim como o trabalho com os atores Danton MeloFelipe AbibLúcio Mauro FilhoNatália Lage,Veronica Debom e Vladimir Brichta. “São atores muito talentosos e carismáticos. É fácil e divertido trabalhar com eles. A filmagem corre leve”, justifica Farias. “Somos companheiros de trabalho há muitos anos. Isso sem dúvida torna mais rápido o entendimento no set. Nossa parceria já deu muito certo no primeiro filme”, observa o diretor, lembrando que mesmo antes de Vai que dá certo já tinha trabalhado na TV com todos os atores que formam o quinteto que protagoniza Vai que dá certo 2, com exceção do Felipe AbibVladimir Brichta (ator que quebra intencionalmente o tom de comédia na pele de Elói, o vilão bonitão de Vai que dá certo 2), e Veronica Debom (atriz que faz a sensual e perigosa Simone) também já tinham trabalhado com Farias em séries de TV como Tapas & Beijos e o humorístico Tá no Ar – o que somente ampliou a fina sintonia entre diretor e atores no set.

Intérprete de Danilo, personagem que desencadeia toda a aventura do roteiro de Vai que dá certo 2 ao tomar posse de um vídeo comprometedor, Lúcio Mauro Filho confirma o clima ótimo do ambiente de trabalho. “Não conheço jeito melhor de se fazer cinema. Todos - a equipe técnica, a equipe de produção, o elenco - viveram como uma família no período de filmagem”, conta Lúcio.

A convivência familiar no set colabora para o entrosamento do elenco. Mas não diminui a dose de profissionalismo que pautou todo o processo de criação de Vai que dá certo 2. “A gente passou um ano trabalhando na escaleta, desenvolvendo o roteiro”, observa Maurício Farias. O longo tempo gasto na elaboração do roteiro teve por objetivo, bem-sucedido, criar uma história crível para um filme que Farias caracteriza como “uma boa comédia de situação”.

“A gente não quis criar um roteiro com situações que o espectador do filme pudesse ver e dizer: ‘ah, não, isso não existe, isso não é real’. A história de Vai que dá certo 2 anda por pontos críveis, verossímeis. Ela tem um desenlace que parece natural”, pontua Maurício Farias.

O sucesso do primeiro Vai que dá certo fez com que a história do segundo fosse filmada em condições ainda mais favoráveis, com mais recursos e com um pouco mais de tempo (uma semana a mais, a rigor) para a conclusão das filmagens. O que fez com que o diretor tivesse mais tempo para cuidar de cenas mais trabalhosas, como a queda do carro conduzido pelas personagens principais em um rio. “Filmamos toda a sequência dentro do rio. A correnteza e as mudanças naturais do nível da água dificultaram bastante as filmagens e representavam um risco para a segurança do elenco e dos equipamentos. Foram dias divertidos, mas de muita adrenalina”, explica Maurício Farias.

A naturalidade da história esconde também um trabalho minucioso na construção de diálogos que dá pouca chance ao improviso. “Praticamente não há improvisos no filme. As poucas mudanças que fizemos no roteiro, depois das leituras, foram inseridas nos diálogos antes da filmagem. A maioria para tornar o filme mais engraçado”, pontua Maurício Farias.

Para Fábio Porchat, a graça de Vai que dá certo 2 – e o exercício de maior dificuldade na criação do roteiro – está justamente no reencontro do mesmo tom do filme. “A dificuldade foi exatamente manter o mesmo tom e mesma temperatura do primeiro filme, que foi tão bem aceito pelo público. Talvez esse segundo filme esteja mais maduro, uma vez que os personagens já estão bem estabelecidos”, compara Porchat.

Com o filme pronto para estrear nos cinemas de todo o Brasil, o time se mostra confiante no sucesso de Vai que dá certo 2. O diretor, ao menos, já tem a sensação do dever cumprido. “É difícil lidar com a expectativa do sucesso. A gente sempre fica com vontade de que um filme nosso seja visto por muita gente. Mas a única coisa que eu cobro e que exijo de mim é que eu tenha feito o melhor filme possível. Vai que dá certo 2 é um filme despretensioso, feito para entreter. Nosso maior empenho foi produzir uma comédia de situação bem feita, a partir de um roteiro bem elaborado. Acho que  conseguimos realizar nosso objetivo”, comenta Maurício Farias.


SINOPSE LONGA

Depois de tentar enriquecer com um plano mirabolante no qual nada aconteceu como era esperado, Amaral (Fábio Porchat), Rodrigo (Danton Mello) e Tonico (Felipe Abib) estão precisando de grana mais do que nunca. A crise aumenta quando Jaqueline (Natália Lage) aceita se casar com um deles. Mas um DVD com cenas comprometedoras, e que vale uma boa grana, cai nas mãos de Danilo (Lúcio Mauro Filho), empurrando os amigos para uma nova e inesperada aventura que pode virar esse jogo. O sonho de faturar uma bolada tem somente alguns obstáculos: um malandro capaz de tudo pra se dar bem, Elói (Vladimir Brichta), uma prima sensual, Simone, (Veronica Debom), e dois policiais nada federais. Agora é só seguir o plano cuidadosamente improvisado por eles, que, dessa vez, não tem como dar errado!

SINOPSE CURTA

Amaral (Fábio Porchat), Rodrigo (Danton Mello), Danilo (Lúcio Mauro Filho) e Tonico (Felipe Abib) arquitetam um golpe para evitar um outro golpe – o que pode render a eles uma boa grana e uma mudança de vida. Dessa vez, não tem como dar errado!


PERSONAGENS

AMARAL (Fábio Porchat)
Depois de ver sua carreira de pequeno empresário dar errado, de se envolver em assalto a um carro-forte e escapar ileso, Amaral está novamente precisando de grana. Ele não conta mais com seu irmão e ex-sócio, que largou a loja de games da família para trabalhar com um político corrupto e, finalmente, enriquecer. Amaral passou então a dividir as contas da casa com Tonico (Felipe Abib) e a gastar a maior parte de seu tempo jogando videogame. Até descobrir, sem querer, um DVD com cenas comprometedoras de um homem que vai se casar com uma mulher mais velha e muito rica para dar um golpe. Convencido de que pode dar um golpe para evitar esse outro golpe, Amaral se joga numa aventura inusitada, sonhando mudar sua vida.

TONICO  (Felipe Abib)
Tonico continua dando aulas particulares de inglês, mas cada vez tem menos alunos, fato que ele não reclama. Vagabundo nato trabalha apenas para dividir as contas da casa em ruínas com Amaral (Fábio Porchat).  Seu dia a dia exige que ele dedique todo o seu tempo à arte do videogame, conversa fiada e piadas que envolvem cultura Pop. 

DANILO (Lúcio Mauro Filho)
Danilo trabalha como gerente de supermercado. Emprego que conseguiu graças ao suor de sua irmã... que é amante do sujeito que vai casar com a dona do estabelecimento. Ele tem como hábito pegar alguns itens “emprestados” do mercado, principalmente em ocasiões especiais, como, por exemplo, para ajudar na festa do casamento do primo Rodrigo (Danton Mello). Como bom golpista que é, está preparando um plano quase perfeito e genial para ficar milionário. 

RODRIGO (Danton Mello) 
Rodrigo é um cara simples que, para ser feliz, precisa apenas de amor na cama, uma guitarra afinada e um futebolzinho na TV. Depois de tentar roubar um carro-forte (e falhar completamente), decide que quer apenas acertar na vida e viver de sua música. Rodrigo amadureceu, mas seus planos são radicalmente alterados quando ele é envolvido contra a sua vontade no golpe "genial" de seus amigos Tonico (Felipe Abib) e Amaral (Fábio Porchat). Assim, ele se vê mais uma vez diante da possibilidade de ganhar dinheiro em troca da sua consciência e de uma vida legal.

JAQUELINE (Natália Lage)
Depois de passar o maior sufoco de sua vida para ajudar esse grupo de desmiolados a se dar bem em um golpe, Jaqueline descobre que não existe lógica no amor e decide se casar com um desses pés-rapados. O que ela jamais poderia esperar é que, depois de tudo o que passou com o grupo, os amigos iriam estar envolvidos em outro golpe que vai pôr seu casamento e sua vida em extremo perigo. 

