Uruguai x Costa Rica, histórico para Castelão


Entrevista aconteceu no Centro Aberto de Mídia (Foto: Igor de Melo)
Na manhã de ontem, véspera do primeiro jogo da Copa do Mundo FIFA 2014 na Arena Castelão, jornalistas e representantes de órgãos públicos reuniram-se no Centro Aberto de Mídia para esclarecer pontos sobre os planos operacionais definidos para viabilizar a partida deste sábado (14/6), às 16 horas, entre Uruguai e Costa Rica. Na mesa, Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa; Vitor Ciasca, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC); Antônio Ferreira, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor); Fernando Carvalho, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Servilho Paiva, secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS); e Cláudio Nélson, coordenador do FIFA Fan Fest Fortaleza. As autoridades explicaram como as instituições se prepararam para o evento.
            
Ferrucio Feitosa exibiu ainda fotos exclusivas das áreas internas da Arena Castelão e um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=NBnMk5LnEX8) mostrando o entorno do estádio. “Estou absolutamente tranquilo com a estreia. Estamos fazendo um trabalho conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, com a AMC, com a Etufor e eles têm nos passado a segurança de que tudo vai funcionar muito bem. Então, predigamos que vamos fazer uma grande Copa do Mundo no estado do Ceará”, garantiu Ferrucio, que completou declarando que a FIFA “só tem palavras de elogios em relação à nossa estrutura para a Copa”.
 
Mobilidade
            
A AMC informou que a partir da meia noite de sexta para sábado será iniciado o bloqueio das áreas dos Postos de Verificação Veicular (PVV), começando com a remoção de veículos estacionados em locais proibidos e prosseguindo, inicialmente, com a instalação de postos de triagem. Um efetivo de 170 agentes da Autarquia estarão de serviço no local, com 45 viaturas e 20 motos e mais o auxílio de 20 reboques para desobstrução das ruas a avenidas, caso necessário. Serão dois PVVs, nas avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha e, segundo Ciasca, os moradores com veículos credenciados poderão passar desse bloqueio até seis horas antes do jogo iniciar, depois disso, o acesso será liberado apenas para a FIFA. Os ônibus fretados deverão estacionar na avenida Juscelino Kubitschek, onde terão um espaço reservado para tal.

Para chegar à Arena, a melhor opção é utilizar o transporte público. Mantêm-se os sete bolsões de estacionamento gratuitos espalhados pela cidade (Iguatemi, Unifor, Via Sul Shopping, Cambeba, Shopping Parangaba, North Shopping Jóquei e Campus do Pici) de onde sairão 300 ônibus diretos para o Castelão, com passagens gratuitas mediante apresentação do ingresso. Além desses, linhas especiais partirão do Aeroporto Internacional Pinto Martins e da avenida Abolição, com seis paradas entre a avenida Barão de Studart e Via Expressa. A zona hoteleira também será atendida com duas linhas que irão até o bolsão do Iguatemi.
            
Para o percurso de volta do estádio, os torcedores deverão embarcar nos mesmo locais de desembarque e ficar atentos aos nomes das linhas, que farão o caminho inverso, em direção aos bolsões de estacionamento. As pessoas com mobilidade reduzida poderão usar os mesmo ônibus que partem dos bolsões, pois eles são todos adaptados. No desembarque, seguirão em micro-ônibus também adaptados até a entrada do estádio. Esses torcedores terão direito a levar um acompanhante no veículo.
 
Tecnologia
            
Fernando Carvalho explicou que, por uma solicitação do governador Cid Gomes, o acesso wifi de internet será disponibilizado para 25 mil torcedores presentes na Arena. “Desde a semana passada estamos instalando e o acesso é de alta velocidade”, garante ele, que explicou ainda que o teste final de eficiência será feito na tarde desta sexta-feira (13/6), depois do treino da seleção uruguaia.
            
A internet wifi funcionará em toda a área do Castelão, exceto no setor VIP e na tribuna de imprensa, onde o acesso é de responsabilidade da FIFA.
 
Segurança
            
Para Servilho Paiva, o teste maior para o plano de segurança montado para a Copa do Mundo FIFA 2014 “aconteceu no último domingo, no lançamento mundial do FIFA Fan Fest”, na Praia de Iracema, e que, segundo Cláudio Nélson, “reuniu 35 mil pessoas”, alcançando sua capacidade máxima.
            
Com um Centro de Comando e Contingência funcionando 24 horas desde a primeira semana de junho, o efetivo mobilizado para a operação soma 7.007 homens e mulheres, entre profissionais da SSPDS e de forças parceiras, em treinamento desde a Copa das Confederações, no ano passado.
            
Para os torcedores do exterior, Servilho divulgou que todos os números de emergência  internacionais, como o 911, por exemplo, quando discados em Fortaleza serão redirecionados para a central 190, assim como todos os outros números dos bombeiros ou ambulância do estado, facilitando, assim, o atendimento de estrangeiros e brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto