Natal no CCBNB

Apresentações teatrais serão realizadas para abrir a programação natalina do projeto Arte Itinerante, promovido pelo Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB Fortaleza), que leva produções artísticas aos espaços culturais da capital. Nesta edição, as companhias Mais Caras de Teatro, Matulão de Histórias e Outro Grupo de Teatro farão apresentações de três espetáculos de seis a 17 de dezembro. O acesso é gratuito.
O grupo Mais Caras de Teatro visitará os Centros Urbanos de Cultura e Arte, Ciência e Esporte (CUCAs) em Fortaleza, levando o espetáculo “Benjamim e o Papai Noel” para as sedes no Jangurussu, Mondubim e Barra do Ceará. Segundo o diretor da companhia, Claudio Ivo, o enredo envolverá os jovens na aventura de um menino simples que se prepara para receber a visita do bom velhinho na noite de Natal. “Junto com seu avô, um pescador de histórias, Benjamim entra num verdadeiro mar de aventuras para esperar o Papai Noel. É o retrato das nossas crianças sobre o palco”.
A companhia Matulão de Histórias apresenta “O Auto do Presépio Encantado” a partir da terça-feira (9), às 14h30. Canções tradicionais de pastoris são o pano de fundo da montagem de um presépio com seres e elementos que compuseram a noite do nascimento do Menino Jesus, como a Lua, a Estrela, os bichos, José e Maria, os Reis Magos, o Anjo, os pastores. “O espetáculo também traz para a cena os sentimentos e as virtudes ligados ao Natal apresentados em uma história que se passa nos tempos atuais”, afirma Samara Garcia, produtora do espetáculo. “A história narra o nascimento de Jesus de um jeito diferente. Mendigos ajudam Maria a ter seu filho embaixo de um viaduto, e eles são, na verdade, os três Reis Magos. Isso nos faz refletir o espírito natalino de um jeito diferente”, ressalta.
Já o grupo Outro Grupo de Teatro trará aos palcos o espetáculo “Sonho Encantado”, com a primeira apresentação na quarta-feira (10), às 18 horas, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) na cidade de Redenção (Avenida da Abolição, nº 3, Centro). “Sonho Encantado é programa de TV favorito da garotada, e justamente no especial da véspera de Natal é que algo estranho acontece na casa de Júlia e Beatriz: a televisão pifa. É desse jeito que com muita criatividade as duas irmãs acompanhadas do amigo João resolvem criar o seu próprio Sonho Encantado de Natal e vivem uma série de aventuras divertidas sem sair da sala de casa”, explica a diretora e redatora Ari Areia.
Outras atividades
Nos dias 4 e 5, Ray Ferreira promove a oficina Natal Reciclável. O objetivo é capacitar lideranças e referências comunitárias para a geração de trabalho e renda por meio da produção de objetos de arte a serem comercializados.
Também haverá oficina de arte para crianças, no próximo sábado, dia 6. Na oportunidade, elas vão aprender como produzir enfeites para árvore de Natal, usando material reciclável.
A programação ainda conta com a performance de coro infanto-juvenil formado pela junção de dois corais: o Coral Ângelus composto por 30 crianças; e o Coral Joias de Cristo, composto por 100 crianças da Associação Nossa Casa Mãe África, sob a regência da maestrina Socorro Raulino e coordenação musical do maestro Poty.
Confira a programação

Benjamim e o Papai Noel - 60min. Classificação: livre.
Cia. Mais Caras 
Dia 6, sábado, 18h30 
Local: CUCA Jangurussu
Dia 20, sábado, 19 horas. 
Local: CUCA Mondubim 
Dia 27, sábado, 19 horas.
Local: CUCA Barra.

O Auto do Presépio Encantado - 50min. Classificação: livre.
Cia Matulão de Histórias
Dia 9, terça 14h30 
Local: Espaço Viva Gente, Avenida Maria Mirtes Pereira, 1.010, Jardim União.
Dia 11, quinta, 15 horas. 
Local: Teatro da Sociedade Artística de Maranguape, Rua Major Agostinho, s/n, Maranguape.
Dia 13, sábado, 19h30
Local: Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra, Rua Rodolfo Teófilo,  2, Centro, Guaiúba.
Dia 20, sábado, 16h30 
Local: Projeto Cidadão de Futuro, Rua Antônio Diogo, s/n, Praia do Futuro.

Sonho Encantado - 50min. Classificação: livre.
Outro Grupo de Teatro
Dia 10, quarta, 18 horas 
Local: UNILAB, Campus da Liberdade, Avenida da Abolição, 3, Centro, Redenção.
Dia 17, quarta, 20 horas. 
Local: Casa de Teatro Dona Zefinha, Rua Francisco dos Santos Braga, 321, Genipapo, Itapipoca.

Arte em Comunidade - Gerando Renda com Cidadania
Tema: Natal Reciclável 
Facilitador: Ray Ferreira
Dias 4, quinta, e 5, sexta, 8h30 às 17h30
Local: Sede do INEC, Fortaleza.

Enfeites de Natal
Dia 6, sábado, 14 horas.
Facilitadora: Marisol Albano

Coral da Luz
Dias 2, terça, 9, terça e 17, quarta, 16 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses