Hoje na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta hoje, o show Solo Música - Renata Rosa. A cantora, “rabequeira”, percussionista, compositora, poetisa, pesquisadora e atriz vai se apresentar sozinha no palco, sem a companhia de músicos. Será a primeira vez que Rosa mostrará sua arte em um show solo que, segundo ela, a fez escolher o que é essencial em seu trabalho para o repertório, como as músicas Brilhantina e Pavão. Renata Rosa é a décima artista dentro da primeira temporada do Solo Música, na CAIXA Cultural Fortaleza. 
Desde março deste ano, o projeto já trouxe nove músicos de diversas vertentes para se apresentarem sozinhos no palco. Além do show, ontem, Rosa realizou um workshop de canto no Curso de Licenciatura e Música da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O show conta com composições e improvisações que tem em sua base uma influência forte da linguagem poética e musical dos cocos, cirandas, cantos de trabalho e polifonias vocais caboclas. Todos esses elementos estabelecem um diálogo com as influências de músicas do médio oriente e da música clássica. Para a cantora, o show tem, em termos de canto, sons e ação, o poder, a força e a singeleza capazes de convidar ao mundo imaginário dos sonhos. “O universo desse solo é cheio de encontros poéticos. O canto sinuoso e polifônico, a rabeca, as percussões finas e a poesia serão os meus meios por onde desagua a força inspiradora da música. E que a arte assuma seu sentido eminentemente ritual”, explica a cantora e instrumentista.
Sobre Renata Rosa
Nascida em São Paulo, Renata Rosa descobriu sua linguagem musical na adolescência quando foi residir em Recife. Apaixonou-se pela música tradicional pernambucana e o som da rabeca do mestre rabequeiro Luiz Paixão, que se tornou seu mestre. O canto dos índios do Baixo São Francisco, o universo poético-musical da Mata Norte de Pernambuco e o interesse pela música do Norte da África, do Oriente Médio e da Península Ibérica compõem o mosaico de referências.
Seu disco de estreia, Zunido da Mata, recebeu prêmios importantes como o Choc de L’Année, do Le Monde de la Musique e críticas favoráveis nas publicações francesas Coup de Couer, Bravo! e 5 Etoiles. Por Mantos dos Sonhos, o segundo disco, recebeu o Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantora Regional. Desde 2003, Renata Rosa já realizou mais de 190 concertos na Europa, com destaque para sua apresentação no Museu do Louvre, Théâtre de la Ville e Théâtre des Bouffes du Nord (Paris) e Sala Flagey da Filarmônica de Bruxelas. Em 2014, além de nova turnê pela França, dividiu palco com Emily Loizeau, no Festival MIMO 2014, em Olinda, Pernambuco.

Serviço
Música “Solo Música – Renata Rosa”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 2 de dezembro de 2014 
Horário: Terça-feira, às 20 horas.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)
Vendas no dia do espetáculo, a partir das 10h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses