'Cresça com Seu Filho'

O Programa Cresça com Seu Filho começa a capacitar, amanhã (três), a primeira turma de agentes comunitários de saúde(ACS) e enfermeiros que vão atuar nas visitas do programa. São 30 pessoas que vão receber a formação de profissionais das áreas de Psicologia, Assistência Social, Enfermagem, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pediatria e Pedagogia da Prefeitura de Fortaleza, da UFC/IPREDE e Fundação de Cultura. O treinamento acontecerá no IPREDE (Instituto da Primeira Infância).

Este é o primeiro ciclo, de um total de três, seis encontros tem carga horária de oito horas, estendendo-se até 18 de dezembro. No encontro, os agentes e enfermeiros recebem um Guia de Formação e um Guia de Visitas Domiciliares. Na capacitação, o grupo vai aprender a identificar os marcos do desenvolvimento infantil, concepção sobre a nova família, como será a distribuição das atividades por ciclo de vida e como trabalhar com a intersetorialidade em rede. As enfermeiras também vão ter o papel de supervisionar os agentes e discutir, caso seja necessário, como fazer os encaminhamentos para outros órgãos de Saúde, Educação, Trabalho ou Direitos Humanos.
O Guia de Visitas é dividido por ciclo de vida e contém todas as orientações a serem seguidas durante o momento de encontro do agente comunitário de saúde com as crianças e suas famílias. O material inclui ainda livros infantis, sugestões de brincadeiras para cada faixa etária e um formulário que deve ser preenchido para acompanhar o desenvolvimento nas dimensões socioafetiva, de linguagem, motora e cognitiva.
O encontro de avaliação da capacitação ocorrerá em sete de janeiro, quando começa, também, a fase das visitas domiciliares. As crianças e sua família receberão três visitas semanais, num total de doze visitas mensais. As gestantes receberão a visita a cada quinze dias. Cada visita terá uma duração média de 50 minutos.
As famílias são selecionadas de acordo com critérios como fazer parte do Cadastro Único, ter renda per capita até 70 reais, presença de casos de sífilis congênita, mortalidade infantil, gravidez na adolescência, presença de crianças de 0 a 3 anos e morar nos bairros selecionados. O Programa Cresça com Seu Filho é uma iniciativa inédita no Brasil e vai atender 9.456 crianças de zero a três anos e 665 gestantes de famílias em situação de vulnerabilidade social. Inicialmente, as ações vão começar pelos bairros Barroso, Jangurussu e Conjunto Palmeiras, todos na Regional VI.
O Programa Cresça com Seu Filho é intersetorial e tem a participação da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), com articulação do Gabinete da Primeira-Dama de Fortaleza. O programa, inédito no Brasil, está sendo acompanhado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Ministério da Saúde como programa piloto para fazer a avaliação de impacto e, a partir dos resultados, expandir a experiência para todo o País.
O Programa Cresça com Seu Filho já foi apresentado em Brasília, São Paulo, na Conferência Anual da The Network-TUHF para acadêmicos e profissionais de vários países. Ainda neste mês de dezembro também será apresentado em Porto Alegre, durante o XI Seminário Internacional Da Primeira Infância.
Serviço
Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde do Programa Cresça com Seu Filho
Data: 3 e 4 de dezembro de 2014
Horário: 8 às 17 horas.
Local: IPREDE
Endereço: Rua Professor Carlos Lobo, 15 – Parque Manibura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses