Agenda da Adufc


A Agenda da ADUFC de 2015 presta homenagem ao casal de artistas plásticos cearenses Estrigas e Nice Firmeza, nomes fundamentais no cenário artístico cearense. A publicação será apresentada na programação de abertura do ano letivo, que homenageia o casal, no Museu de Arte da UFC, na próxima quarta-feira (25), às 18h30. Primeira mulher a integrar a Sociedade Cearense de Artes Plásticas, Nice faleceu em abril de 2013. Estrigas, uma referência das artes cearenses de todos os tempos, faleceu no ano seguinte, em outubro de 2014. Deixaram juntos, no sítio do Mondubim que dividiram por cinco décadas, um acervo com centenas de peças que contam a história da arte no Ceará, preservado com toda a dedicação no Minimuseu Firmeza, fundado nos anos 1960.

A curadoria e os textos da Agenda são de Gilmar de Carvalho, amigo que conhecia como poucos o cotidiano de Estrigas e Nice no sítio onde viviam. São pequenas observações que dialogam com as imagens do fotógrafo Francisco Sousa e compõem um retrato do casal cuja marca era a simplicidade. Funcionam como pequenas doses de sossego para serem apreciadas entre a correria dos compromissos diários. Como diz Gilmar, "Estrigas e Nice foram mestres da serenidade. Não que não tivessem as angústias de todos os homens e mulheres que vivem intensamente seu tempo. A opção pelo sítio do Mondubim, longe de ser uma fuga, era um recolhimento para recarregar as forças e para que eles atuassem ainda mais em sintonia com a natureza, com a convicção de que tudo que tem o toque humano é cultura."

Além de artista das telas e dos bordados, Nice também dominava a arte da culinária. Seus doces, conhecidos dos amigos que frequentavam a casa, tem presença garantida no evento. As receitas originais serão preparadas por um grupo do curso de Gastronomia da UFC, em parceria com a ADUFC. Língua de mulata, bolo de carimã e geleia de acerola são alguns dos quitutes, além do famoso “bolo para o Nilo”, receita que não leva manteiga ou gema de ovos e foi feita sob medida para o marido, impedido de comer os ingredientes por restrições médicas.

Moradores de uma residência artística de muros baixos e portas sempre abertas, vida e obra do casal são exemplos de sintonia com a natureza. Uma ligação entre o jardim, os pincéis e a vida que merece ser sempre celebrada. É com esse intuito que a ADUFC afirma o desejo de que em 2015 estejamos juntos seja para as lutas sindicais, seja para os enfrentamentos que virão em defesa dos direitos de educadores e da universidade pública e gratuita, seja para reverenciar nossos mestres.

 Profa. Geíssa Mattos, da Ciências Sociais
"Linda a agenda da Associação dos Docentes da UFC para este ano, uma delicada homenagem ao casal de artistas Nice e Estrigas, que viveram juntos num sítio nos arredores de Fortaleza, onde cultivaram jardins, amigos e arte desde a década de 1960 até a morte deles, ela em 2013, ele em 2014. Vai ser muito bom ter a companhia desses serenos amigos nos dias que se seguem, de tantas complexidades. Parabéns ao Gilmar de Carvalho, pelo belo trabalho de curadoria e a todos os envolvidos. É a agenda mais inspiradora da ADUFC que conheço."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto