BNB completa amanhã 62 anos

O POVO - ARTIGO 18/07/2014

O BNB que queremos

NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) completa amanhã 62 anos. Criado em 1952 com o objetivo de ser o órgão executor de políticas públicas na região, a instituição que é sinônimo de credibilidade e excelência, hoje passa por desafios em sua missão e necessita mais do que nunca reafirmar seu diferencial de instituição de desenvolvimento.

O momento pelo qual passa o BNB, da mesma forma que as demais instituições regionais como o Dnocs, a Sudene e a Codevasf, reflete a crise do sistema federativo brasileiro, que mantém e alimenta distorções inaceitáveis entre as regiões, inclusive intrarregionais, e que parece não compreender que o país só poderá dar o salto no crescimento e desenvolvimento, essenciais e almejados pela sociedade, se antes reduzir drasticamente as desigualdades internas. E para isso as instituições regionais precisam ser fortalecidas e não usadas como moedas de troca política, rifadas entre partidos ou grupos de quem quer que seja.

As ameaças que rondam a região Nordeste e o próprio BNB são constantes e se manifestam em projetos de lei que buscam flexibilizar a aplicação de recursos constitucionais e de exclusividade do BNB, o que pode comprometer a operacionalização do FNE e também a existência do BNB. Aliado a isso, o não aumento do capital social do banco ou aumento simbólico, por parte do Governo Federal, o não atendimento das demandas dos trabalhadores, que se arrastam há anos, a não observância ao perfil adequado à gestão pública - e ainda focados tão somente no mercado e não no desenvolvimento, também são formas de desvirtuar o banco de sua 
missão nobre.

A reafirmação do BNB enquanto instituição de desenvolvimento, a luta por um BNB forte, com trabalhadores valorizados e reconhecidos é o que move a Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB), defesa incansável ao longo dos seus 28 anos. Para além de qualquer questão corporativa, acreditamos em um Nordeste melhor para todos, com justiça social, respeito ao meio ambiente e sobretudo às pessoas.

Acreditamos e defendemos a instituição BNB enquanto órgão promotor do desenvolvimento. E agiremos em sua defesa sempre que necessário, mesmo que para isso tenhamos que expor fragilidades internas, pelo bem do conjunto dos que fazem o banco – em sua grande maioria trabalhadores honestos e dedicados à missão da instituição – e pelo bem da região beneficiada pela sua ação.

Rita Josina Feitosa
opiniao@opovo.com.br 
Presidente da AFBNB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses