No Dragão


Imagem inline 1


Rede Cearense de Pontos de Cultura e Dragão do Mar lançam o projeto Cultura no Ponto neste domingo 

A Rede Cearense de Pontos de Cultura em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lança neste domingo (31), às 18h, o projeto Cultura no Ponto. O objetivo do projeto é fomentar a ação cultural dos Pontos de Cultura do Ceará por meio da exibição de espetáculos e apresentações culturais nas mais diferentes linguagens artísticas, neste segundo semestre de 2014, no Dragão.  

Os Pontos de Cultura Cearenses atuam para contribuir com a inclusão social e a construção da cidadania por meio da cultura. Eles também são organismos produtores de cultura capazes de fortalecer as identidades e a diversidade do país. Para fortalecer ainda mais essa rede, de 15 em 15 dias, o projeto Cultura no Ponto trará ao palco do Espaço Rogaciano Leite Filho grupos artísticos inscritos por meio de chamada pública entre os Pontos de Cultura.

 O projeto, bem como toda sua programação, será lançado no dia 31 de agosto, iniciando às 18h, no Espaço Mix, com a apresentação da Banda de Lata Criança Feliz, composta por crianças do Ponto de Cultura Assentamento Recreio, do município de Quixeramobim (CE). Após a apresentação, será lançado, no Auditório do Dragão, o livro "De Quixeramobim a Belo Monte - Olhares sobre Antônio Conselheiro". 

Organizado por Danilo Patrício e por Osvaldo Costa, do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, a coletânea de ensaios parte do local de nascimento de Conselheiro para refletir sobre a história de peregrinações desse homem. Com autores de diversas áreas – História, Antropologia, Comunicação, Psicanálise –, a obra reúne nomes como Angela Gutiérrez, Gilmar de Carvalho, Karla Patrícia, Ismael Pordeus Jr. e Eleuda de Carvalho, que atualizam a discussão em torno do líder. 

Na mesa de lançamento, estarão presentes o organizador do livro, Osvaldo Costa, que é psicanalista, mestre em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); e a professora Dr. Ângela Gutiérrez, escritora, integrante da Academia Cearense de Letras e pós-doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em seguida ao lançamento, no Espaço Rogaciano Leite Filho, encerra o lançamento do projeto Cultura no Ponto a apresentação cultural "Toque de Senzala", do ponto de cultura Afroindígena (Fortaleza-CE). Constituído por filhos e filhas de santo do Terreiro de São Miguel, os integrantes se propõem a divulgar, valorizar e preservar as culturas negra e indígena nos terreiros de matriz africana e afro-brasileira. 

SERVIÇO
Lançamento Cultura no Ponto
Quando: domingo, dia 31
Hora: às 18h
Onde: abertura no Auditório do Dragão e encerramento no Espaço Rogaciano Leite Filho
Gratuito


Sobre os Pontos de Cultura
São projetos de instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais e que atuem na produção artístico-cultural há pelo menos dois anos, contribuindo para a inclusão social, a construção da cidadania, seja através da geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais. O Ponto de Cultura deverá funcionar como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Estado, desenvolvendo ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, e/ou Ações Transversais.
  

Sobre as atrações

Grupo Toque de Senzala
O nome do grupo faz referência à luta do povo negro no período do cativeiro. Os integrantes se propõem a divulgar, valorizar e preservar as culturas negra e indígena nos terreiros de matriz africana e afro-brasileira. O grupo nasceu a partir de uma apresentação relativa ao mês do “preto velho”, em maio. A inovação e o encanto levados ao público nessa ocasião levaram à formação do grupo artístico, constituído por filhos e filhas de santo do Terreiro de São Miguel, em Fortaleza. 

Assim, o Toque de Senzala mistura tradição, resistência, folclore e história. “Contamos vinda dos negros da África, nos porões dos navios negreiros, seus desesperos e esperança que serão libertados e que voltarão para sua terra natal”,diz Pai Neto, liderança do Grupo Toque de Senzala. O grupo é formado por um tambozeiro, um maraqueiro, um trianguleiro, três cantores (rezadores) e um orador.


Banda de Lata Criança Feliz
A Banda de Lata Criança Feliz é composta por crianças do assentamento Recreio do município de Quixeramobim - CE. A direção artística é do professor Adriano Leonel Saldanha. O trabalho surgiu na escola da comunidade como um desdobramento da experiência do professor no Curso Pedagogia da Terra.

As crianças da escola do assentamento Recreio foram mobilizadas e incentivadas a juntar latas, pedaços de madeira e a experimentar e descobrir sonoridades com a musicalização, estudo de ritmos e a criação músicas. Um processo rico de descobertas dos sons e musicalidade do sertão. 

Para o professor Adriano, é encantador ver a alegria demonstrada pelas crianças durante todo o processo de criação artística. Com arranjos musicais bem diferentes, a Banda de Lata Criança Feliz interpreta canções de artistas ligados a cultura popular como Luiz Gonzaga.  Os pequenos também apresentam algumas composições próprias que envolvem temas educativos e de interesse da comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto