Cariri de Culturas

A 16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas promove, de hoje a 12 de novembro, atividades que unem cultura, economia criativa e formação artística. Dessa forma, compreendendo a arte como impulsionadora do desenvolvimento sociocultural de uma região, o Sesc realiza o projeto CriaAção, nos dias 8 e 9 de novembro, nas Unidades Crato do Sesc e do Senac. A iniciativa, que acontece das 8 às 17 horas, propõe vivências com o objetivo de integrar o trabalho de vários setores criativos.
O projeto CriAção lança o desafio de setores diferentes trabalharem de forma colaborativa e integrada desde o planejamento até o produto final. Assim, as vivências vão acontecer em pares: Design e Gastronomia, Fotografia e Literatura, e Audiovisual e Arte Urbana. O participante vai ter a oportunidade de experimentar métodos de processo colaborativo, a criação de diferentes linguagens alternativas e compreender como surge um empreendedor criativo.
As inscrições podem ser feitas nas Unidades Juazeiro e Crato do Sesc. O resultado das vivências vai ser apresentado na noite do dia 9, com a exibição de um vídeo feito com grafite no muro da RFFSA, no Crato.
Já nos dias 10 e 11 de novembro, a Mostra realiza a sexta edição do Seminário Arte e Pensamento. Com o tema “Por um Cariri do Conhecimento”, a ação formativa vai acontecer no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Gestores, críticos, participantes e artistas brasileiros se unem no Seminário para promover uma reflexão sobre o papel transformador da cultura e como o Cariri Cearense pode se beneficiar com os novos caminhos da economia simbólica. 
A abertura da programação acontece no dia 10, às 9 horas, com a mesa “O setor cultural e criativo no mundo e no Brasil”, com a presença de Danilo Miranda (SescSão Paulo), Durval Muniz (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Carmen Coopta (Universidade Federal do Cariri).
A programação do dia 10 segue, às 14 horas, com a realização da mesa “O potencial cultural e criativo do Cariri”. Participam do debate Gilmar de Carvalho (Universidade Federal do Ceará), o cineasta Rosemberg Cariri, Tarcísio Pequeno (Universidade Federal do Ceará), a diretora de Museus do Centro Dragão do Mar Valeria Laena e o fotógrafo Tiago Santana.
Já no dia 11, às 9 horas, é a vez de Ivânio Azevedo e Roberto Marques da Universidade Federal do Cariri e Cristina Lins (IBGE) debaterem “O desenvolvimento de instrumentos metodológicos para medir o impacto do setor cultural e criativo”. A programação é encerrada às 14 horas, do dia 11, com a mesa “A cultura como instrumento de integração social e coesão territorial. Como criar uma estratégia de desenvolvimento do setor cultural e criativo”. Participam do debate Silvana Meireles (Fundação Joaquim Nabuco), Eduardo Saron (Itaú Cultural) e Frederico Lustosa (Universidade Federal Fluminense).
Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, na Biblioteca da Unidade Juazeiro do Sesc ou no Memorial Padre Cícero no dia do evento.
Serviço
Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 7 a 12/11
Informações: (88) 3512-3355
Facebook: /mostracariri
Twitter: @sesc_ce

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto