O Quinze

Edição bilíngue português-alemão de "O quinze" será lançada hoje (18)

Imagem: Capa da edição bilíngue português-alemão de "O quinze", de Rachel de QueirozA edição bilíngue português-alemão do romance O quinze, da autora cearense Rachel de Queiroz, será lançada no dia 18 de junho, às 18h30min, nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853). A edição especial, composta pela edição fac-similada de 1930 e por 11 ensaios, sai pelas Edições UFC (483p.). Esta é a primeira vez que o romance é publicado em Fortaleza.
O livro Um novo olhar sobre O quinze de Rachel de Queiroz(Ein neuer Blick auf Rachel de Queiroz’ das Jahr 15 – Die große Dürre) foi organizado pelas professoras Maria Elias Soares, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, e Ingrid Schwamborn, responsável pela primeira tradução da obra para o alemão, em 1978, e pelo presidente da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra. A tradução coube a José Gomes de Magalhães e Ingrid Schwamborn.
A apresentação do livro é de autoria do Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, e do Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha, Dieter Gerding. A edição conta com ensaios de estudiosos sobre a vida e obra de Rachel. Entre os brasileiros estão Fernanda Coutinho, Italo Gurgel, Keila Vieira, Lourdinha Leite Barbosa, Maria Elias Soares, Sânzio de Azevedo e José Augusto Bezerra. Da Alemanha, publicaram ensaios os professores Alexandre Martins (Colônia), Claudius Armbruster (Colônia), Yoko Feldmann (Colônia) e Ingrid Schwamborn (Bonn/Fortaleza).
Nas mais de 400 páginas, também constam ilustrações e fotos do acervo de Rachel de Queiroz, além de anexos com poesias, cronologia de sua vida e obra, bibliografia e índice onomástico. A edição bilíngue tem a colaboração da Academia Cearense de Letras, da Associação Brasileira de Bibliófilos e do Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia.
Fontes: Professoras Maria Elias Soares e Ingrid Schwamborn – fone: 85 3366 7627

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses