Medalha Boticário Ferreira

IMG_3164A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira, 26, no Auditório Ademar Arruda, Sessão Solene para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao professor de Judô Mílton Nunes Moreira. A comenda teve como propositora a vereadora Germana Soares (PHS), aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi dirigida pela vereadora Germana Soares e a mesa foi composta pelas seguintes personalidades: José Marcelo Frazão, da Academia Sol Nascente; Jorge Henrique, vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física; Wellington Soares, vice-presidente da Federação Cearense de Judô e representante dos atletas de Seleção Cearense e José Caldeira Neto, presidente da Federação Cearense de Judô.
Em seu pronunciamento de boas vindas aos presentes, a vereadora Germana Soares destacou ser uma grande alegria para a Casa Legislativa, a entrega da maior comenda da Câmara a um grande homem. “A Câmara aprovou por unanimidade, como reconhecimento de tudo que esse homem fez aqui na Terra. Ele veio para fazer a diferença. Não só por ser um ícone do Judô, mas por ter formado grandes alunos que se espelham na sua vida e que poderiam ter outro destino, se não fosse seu trabalho. Parabenizo também a sua filha Francileide, que foi a primeira mulher faixa preta no Ceará” afirmou a vereadora.
Segundo ela, a Casa do Povo reconhece, através dessa homenagem todo amor, o tempo, a dedicação desses 60 anos dedicados ao Judô. “Essa comenda é partilhada por sua família, seus alunos e todos que direta ou indiretamente foram beneficiados por seus grandes serviços prestados a nossa cidade”.
José Caldeira Neto, presidente da Federação Cearense de Judô, disse que esse momento é único pra o Judô no Estado, “me sinto feliz de ser hoje presidente da Federação e ter compartilhado tantas homenagens prestadas ao professor Milton. Ele no ano passado recebeu a maior graduação do Judô brasileiro e agora recebe a maior honraria da Câmara Municipal de Fortaleza. Falando pelo Judô do Ceará essa comenda valoriza o Judô de nosso Estado. Agradeço pelo exemplo e pessoa que ele é. Nossa cidade está carente disso de ter pessoas de envergadura moral para termos como exemplo” afirmou; Falou ainda o diretor da Academia Sol Nascente, Marcelo Frazão que agradeceu as pessoas que estão dando total apoio ao professor Milton, afirmando ser este um momento de grande emoção.
Em seus agradecimentos, o professor Milton Moreira, disse ser uma honra receber uma comenda tão importante. “Poucas pessoas recebem essa Medalha e eu um simples professor de Judô recebendo uma homenagem dessas, me sinto muito sensibilizado. Quero agradecer por todas as palavras que foram ditas aqui, e espero ser merecedor de tanta reverência”, afirmou.
Biografia – Milton Nunes Moreira nasceu no dia 24 de Janeiro de 1917 em Fortaleza, filho de João Nunes Moreira e Tereza Nunes Moreira. Trabalhou como sapateiro, alfaiate, instrutor de Jiu-Jitsu e professor de Judô. Em 24 de Janeiro de 1967 criou o Centro de Judô Cearense, que depois foi nomeada para Academia Judô Clube do Sol Nascente, nome que a academia tem até hoje e são referências em várias áreas profissionais na sociedade civil. Como professor de Judô, Mílton Nunes é 8º Dan, possui a faixa vermelha/branca, que representa o mestre dos mestres.
Concluiu o 2° grau. Toda sua família é envolvida direta ou indiretamente com o Judô. Iniciou-se na prática de Jíu-Jitsu em 1958. Foi instrutor desse esporte e hoje possui a faixa marrom/vermelha. Como professor de Judô, 8° Dan, possui a faixa vermelha/branca (coral), que representa o mestre dos mestres. Obteve várias vitórias em campeonatos como lutador. No primeiro Campeonato de Judô, em 1961, foi campeão. Aos 98 anos ainda se exercita diariamente, gosta de praticar caminhadas leves. Dá nome a Copa de Judô Milton Moreira, realizada pela Federação Cearense de Judô, que está na sua 10ª Edição.
“A Outorga da referida comenda, além de prestigiar a figura do nosso professor, prestigia todos os praticantes do Judô em atividade, assim como a memória daqueles que faleceram durante esta caminhada, da existência do Judô em nossa cidade”, afirma a vereadora Germana Soares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo Carnavalesco 2024

Futricas Políticas

Prefeitos 2024