Prêmio Sebrae Ceará

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que busca reconhecer as melhores matérias veiculadas na imprensa brasileira sobre os pequenos negócios. Podem se inscrever repórteres, fotógrafos e cinegrafistas que atuam em jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, e sites de notícias de todo o Ceará. Os vencedores da etapa estadual ganham o direito de representar o estado na fase nacional do concurso e, ainda, carimbam o passaporte para integrar missão técnica do Sebrae Ceará em visita a casos de sucesso de empreendedorismo no Exterior.
Para participar da premiação, os trabalhos devem abordar temas ligados ao empreendedorismo no Brasil, como o Fomento ao empreendedorismo; Cooperação; Encadeamento produtivo; Educação empreendedora; Gestão, Inovação e competitividade; Inclusão produtiva; Sustentabilidade; Políticas públicas e Legislação.
Poderão concorrer matérias e reportagens veiculadas de 1º de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014. Os trabalhos podem ser inscritos nas seguintes categorias: jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e imagem jornalística (fotografia e reportagem cinematográfica). As inscrições e o envio dos trabalhos devem ser feitos no site www.premiosebraedejornalismo.com.br, onde também está disponível o regulamento completo.
Para garantir total isenção, a Diretoria do Sebrae Ceará convidou a ACI-Associação Cearense de Imprensa, que tem na presidência a jornalista e professora Adísia Sá, para fazer a avaliação dos trabalhos locais. Cada profissional poderá concorrer com, no máximo, três trabalhos. No entanto, não há limite de inscrições por veículo.
Além de premiar os autores das reportagens, o Sebrae Ceará vai fazer homenagens aos “Jornalistas Parceiros dos Empreendedores” com a escolha de profissionais da redação como editores, pauteiros, produtores, chefes de reportagem ou outros profissionais que contribuírem para a divulgação do empreendedorismo no Estado.

SERVIÇO:

INFORMAÇÔES GERAIS:

1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO
1.1. O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae Nacional – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, com curadoria e promoção da revista e portal Imprensa, para premiar as melhores matérias veiculadas na imprensa brasileira sobre os microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas.
2. DOS TEMAS
2.1. O Prêmio Sebrae de Jornalismo premiará matérias que melhor abordem temas do empreendedorismo no Brasil, como os listados abaixo:
2.1.1 - Fomento ao Empreendedorismo: abordando iniciativas vitoriosas de empreendedores e orientações sobre como se tornar um empreendedor formal no Brasil.
2.1.2 – Cooperação: sobre parcerias entre empreendedores de pequenos negócios em benefício de suas empresas e/ou da sua comunidade.
2.1.3 – Encadeamento Produtivo: sobre a inserção de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas na cadeia produtiva de grandes empresas.

2.1.4. Educação empreendedora: sobre ações de orientação a crianças e jovens para um comportamento empreendedor e noções básicas de gestão, nas redes de educação pública e privada.
2.1.5 – Gestão, Inovação e Competitividade: abordando melhores práticas de gestão que levam à adoção de processos inovadores e à melhora de competitividade no segmento das micro e pequenas empresas.
2.1.6 – Inclusão Produtiva: sobre ações individuais ou coletivas que motivam o empreendedorismo como alternativa de ocupação e renda no Brasil.
2.1.7 – Sustentabilidade: ações de capacidade dos empresários de pequeno porte na gestão do negócio com responsabilidade, em relação ao meio ambiente e ao seu próprio negócio, na geração de emprego e crescimento.
2.1.8 – Políticas públicas e legislação: abordando ações de órgãos públicos de todas as esferas de governo e legislação específica que contemple o universo dos pequenos negócios, a exemplo da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LC nº 123/2006).
3. DAS CATEGORIAS E PRÊMIOS ESPECIAIS
3.1. O Prêmio Sebrae de Jornalismo contemplará 5 (cinco) categorias, a saber:
3.1.1. Prêmio Sebrae de Jornalismo Impresso – concedido à melhor matéria sobre empreendedorismo publicada em veículos impressos, jornais ou revistas, sediados no Brasil, de periodicidade igual ou inferior a trimestral.
3.1.2. Prêmio Sebrae de Radiojornalismo - para a melhor reportagem sobre empreendedorismo veiculada em emissoras de rádio sediadas no Brasil, com duração igual ou menor a 60 minutos.
3.1.3. Prêmio Sebrae de Telejornalismo - para a melhor reportagem sobre empreendedorismo exibida em emissoras de televisão sediadas no Brasil, com duração igual ou menor a 60 minutos.
3.1.4. Prêmio Sebrae de Webjornalismo - para a melhor matéria sobre empreendedorismo publicada em portais, sites de notícias, blogs ou mídias sociais, desde que não seja mera repetição de conteúdo já veiculado em outra mídia (impressa, rádio ou telejornal).

3.1.5. Prêmio Sebrae de Imagem Jornalística – para a melhor foto, sequência de fotos, ou reportagem cinematográfica em matéria sobre empreendedorismo. Concorrem a esta categoria fotos publicadas em veículos impressos de periodicidade igual ou inferior a trimestral - jornais ou revistas – e sites de empresas jornalísticas, além de reportagens e/ou documentários, com duração igual ou menor a 60 minutos, exibidos em emissoras de televisão.

3.2. Também serão concedidas premiações especiais, a saber:
3.2.1. Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo – para a melhor matéria entre todas as premiadas nas cinco categorias.
3.2.2. Jornalista Parceiro do Empreendedor – homenagem feita a profissionais da imprensa que em 2014 se destacaram no incentivo da cobertura de assuntos de interesse e orientação aos micro e pequenos empreendedores no País.
4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
4.1. Poderão concorrer ao Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) matérias e reportagens sobre empreendedorismo publicadas nos veículos de comunicação de jornalismo impresso, webjornalismo, emissoras de rádio e de televisão sediadas no Brasil, veiculadas de 1º de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014.
4.2. As matérias/reportagens deverão ser necessariamente editadas em português.
4.3. Cada profissional poderá concorrer com, no máximo, 3 (três) trabalhos por categoria. No entanto, não há limite de inscrições por veículo.
4.4. O Prêmio terá etapas Estaduais, Regional e Nacional. A participação no prêmio será viabilizada das seguintes formas:
ETAPA ESTADUAL
4.4.1. A 7ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo permitirá a participação de reportagens de todas as Unidades da Federação, obedecendo aos mesmos critérios descritos no item 2 deste regulamento e nas cinco categorias descritas no item 3 deste regulamento.
4.4.2. Nos Estados de Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins será formado um júri estadual, formado por integrantes do Sebrae, da revista Imprensa e convidados, no caso do Ceará, por integrantes da ACI-Associação Cearense de Imprensa.
4.4.3. Nos Estados do Amapá e Paraná será formado um júri técnico interestadual, formado por integrantes do Sebrae e da revista Imprensa.
ETAPA REGIONAL
4.4.4. Entre os vencedores da etapa estadual serão escolhidas as reportagens vencedoras por categoria e região, a fim de concorrerem na etapa nacional.
4.4.5. Os júris regionais serão formados por integrantes do Sebrae, revista Imprensa e convidados.
ETAPA NACIONAL
4.4.6. Concorrem ao Prêmio Sebrae de Jornalismo – Nacional todas as matérias vencedoras nas cinco categorias da etapa Regional.
5. DOS FORMATOS E ENVIO DOS TRABALHOS
5.1. Os trabalhos deverão ser remetidos de forma diferenciada, conforme o meio:
5.1.1. Categoria Jornalismo Impresso: cadastro via internet, com anexo de arquivo em PDF da(s) página(s) publicada(s);
5.1.2. Categoria Webjornalismo: cadastro via internet, com indicação do link da reportagem, sendo que o endereço na web deve estar ativo para acesso até o dia da divulgação do resultado final do concurso;
5.1.3. Categoria Radiojornalismo: cadastro via internet, com anexo de arquivo em MP3 da(s) reportagem(ns) veiculada(s);
5.1.4. Categoria Telejornalismo: cadastro via internet, com indicação do(s) link(s) da reportagem ou o envio de duas (2) cópias da(s) matéria(s) em CDs ou DVDs para a sede da Revista Imprensa, localizada na rua Rego Freitas, 454 – 6º andar, conjunto 61 – Centro – CEP 01220-010 – São Paulo/SP. O envelope deve ser identificado por “Prêmio Sebrae de Jornalismo” e postado sob a modalidade de Aviso de Recebimento (AR) na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Para efeito de validade, será considerada a data máxima prevista para a inscrição no carimbo dos Correios no envelope;
5.1.4.1. Todo conteúdo remetido ao Prêmio Sebrae de Jornalismo precisa ser, obrigatoriamente, identificado de forma individual - em especial CDs e DVDs.

5.1.5. Categoria Imagem Jornalística: para fotos - cadastro via internet, com anexo de arquivo em PDF da(s) página(s) publicada(s); para reportagens de TV - cadastro via internet, com indicação do link da reportagem ou o envio de duas (2) cópias da(s) matéria(s) em CDs ou DVDs para a sede da Revista Imprensa (conforme descrito no item 5.1.4).
6. DA AUTORIA DOS TRABALHOS
6.1. Em caso de dúvidas sobre autoria de matérias, vale o critério profissional da assinatura impressa, gravada e/ou sonora. No caso de ausência desta, será aceita carta do diretor de redação do veículo ou de quem de direito, reconhecendo a autoria do mesmo.
6.2. Em caso de trabalho de equipe, devem constar na ficha de inscrição os nomes dos autores, assim como o nome do representante da equipe a quem caberá receber o prêmio caso seja finalista e/ou vencedor em sua categoria.
7. DA ESCOLHA DOS VENCEDORES DAS CATEGORIAS
ETAPA ESTADUAL
7.1. A comissão julgadora dos finalistas da Etapa Estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo será formada por 2 (dois) representantes do Sebrae naquela Unidade da Federação, 1 (um) representante da Revista Imprensa e 2 (dois) representantes convidados pelo Sebrae, do meio acadêmico ou de instituições ou entidades ligadas ao empreendedorismo.

7.1.1. As comissões estaduais atuarão nos Estados de Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.
7.1.2. Para avaliar os trabalhos dos Estados do Amapá e Paraná serão formados júris técnicos interestaduais, cada um composto por integrantes do Sebrae e da revista Imprensa.

7.2. A fase de julgamento estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo terá início em fevereiro ou março de 2015, com o envio antecipado das matérias finalistas à comissão julgadora por meio eletrônico, em sistema restrito com acesso mediante senha.
7.2.1. A pré-seleção do material inscrito, antes dele ser submetido aos júris estaduais, caberá à secretaria executiva do prêmio, a cargo da revista Imprensa, que qualificará os trabalhos de acordo com as determinações do regulamento, realizando triagem técnica.
7.3. Os trabalhos receberão notas de 0 (zero) a 5 (cinco) atribuídas por cada jurado. O envio das notas será feito pelo mesmo sistema.
7.4. Os trabalhos com a melhor pontuação em cada categoria serão considerados vencedores naquele Estado.
7.4.1. Se houver empate na definição do vencedor, deverá ser realizado novo julgamento da categoria, considerando apenas as matérias empatadas, com cada jurado dando seu voto para a escolha de um único vencedor.
ETAPA REGIONAL
7.5. Serão avaliadas como concorrentes à etapa Regional do Prêmio Sebrae de Jornalismo as matérias vencedoras em cada uma das 5 (cinco) categorias em todas as Unidades da Federação.
7.6. Os trabalhos concorrentes da Etapa Regional serão analisados por categoria. As comissões serão formadas por representantes do Sebrae (do Nacional ou de qualquer Unidade da Federação), da Revista Imprensa e por convidados, seja do meio acadêmico, de instituições ou de entidades ligadas ao empreendedorismo.

7.8. A fase de julgamento da Etapa Regional do Prêmio Sebrae de Jornalismo terá início no mês de abril ou maio de 2015, com o envio antecipado das matérias finalistas à comissão julgadora por meio eletrônico, em sistema restrito com acesso mediante senha.
7.9. Os trabalhos receberão notas de 0 (zero) a 5 (cinco) atribuídas por cada jurado, considerando a região de inscrição da matéria: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. O envio das notas será feito pelo mesmo sistema.
7.10. Os trabalhos com a melhor pontuação em cada categoria serão considerados vencedores naquela região.
7.10.1. Se houver empate na definição do vencedor, deverá ser realizado novo julgamento da categoria, considerando apenas as matérias empatadas, considerando apenas as matérias empatadas, com cada jurado dando seu voto para a escolha de um único vencedor.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Sobre as inscrições:
- Há um limite de 3 (três) matérias participantes por profissional.
- O mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma categoria. A exceção apenas é válida para os trabalhos de Telejornalismo, Jornalismo Impresso e Webjornalismo, que também podem ser inscritos na categoria Imagem Jornalística.
- O mesmo profissional não poderá acumular o prêmio de qualquer das categorias e o prêmio especial de Jornalista Parceiro do Empreendedor.
Sobre a classificação dos trabalhos: O júri é soberano para decidir sobre casos omissos, e de sua decisão não caberá recurso. A publicação dos finalistas e dos vencedores de cada etapa será feita pela Agência Sebrae de Notícias e pelo Portal Imprensa e terá ampla divulgação junto aos principais veículos de comunicação do país.
Calendário resumido da premiação:

- Inscrições nas etapas estaduais: até 9 de janeiro de 2015.
- Etapa estadual do júri: em fevereiro e março, a critério de cada UF.
- Eventos de premiação da Etapa Estadual: março/abril de 2015, a critério de cada UF.
- Divulgação dos Finalistas Estaduais: abril de 2015
- Etapa regional do júri: abril/maio de 2015
- Etapa nacional do júri – maio/junho de 2015.
- Encontro presencial do júri nacional – junho de 2015.
- Evento de premiação nacional: junho ou julho de 2015.
Dúvidas e demais questões referentes ao PSJ
podem ser encaminhadas para o e-mail contato@premiosebraedejornalismo.com.br.

A versão online do regulamento está disponível no site www.premiosebraedejornalismo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto