Nota de Repúdio


A União Brasileira de Mulheres no Ceará, vem por meio desta expressar o total repúdio à veiculação da charge de Sinfrônio no Jornal Diário do Nordeste, no dia de hoje, 10 de junho de 2014. 

As mulheres do século 21, no Brasil e no mundo inteiro, vêm conquistando cada vez mais lugares na vida pública: na política, na produção científica e em espaços de poder e decisão. A presidenta Dilma Rousseff, caro chargista, é uma mulher, ex-guerilheira, grande gestora pública e comanda os rumos de um país que até meados do início do século, era governado pelas elites, e para as elites, mais conservadoras, preconceituosas e tacanhas, subservientes ao mando imperialista que promove e incita a fome, a guerra e a miséria nas regiões mais pobres do paneta!

O Brasil mudou, caro senhor, em franca celeridade, mesmo à revelia e com o esperneio de gente que se recusa a enxergar que o povo mais pobre e em especial, as mulheres pobres e negras, não tem como destino único o confinamento ao trabalho de reprodução social, central na manutenção da vida e do mundo. Somos donas de nossas casas, sim, pois já chefiamos mais de 50% das famílias brasileiras. Somos nós que estamos estudando cada vez mais; trabalhando fora de casa, mesmo recebendo 30% menos do que os homens no mercado formal; decidindo sobre o orçamento doméstico, sobre a educação de nossos filhos e filhas e cuidando das crianças, dos mais velhos e dos doentes. Nós, as mulheres, fazemos tudo ao mesmo tempo, se é que o senhor compreende o que significa as múltiplas jornadas de trabalho feminino, no século 21.

Todas as conquistas, todas, das mulheres brasileiras, nos últimos doze anos são fruto da determinação política de um presidente-operário e de uma presidenta-guerrilheira. Seu trabalho, caro senhor, recorrentemente, demonstra ódio e não crítica; preconceito e não liberdade de expressão, ratificando o desespero (e o destempero) de quem pensa o Brasil, ainda como propriedade de meia dúzia de aves de rapina e pavões emplumados.

A União Brasileira de Mulheres-CE exige imediata retratação de vossa senhoria e deste Jornal.

Fortaleza, 10 de junho de 2014
União Brasileira de Mulheres - Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses