Dia da Mulher - VII

Ao longo dos anos, a mulher conquistou o seu espaço no mercado. Mas, a inserção feminina no ambiente de trabalho trouxe alguns desafios, uma vez que a mulher exerce vários papéis ao mesmo tempo. Com isso, a carga horária de trabalho é multiplicada e, na maioria das vezes, ela se coloca em segundo plano.
“O trabalho, normalmente, se estende após o expediente, já que a mulher desempenha outros papéis em casa. Sendo assim, ela se sacrifica para dar conta de tudo e acaba deixando a própria saúde de lado – a alimentação perde a qualidade, o sono é prejudicado, o metabolismo fica desequilibrado e a qualidade de vida é completamente afetada”, explica a Dr. Rafaela Perraro Sanderson que é endocrinologista e consultora médica dos Programas de Qualidade de Vida do Imtep, um dos um dos maiores grupos de saúde empresarial do país.
O extenso volume de tarefas no dia a dia também desencadeia problemas de saúde como o estresse. Segundo a endocrinologista, o estresse deve ser um sinal de alerta já que ele pode causar outras doenças. Falando em alerta, a Dra. Rafaela dá algumas dicas, como: comer a cada três horas para regular o metabolismo, praticar atividades físicas, consumir alimentos saudáveis, fazer exames periódicos e adotar um estilo de vida saudável. 
Na realidade, tudo vai depender da faixa etária da mulher. Se ela estiver na menopausa, por exemplo, deve fazer exames de rotina e reposição hormonal, se o médico julgar necessário. A preocupação com a alimentação e com a qualidade do sono também é muito importante, já que a menopausa provoca alguns sintomas como suores noturnos e insônia, conforme relata a Dra. Rafaela. “Nesse período pode ocorrer ganho de peso; aumento do nível do colesterol e, consequentemente, da pressão arterial e risco cardiovascular; ondas de calor; diminuição no desejo sexual; déficit de atenção e memória; perda de massa óssea (osteoporose); alterações na distribuição da gordura corporal e até mesmo depressão”, completa a endocrinologista que é responsável técnica do Imtep para o Programa Mais Leve.
Mais Leve
A busca pela qualidade de vida e a prevenção devem ser as grandes aliadas da mulher. De olho nisso, o Imtep criou o Programa Mais leve que desde 2014 disponibiliza uma equipe multidisciplinar que atende dentro das empresas clientes, para que os colaboradores possam ter auxílio de profissionais (endocrinologista, psicólogo, nutricionista e educador físico) tanto na reestruturação do pensamento como nos hábitos diários que podem ser modificados com disciplina e motivação.
A responsável técnica conclui que o auxílio especializado da equipe de saúde é um diferencial para os resultados que acabam contagiando os colegas de trabalho e familiares, incentivando-os, desta forma, para que também busquem a manutenção da qualidade de vida e dos hábitos saudáveis.
ATENÇÃO: O PMLI - Programa Mais Leve Imtep oferece orientações para todos que desejam controlar o peso e adquirir um estilo de vida saudável. O programa que pode ser contratado pelas empresas tem duração de 12 meses e as consultas podem ser individuais ou em grupos. Neste período, também são feitos exames e acompanhamento de resultados. 
Sobre o Imtep - Há duas décadas o Imtep tem como propósito promover a saúde nas organizações com o foco na valorização da qualidade de vida de seus colaboradores e no incremento da produtividade do capital humano. Referência em gestão de saúde empresarial, o Imtep oferece uma gama de soluções para o atendimento das necessidades dos clientes. Os serviços estão estruturados em quatro unidades de negócio: Gestão de Serviços, Saúde Ocupacional, Cursos e Treinamentos e Qualidade de Vida. Conheça a empresa pelo site www.imtep.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto