Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza teve leve aumento de 0,8% em janeiro, passando de 129,9 pontos, em dezembro, para 131,0 pontos neste mês. O ICC mostra uma tendência estrutural de redução, sendo que o resultado deste mês mostra-se bem abaixo do verificado no mesmo mês do ano passado (137,7 pontos).
O aumento no ICC veio acompanhado de melhoria em seus dois componentes: o Índice de Situação Presente subiu 0,7%, passando de 130,5 para 131,5 pontos, entre dezembro e janeiro, e o Índice de Expectativas Futuras cresceu 0,8%, atingindo 130,6 pontos, como pode ser visto na tabela a seguir:
Tabela 1 – ICC, Síntese dos resultados
Índice
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Valor mensal - em pontos
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Média do Trimestre
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Nov
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Dez
|
Jan
| ||
ICC
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134,2
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129,9
|
131,0
|
131,7
|
ISP
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130,7
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130,5
|
131,5
|
130,9
|
IEF
|
136,5
|
129,5
|
130,6
|
132,2
|
Fonte: Pesquisa Direta Fecomércio/IPDC
“O aumento do salário mínimo colaborou para a melhoria das expectativas em janeiro, principalmente para os consumidores das famílias de faixa de renda mais baixa. Apesar disso, permanece o sentimento de piora no ambiente econômico e o consumidor sente o peso das dívidas no comprometimento da renda e a perda do poder aquisitivo com a inflação, o que limita o potencial de consumo de produtos que dependam de financiamento de médio e longo prazo” ressalta o Diretor Executivo da Fecomércio, Alex Araújo.
A pretensão de compra dos consumidores de Fortaleza em janeiro foi de 43,8%, taxa levemente acima da verificada no mesmo mês do ano passado (42,7%) e a cesta dos produtos procurados indica que o consumidor estará em busca de promoções e liquidações. A comparação com dezembro, cuja taxa se situou em 61,6%, fica prejudicada por conta da sazonalidade do período.
O valor médio das compras é estimado em R$ 318,37 e a intenção de compra mostra-se mais vigorosa entre os consumidores do sexo masculino (44,2%), do grupo etário entre 18 e 24 anos (57,7%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (52,9%). Os produtos mais procurados são: Televisores; citados por 17,6% dos entrevistados; Refrigeradores e freezers (14,0%); Móveis e artigos de decoração (13,6%); Aparelhos de telefonia celular (12,5%); Máquina de lavar roupa (12,1%) e Artigos de vestuário (9,8%).
Expectativa dos consumidores
A maioria dos consumidores entrevistados pelo IPDC em janeiro – 71,6% - considera o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis, corroborando a melhora das expectativas, já que em dezembro o percentual foi de 67,6%. Dentre os que demonstraram maior disposição para consumo, destacam-se os consumidores do sexo feminino (74,2%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (82,8%) e com renda familiar inferior a cinco salários mínimos (72,3%).
A pesquisa também revela que 87,9% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 91,3% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.
O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, com 36,1% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da aceleração da inflação, do aumento dos juros e da percepção de relativa piora no mercado de trabalho trazendo expectativas negativas para o ambiente econômico dos próximos meses.
Índice de Confiança do Consumidor
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é uma medida sintética de indicadores da percepção do consumidor quanto à sua situação econômica, composto do Índice da Situação Presente (ISP) e Índice das Expectativas Futuras (IEF). O ICC funciona, portanto, como um indicador do potencial de consumo, baseado na opinião dos próprios consumidores.
O índice varia no intervalo de 0 a 200, sendo o índice 100 a fronteira entre a situação de pessimismo (abaixo desse valor) e otimismo (acima desse valor). O índice zero denotaria a situação de total pessimismo, enquanto 200 pontos indicariam a situação de total otimismo.
Saiba mais
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, ligado à Fecomércio-CE. Tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.
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