Endividamento em Fortaleza

Neste mês de novembro a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza,divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), mostra que 58,4% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O resultado revela uma redução de 5,5 pontos percentuais no índice geral de endividamento com relação ao último mês de outubro, mas o aumento no percentual da renda comprometida como pagamento de dívidas sugere que o consumidor está tendo dificuldades de controlar o orçamento doméstico.

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve expressiva redução de 4,9 pontos percentuais, indo para 14,4% neste mês. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (18,0% afirmam possuir contas em atraso), o grupo etário com mais de 35 anos (15,3%) e com renda familiar inferior a cinco salários mínimos (15,2%). O tempo médio de atraso é de 68 dias e a principal justificativa para o atraso é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 67,9% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 20,5%, seguindo pela contestação da dívida (12,6%).

 Comprometimento de Renda

Em Fortaleza 58,4% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: (a) cartões de crédito, citados por 81,6% dos entrevistados; (b) o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 15,6%; (c) os carnês e crediários, com 7,3%; e (d) os empréstimos pessoais, com 7,3% das respostas. O consumidor utilizou o crédito para a compra de:

−       Itens de alimentação (39,3% das respostas);
−       Eletroeletrônicos (36,7%);
−       Artigos de vestuário (35,7%) e
−       Realização de despesas de educação e saúde (16,5%).

O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.238 e prazo médio de sete meses, comprometendo 31,6% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento. O percentual de comprometimento da renda atingiu, neste mês, o patamar mais elevado desde que a pesquisa começou a ser realizada, em março de 2005.

Inadimplência
A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, manteve-se relativamente estável, com queda de 0,5 pontos percentuais, passando de 5,5%, em outubro, para 5,0% em novembro. 

O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (6,7%), com idade superior a 35 anos (6,6%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (5,2%), inspirando cuidados, principalmente nos grupos com menor renda e maior dependência do mercado de trabalho.

Orçamento familiar
A Pesquisa de Endividamento também revela que 82,2% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. 11,4% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 6,4% dos entrevistados informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

 (I)     A falta de orçamento e controle dos gastos, com 39,9%;
(II)     As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 36,7%;
(III)    O aumento dos gastos considerados essenciais, com 20,6%; e
(IV)    As compras antecipadas, com 17,3%.

Sobre a Pesquisa
A pesquisa é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local.

Auxilia os empresários a planejarem estratégias de vendas, analisarem situações de risco, entre outras coisas. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento Financeiro e Orçamento Familiar.

Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa. 

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