Saguibatu

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 12 a 14 de junho, Saguibatu, espetáculo de música e dança protagonizado por três artistas norte-americanos e dois brasileiros. O seu nome vem da junção da primeira sílaba de tudo o que se verá no palco: sapateado, guitarra, bateria e tuba.
É uma formação inusitada que instiga diálogos inspirados e a exploração de sonoridades diferentes. Saguibatu é um retrato dos caminhos percorridos por Mark Lambert, Steven Harper, Adriana Salomão, Jimmy Duchowny e Pedro Aúne, andanças que os levaram a trilhar suas vidas em torno de diferentes culturas e sociedades.
Dois eixos geográficos norteiam o roteiro musical: Estados Unidos e Brasil. O público viajará pelos caminhos do jazz e blues, second line, de New Orleans, funk, avant guard, rhythm and blues, samba, choro, bossa nova e baião. Cada um desses estilos tem suas raízes na música africana, que serve de argamassa para uni-los. 
Diversas modalidades de dança são exploradas no espetáculo, especialmente sapateado, dança contemporânea e percussão corporal. O sapateado é tanto dança quanto instrumento, sendo um complemento percussivo à música. Por vezes bebendo na fonte da melhor tradição do estilo jazz-tap, o sapateado traça também caminhos inovadores e contemporâneos, adotando contornos soul com Papa was a Rolling Stone (The Temptations) ou a ginga brasileira em Assanhado (Jacob do Bandolim). 
Sobre o grupo: Saguibatu é formado por Mark Lambert (guitarrista, cantor, compositor e arranjador norte-americano, especializado em jazz, blues, pop, MPB e música clássica); Jimmy Duchowny (baterista californiano, radicado no Brasil há 25 anos); Pedro Aúne (tubista e contrabaixista carioca, bacharel em música pela Unirio e integrante da orquestra Fanfarrada); Steven Harper (sapateador, coreógrafo, professor e produtor); e Adriana Salomão (bailarina carioca com mais de 20 anos de experiência profissional, transita nas linguagens do jazz, dança contemporânea e sapateado).
O grupo foge da formação tradicional em que músicos ficam no fundo do palco enquanto os bailarinos ocupam a frente. A intenção é que os músicos participem ativamente do espetáculo. Na movimentação cênica, eles trocam de lugar no palco, integram solos musicais à dança e à ação cênica, mudando sempre, com a ajuda da iluminação, o foco de atenção do público. Quase 10 minutos do espetáculo são apresentados sem nenhum instrumento a não ser percussão corporal – palmas, estalos de dedos, batidas de mão em diferentes partes do corpo e sons produzidos com a boca.
Serviço
Música: Saguibatu
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 12 a 14 de junho - sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Vendas a partir de 11 de junho, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Informações: (85) 3453-2770

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim