Dia Mundial do Meio Ambiente I

Guiadas por uma política universal, empresas do setor da construção civil – apontado como a indústria que mais consome recursos naturais - quebram paradigmas e optam por investir em construções que alinhem modernidade, conforto e preservação do meio ambiente. Chamados de ecoprodutos, materiais de construção sustentáveis foram desenvolvidos e já estão à disposição do mercado. Exemplos desses ecoprodutos são: piso de bambu, que é renovável e pode ser colhido anualmente sem prejuízos à natureza; tinta mineral natural, que é feita com terra crua e emulsão aquosa e não possui nenhum tipo de Composto Orgânico Volátil (COV); e madeira plástica, que é um material altamente resistente à corrosão de intempéries e imune a pragas. 
Também no âmbito da edificação, o uso da tecnologia faz toda a diferença, alternativas como a adequação dos projetos ao clima do local para minimizar o consumo de energia e otimizar as condições de ventilação, iluminação e aquecimento; e o uso de coletor solar térmico para aquecimento de água garantem resultados surpreendentes. 
Em sintonia com o meio ambiente, a BSPAR Incorporação projetou o BS Design. Em uma área de 10 mil metros quadrados, o prédio trará itens inéditos no mercado de imóveis comerciais de Fortaleza. Com duas torres e 20 pavimentos, entre salas comerciais (708) e lajes corporativas (18), o empreendimento, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2014 possuirá Certificado LEED - selo que orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil – e conceito Triple A – certificação atribuída mediante o cumprimento de uma série de requisitos da construção civil. O projeto traz ainda revestimento de fachada alto limpante; sistemas de reuso de água como pisos elevados para aproveitamento da água que escorra para as laterais; vidros das fachadas com proteção UV; tec gardens com autoirrigação; uso no paisagismo de mais de 50% de vegetação local, já adaptada ao clima de Fortaleza; e bicicletário. 
Em relação ao consumo de consciente de energia, todas as áreas comuns do empreendimento utilizarão lâmpadas e luminárias de baixo consumo e alto rendimento tipo LED e fluorescente T5. Os elevadores terão sistema de geração de energia regenerativa reduzindo o consumo de energia próprio e transmitindo o excedente para a rede interna. “O BS Design foi todo pensado para dialogar bem com o ambiente em que estará inserido, respeitando as características ambientais do nosso clima. Todo o projeto busca ainda o que existe de mais moderno e inovador em acessibilidade, mobilidade e paisagismo”, coloca João Marcelo Mendes Leite, arquiteto e analista de desenvolvimento de produto da BSPAR Incorporações. 
Na opinião do arquiteto, Paulo Maurício D'arienzo, o Brasil, assim como outros países que operam em seus mercados imobiliários com responsabilidade, desprendimento e inovação está levando muito a sério as questões relacionadas ao meio ambiente, pois já é perceptível que muitos dos recursos utilizados para a realização das atividades possuem limites dimensionáveis. "O caminho da sustentabilidade é com certeza, um caminho sem volta, afinal, aqueles que não aderirem a processos que favoreçam o meioambiente, por menor que seja sua representatividade no mercado, estarão fadados a sucumbir ante aqueles que ao repensar suas atividades e atitudes garantem permanência no mercado imobiliário", acrescenta o arquiteto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto