100 metros

Nova portaria da Aeronáutica reduz em até 100 metros a altura de novas edificações na capital de Fortaleza. A resolução foi proposta desde o dia 15 de outubro pelo Comando da Aeronáutica (Comaer) e estipula o limite máximo para novas edificações, ou qualquer objeto que se eleve a mais de 45 metros de altura em relação à elevação do aeródromo e esteja elevado acima da superfície do terreno em mais de 19 metros em determinados pontos da cidade. A Portaria 957 do Comaer é uma recomendação da Organização da Aviação Civil Internacional e visa à segurança das aeronaves que pousam e decolam dos aeródromos públicos ou privados (incluindo os aeroportos). A norma será implementada em todos os aeródromos do país.
Em Fortaleza, alguns bairros sofreram com essa redução. Exemplo é o bairro Guararapes, região em expansão com novos empreendimentos imobiliários na região leste da capital cearense. De acordo com a Portaria do Comaer, o local, que antes podia abrigar construções com até 24 andares, agora só poderá ter prédio com até 16 pavimentos. Bairros como Fátima, Dionísio Torres e Luciano Cavalcante também ficam mais limitados ao gabarito, isso tudo para seguir à risca o que manda a Portaria 957 do Comando da Aeronáutica na aprovação de projetos, além de obedecer aos demais parâmetros urbanos do Plano Diretor.
Com o intuito de esclarecer as principais dúvidas acerca do tema, o Sinduscon-CE promove, na próxima segunda-feira (23), a partir das 8h30, no auditório da Fiec, um seminário prático sobre a portaria nº 957/GC3, de 09/07/2015 e Portaria DECEA nº 12/ICA, de 14/07/2015. O encontro será ministrado pelo Coronel Aviador Magela, Tenente Coronel Especialista em Tráfego Aéreo Ernane e pelo Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Márcio, membros do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).
Com esse seminário, o Sinduscon-CE busca um melhor entendimento sobre as novas regras para os envolvidos na concepção, aprovação e execução dos empreendimentos. Além disso, o sindicato também busca a possibilidade de alterações. “Vamos nos unir para fazer um estudo geral da situação atual das edificações, fazer uma análise mais profunda para que possamos conversar com o Decea. Assim que tivermos informações da agenda do grupo que fará esse estudo, informaremos para que o maior número de pessoas possam contribuir com o resultado final do material”, declarou André Montenegro de Holanda, presidente do Sinduscon-CE. O seminário pretende reunir arquitetos, engenheiros das construtoras associadas ao Sinduscon/CE, técnicos da Prefeitura e demais interessados.
Serviço
Seminário Seminário Técnico sobre a nova Portaria 957 do Comaer
Dia 23 de novembro, de 8h30 às 16h30, no auditório José Flávio, na Fiec.
Avenida Barão de Studart, 1980 – Aldeota

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo Carnavalesco 2024

Futricas Políticas

Prefeitos 2024