ELÓI (Vladimir Brichta)
Um malandro com um pé no crime e outro na libertinagem, Elói tinha o plano perfeito para casar com uma ricaça e garantir uma vida boa. Porém, tudo é colocado a perder quando um DVD com imagens comprometedoras cai nas mãos erradas. Agora ele vai fazer de tudo pra acabar com essa ameaça e garantir que nenhuma sombra atrapalhe o seu lugar ao sol.

SIMONE (Veronica Debom)
Simone é irmã de Danilo (Lúcio Mauro Filho) e prima de Rodrigo (Danton Mello). Uma mulher de rosto sedutor e corpo voluptuoso que sabe exatamente o que quer e o que fazer para se dar bem. Coleciona um considerável número de homens em sua vida amorosa. É uma verdadeira gata do ponto de vista sexista dos amigos Amaral e Tunico. Mas, sobre os perigos dessa mulher, ninguém sabe nem a metade. 



FICHA TÉCNICA DE VAI QUE DÁ CERTO 2

Uma comédia de Maurício Farias
Direção: Maurício Farias Calvito Leal   
Roteiro: Bernardo Guilherme, Fábio Porchat, Marcelo Gonçalves e Mauricio Farias
Trilha sonora: Branco Mello e Emerson Villani
Fotografia: Uli Burtin 
Direção de Arte: Luciane Nicolino
Edição: Fábio Vilella
Som: Lício Marcos de Oliveira  
Figurino: Antônio Medeiros 
Maquiagem: Simone Rosin (Batata) 
Produção de Elenco: Andrea Imperatore   
Produção Executiva: Silvia Fraiha e Veruschka Bauerle   
Produção: Silvia Fraiha e Maurício Farias   
Coprodução: Globo Filmes
Produtor Associado: Guel Arraes
Distribuição: Imagem Filmes


ELENCO
Fábio Porchat (Amaral)
Danton Mello (Rodrigo)
Lúcio Mauro Filho (Danilo)
Natália Lage (Jaqueline)
Felipe Abib (Tonico)
Vladimir Brichta (Elói)
Veronica Debom (Simone)
Lucio Mauro (Seu Altamiro)
Felipe Rocha (Cid)
Ravel Cabral (Da Silva)

LINKS



Hashtags: #VaiQueDaCerto2 #VQDC2


SOBRE A PRODUTORA

Fraiha Produções

Fraiha Produções comemora seus 20 anos de existência lançando mais um sucesso de bilheteria. Desde 1995, vem emocionando o público brasileiro com histórias como Duas Vezes com Helena e Verônica. No campo dos documentários, produziu Virando Bicho e Rio de Cinemas. Fez rir com Vai Que Dá Certo, filme que atingiu grande sucesso de bilheteria se tornando a 10ª maior estreia do cinema brasileiro desde a retomada, e agora ganha uma sequência, Vai Que Dá Certo 2, que com certeza vai deixar sua marca no cinema nacional. 


SOBRE A DISTRIBUIDORA

Imagem Filmes

Imagem Filmes é uma distribuidora nacional de filmes independentes comprometida, acima de tudo, com a qualidade e variedade de produções. Atuando desde 1998 nos segmentos de cinema, vídeo e televisão a Imagem Filmes distribuiu recentemente grandes produções nacionais, dentre elas: Caras de Pau, Entre Abelhas, Vendedor de PassadosVai Que Dá CertoSomos Tão JovensFlores RarasMato Sem Cachorro, além das produções internacionais; Simplesmente Acontece, Debi & Lóide 2 e Homem Irracional.



SOBRE A GLOBO FILMES

Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 170 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, dramas e aventuras, apostando em obras que valorizam a cultura brasileira. AGlobo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como Tropa de Elite 2Se Eu Fosse Você 22 Filhos de FranciscoO PalhaçoGetúlioCarandiruNosso Lar e Cidade de Deus – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.


FOTOS PROMOCIONAIS

As fotos promocionais também estão disponíveis em alta resolução para download no site oficial do filme: www.vaiquedacertoofilme.com



INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
CANIVELLO COMUNICAÇÃO – (21) 2274.0131 / 2239.0835
Julia Enne – julia.enne@canivello.com.br / (21) 98505.4555
Leila Grimming – leila.grimming@canivello.com.br / (21) 98112.3390
Mario Canivello – mario@canivello.com.br / (21) 99972.6572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto