sábado, fevereiro 27

Hospital Cura D'Ars completa 49 anos

Eis o 27 de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1917 - Fundada em Fortaleza, a Livraria Humberto, de Humberto Ribeiro, na Rua Major Facundo, 132 (antigo, atual 354), esquina com Rua São Paulo.

1927 - Primeiro dia de Carnaval, é coroada, na Fênix Caixeiral, a Rainha dos Caixeiros, senhorita Ruth Albuquerque, sendo saudada pelo jornalista Demócrito Rocha em nome da imprensa.

1932 - No Teatro José de Alencar, a posse da primeira diretoria do Club 3 de Outubro do Ceará, com a presença do Major Juarez do Nascimento Fernandes Távora e do capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, têm começo os trabalhos, ocupando a presidência o Major Juarez Távora. 

1944 - Chega, para uma temporada ao microfone do Ceará Rádio Clube - PRE-9, o conjunto formado por cearenses residente no Rio de Janeiro, Quatro Ases e Um Coringa. A formação era: Permínio de Pontes Medeiros, José de Pontes Medeiros e Evenor de Pontes Medeiros (irmãos), Esdras Falcão Guimarães (Pijuca) e André Batista Vieira (Coringa ou Melé).

1945 - Na Rua Senador Pompeu, o advogado Mozart Catunda Gondim encontra-se com Paulo Franco de Oliveira, desfechando contra o mesmo três tiros mortais. Em seguida apresentou-se na Polícia, sendo recolhido no quartel dos Bombeiros.

1946 - Instalada em Fortaleza a Associação dos Engenheiros do Ceará.

1952 - Quarta-feira de cinzas, em sua sede social, sita à Avenida Tristão Gonçalves,1008, esquina com Avenida Duque de Caxias, o Centro Artístico Cearense dá posse à sua nova diretoria: Presidente - Joaquim Teófilo Cordeiro de Almeida; vice-presidente - Francisco Holanda Galvão; primeiro secretário - João Batista Rodrigues dos Santos; segundo secretário - Eduardo Carvalho Costa; tesoureiro - Oscar França Ferreira e adjunto tesoureiro - Miguel Gomes Sobrinho. A Comissão de Organização Econômica fica a cargo de: José do Nascimento, José Correia de Melo e José Bezerra de Albuquerque. A Comissão de Sindicâncias é constituída por: Eusébio Mota Alencar, Francisco Pierre Carneiro e Isaías Alves de Araújo. Oradores: Eusébio Mota Alencar e Eduardo Carvalho Costa.

1963 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará o capitão de fragata Hugo Machado de Lima, substituindo Fernando Macedo Cavalcanti de Oliveira, do mesmo posto. 

1970 - Inaugurado o Edifício Filgueiras Lima, na Rua Barão do Rio Branco, nova sede do Colégio Lourenço Filho.

1972 - Fundado, por iniciativa do monsenhor José Mourão Pinheiro, o Hospital Cura D’Ars, na Rua Costa Barros, 833, esquina com Rua Nogueira Acioli (foto).

1973 - Com discurso de Idelzuite Carneiro, Suzana Ribeiro e Nadir Papi de Sabóia, a Associação Cristã Feminina inaugura sede própria na Barão de Aracati, 1515. Em seguida há a instalação da Biblioteca Engenheiro João Tomé, pela Sociedade das Amigas do Livro.

1976 - O estabelecimento fotográfico Aba Film Ltda., e a Sonótica, da firma A. A. Albuquerque Comercial e Importadora Ltda. inauguram sua nova sede localizada em prédio na Rua Dona Leopoldina, 1050, esquina com a Avenida Heráclito Graça.

1977 - Morre o médico João Eudes da Costa, cearense da cidade de Aracati.

1985 - Morre, aos 65 anos de idade, o empresário Luís Crescêncio Pereira. Manteve por vários anos a Casa Crescêncio, com o slogan “uma solução para cada problema”. Nascera a 23 de setembro de 1917.

quinta-feira, fevereiro 25

Vereador cobra aprovação de projeto de lei que pede divulgação de Plano de Vacinação Anti Covid em Fortaleza

O vereador Pedro Matos (Pros) cobrou, nesta quarta-feira (24), aprovação do projeto de lei submetido por ele que exige mais transparência nas Medidas de Informação e Comunicação do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza. Entre as principais ações solicitadas, estão a disponibilização nominal das empresas e pessoas envolvidas no processo de imunização, desde prestadores de serviços até cidadãos que receberão a Vacina. 

Na medida, o parlamentar propõe que o Poder Público divulgue em Site Oficial, em até cinco dias após o ato, dados sobre contratações relativas à aquisição de Vacinas, Insumos, Bens e Serviços de Logística, Tecnologia da Informação e Comunicação, Comunicação Social e Publicitária e Treinamentos destinados à Vacinação contra à Covid-19. 

O Projeto de Lei determina outra medida para reforçar a clareza e lisura do processo de vacinação em massa dos moradores de Fortaleza: a relação do quantitativo de Vacinas adquiridas, com indicação do laboratório de origem e dos custos despendidos; a relação dos grupos elegíveis; e a lista de nomes do grupo prioritário a que pertencem as pessoas vacinadas, com detalhes sobre a data e local da vacinação, número de lote e o profissional responsável pela aplicação do imunizante. 

Reforço da necessidade - Como justificativa, o parlamentar aponta o dever dos órgãos públicos de promover a publicização dos atos para a ciência de todos. 

- Neste Contexto Pandêmico, toda e qualquer informação das ações do Poder Público para a Imunização da população são necessárias”, defende no documento. Se aprovada em plenário, a matéria seguirá para apreciação do Executivo.

Pedro Matos sinaliza a urgência de fiscalização para combater a atuação de "fura-filas" e outras irregularidades da Vacina.

- É uma triste realidade que vivemos tanto em virtude da falta de organização. Cobramos muito a chegada da Vacina, mas pecamos na hora da aplicação e distribuição. Somos um dos Estados com maior fura-filas e isso é muito preocupante. Precisamos cobrar do Governo medidas efetivas de celeridade e credibilidade", reforça o líder da bancada do Pros na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Há 109 anos morria Otto de Alencar

Eis o Arquivo Nirez para 25 de fevereiro na História de Fortaleza.

1910 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Miguel de Castro Caminha, substituindo Severino da Costa Oliveira Maia, do mesmo posto. 

1911 - Morre em Fortaleza, na Rua Major Facundo, 162, o coronel Joaquim José de Sousa Sombra, aos 91 anos de idade, jornalista, deputado provincial. Foi Agente Consular de Portugal em Maranguape; Comissário de endemias de Febre Amarela, Varíola e Cólera-Morbus. Construiu a igreja Matriz de Maranguape, e conseguiu o Ramal Ferroviário daquela cidade. Cearense de Russas, nascera a seis de setembro de 1816. 

1912 - Chega no porto de Fortaleza (Ponte Metálica) o vapor “Bahia”, que traz o jornalista Manuel Solon Rodrigues Pinheiro, cearense residente no Amazonas.

1912 - Morre, aos 37 anos de idade, o engenheiro civil Otto de Alencar e Silva (foto), um dos maiores matemáticos do Brasil e também músico. Nascera a três de agosto de 1874 em Fortaleza. Em sua homenagem existe hoje em Fortaleza a Rua Oto de Alencar, no Jacarecanga.

1921 - Na madrugada irrompe um incêndio que devora a Alfaiataria Guimarães, de propriedade de Alfredo Guimarães, destruindo-a completamente. Ficava na Rua Major Facundo na Praça do Ferreira, entre a Farmácia Normal e a Farmácia Galeno. 

1924 - Inaugura-se, às 16 horas, a Ponte Doutor Justiniano de Serpa, sobre o Rio Cocó, na estrada de Messejana. O Rio Cocó nasce na Serra da Aratanha e tem um curso de 48 quilômetros. 

1928 - Surge, em Fortaleza, a revista Iracema, de orientação literária. 

1937 - A Liga Paraense faz doação à Arquidiocese de Fortaleza, de um terreno no antigo bairro do Matadouro, para construção de uma capela já planejada com invocação a São Pedro, mas por exigência dos doadores muda para Nossa Senhora de Nazaré, que ficaria a cargo dos padres lazaristas. Seria uma pequena capela no local da hoje Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim América. 

1942 - Por força do Decreto 4.121 o Liceu Industrial do Ceará passa a denominar-se Escola Industrial de Fortaleza. 

1943 - Encontram-se em Fortaleza os professores Luís Heitor e Eurico Nogueira França, lentes da Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, afim de colherem amostras de nosso folclore musical poético e rítmico. 

1944 - Chega a Fortaleza Eunice Weaver, presidente da Federação das Associações de Assistência aos Lázaros. 

1956 - Em Fortaleza, para uma exibição, as tenistas campeãs Maria Ester Bueno e Ingrid Metzener. 

1966 - Instalada A Companhia de Telecomunicações do Ceará-Citelc, que recebeu do Serviço Telefônico o serviço de microondas até então explorado por aquela Companhia. 

1967 - Inaugurados, na Praça do Carmo, lado da Rua Major Facundo, os ônibus elétricos de Fortaleza, com a presença do prefeito Murilo Borges Moreira, que fez a primeira viagem até Parangaba. O sistema compreendia uma rede bifilar de 26.753 metros ligados por 767 postes, tendo o primeiro deles sido fincado em 12 de setembro de 1965. No dia 19 de março é inaugurada a linha Bezerra de Menezes.

1967 - Assume a Reitoria da Universidade Federal do Ceará-UFC, o professor Fernando Leite, que fora empossado no Rio de Janeiro pelo Ministro da Educação e Cultura.

1972 - Deixa o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de corveta Reisauro Pinto Canizio, sendo substituído pelo capitão de fragata Valdemar Barros Filho, este, cearense.

1978 - Inaugura-se a nova ponte sobre o Rio Cocó, na Avenida Perimetral, na Água Fria, conhecida na época como Ponte da Unifor, hoje é a a Ponte da Avenida Engenheiro Santana Júnior.

1981 - Morre o ex-diretor Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-EBCT, advogado Pedro Ivo Galvão. Era cearense de Maranguape nascido a seis de junho de 1911. 

1985 - Morre, no Hospital Geral de Fortaleza, o pianista, artista plástico cenógrafo, maquiador, figurinista e ensaiador Waldemar Garcia. Dirigiu o Teatro Universitário em 1949. Foi ensaiador-músico do Curso de Arte Dramática da UFC. Nascera no Crato a 24 de dezembro de 1902. 

1988 - A Polícia Federal (PF) desarticula quadrilha internacional de traficantes de crianças do Ceará para os Estados Unidos e Europa. 

1998 - O Museu do Ceará é reaberto após reforma, com nova concepção, trazendo palestras, exposições, etc. É o antigo Museu Histórico e Antropológico que muda de nome.

Últimos dias para aproveitar descontos da Frosty no Delivery


Segue até este domingo (28), a Campanha Promocional da Sorvetes Frosty para os clientes de Delivery. Até o último dia do mês de fevereiro, os produtos estarão com descontos de até 29% no aplicativo da marca e até 25% nos demais apps como Ifood, Rappi, James e Uber Eats.
O consumidor tem as mais diversas opções entre picolés especiais, caseiros, cremosos e paletas. E para aqueles que desejarem experimentar o mix de produtos que inclui ainda marujinhos, sorvetes, linha premium e zero, uma ótima dica é ir até uma das lojas de fábrica e garantir a compra com valor de revenda (atacado), disponível a partir de cinco unidades.

Estrela Barros propõe inclusão de assistentes sociais no Grupo Prioritário para Vacinação Anti Covid


Projeto de Indicação 228/2021, da vereadora Estrela Barros (Rede), inclui no Grupo Prioritário do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 os assistentes sociais. 
Estrela, que também é formada em Serviço Social, já atuou na área durante anos e entende que assim como os outros profissionais da saúde, os assistentes sociais também estão na linha de frente no combate à pandemia e necessitam da Imunização.
- Os assistentes sociais estão presentes não só nos CAPS e CRAS, mas também nos Postos de Saúde, UPAS e demais hospitais que estão recebendo pacientes contaminados. Protocolamos esse projeto porque somos empáticos com a causa e compreendemos a importância de manter esses profissionais devidamente resguardados”, explica a vereadora Estrela Barros.

quarta-feira, fevereiro 24

Raul Barbosa era nomeado presidente do BNB há 65 anos

 Confira o 24 de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1858 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o jurista Miguel Joaquim Aires do Nascimento.

1882 - Morre o coronel José Nunes de Melo, ex-comandante da Força Policial (hoje Polícia Militar do Ceará - PMC) e ex-deputado estadual. Comandou o 1º Batalhão de Voluntários na Guerra do Paraguai. Nascera em Fortaleza em oito de junho de 1823. É hoje nome de rua no Rodolfo Teófilo e Bela Vista.

1884 - Chega a Fortaleza, Dom Joaquim José Vieira, no vapor “Espírito Santo” sendo o segundo Bispo do Ceará, sagrado a nove de dezembro de 1883. Nascera em Itapetininga-SP.

1888 - Assume, pela segunda vez o cargo de Chefe de Polícia, o desembargador Joaquim Pauleta Bastos de Oliveira.

1912 - Surge em Fortaleza o jornal O Libertador, patriota, de um grupo de rabelistas, destinado à propaganda da candidatura do coronel Marcos Franco Rabelo.

1916 - O Partido Republicano Cearense muda o nome para Partido Republicano Democrata, ficando o diretório central constituído por Tomás de Paula Rodrigues, José Lino, Joaquim Olímpio de Paiva, Moreira da Rocha, Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes (Álvaro Fernandes), Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza) e Costa Sousa.

1917 - Morre, em Manaus, Amazonas, o jornalista e político Manuel Solon Rodrigues Pinheiro (Solon Pinheiro). Nascera em Cachoeira, hoje Solonópole, no dia 17/03/1816. Hoje é nome de rua que nasce no Centro de Fortaleza, atravessa o bairro de José Bonifácio e termina no Bairro de Fátima.

1919 - Abre-se em Fortaleza, na Rua Floriano Peixoto, 171 (antigo), a Casa Olsen, da firma Olsen & Irmão, dos sócios Walter Olsen e Orlando Olsen, vendendo tecidos, armarinhos e artigos masculinos.

1921 - A Capitania dos Portos do Ceará muda de comando quando o titular do cargo, capitão-tenente Rodolpho Marques de Carvalho e Oliveira, entrega o cargo ao interino, 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos, que assume pela terceira vez.

1926 - A Estação Ferroviária Matadouro passa a chamar-se Otávio Bonfim.

1927 - Publicado em Fortaleza o jornal O Párias, orientado por Moésia Rolim e Djacir de Lima Menezes. Era quinzenário.

1927 - Realiza-se em Fortaleza eleições para senador e deputado federal, comparecendo às urnas 1.762 eleitores dos mais de seis mil inscritos.

1928 - Reinaugurado o prédio do Fórum, reformado pelo prefeito Godofredo Maciel.

1943 - O Ceará Sporting Club muda-se, para nova sede, na Rua Senador Pompeu, 1152.

1950 - Inaugura-se, em Fortaleza, no Instituto Epitácio Pessoa, uma agência do Serviço de Assistência a Menores - SAM, com a presença do chefe nacional do mesmo, Eurípedes Cardoso de Menezes.

1952 - Realiza-se à noite, no Salão Nobre da Federação das Associações de Comércio e Indústrias do Ceará-FACIC, no Palácio do Comércio, a sessão de assembleia geral da Cooperativa de Crédito do Comércio e Popular Ltda., a fim de reeleger a diretoria da instituição crediária, que deverá reger seus destinos no ano de 1952, assim constituída: Presidente - Aziz Ary; diretor-gerente - Plauto Feijó de Sá e Benevides; diretor-secretário - Paulo Tasso Mendes Mamede; diretores - Paulo Feijó de Sá e Benevides, Rabbi Elias Romcy e Aderbal Nunes Freire (Aderbal Freire). Conselho Fiscal - João de Deus Cabral de Araújo, Valmir Sá Magalhães (Valmir Magalhães) e Alberico de Abreu Lage. Suplentes - Miguel Dimitre Dibe, Odaly Soares de Alcântara e Zenon da Cunha Mendes Barreto (Zenon Barreto).

1952 - Falece em Fortaleza, às 17h30, o farmacêutico Jaime Gurgel do Amaral, aos 52 anos de idade. Manteve por muitos anos a Farmácia São José, na Rua Major Facundo. Exercia há vários anos o cargo de gerente dos Laboratório Raul Leite S/A, em Fortaleza.

1953 - Chega em Fortaleza pela primeira vez após sua deposição em 1930, o ex-presidente do Estado José Carlos de Matos Peixoto, recebido no Aeroporto Pinto Martins (antigo Aeroporto Salgado Filho, do Cocorote) pelo então capitão Ednardo Rodrigues Weyne (Ednardo Weyne) e o advogado Fidélis Alves da Silva (Fidélis Silva).

1953 - Pela manhã, o secretário da Prefeitura de Aquiraz, José Rodrigues Ramos, estabelece uma ligação telefônica com Fortaleza, a título de experiência, tendo a iniciativa surtido o melhor êxito. A linha telefônica, ligando esta capital a Aquiraz é a mais longa, pois alcança a distância de 30 quilômetros. A instalação daquele automático, na vizinha cidade, é realizada pela prefeitura de Aquiraz, conforme contrato celebrado entre a edilidade e a Ericsson.


1956 - Por ato do presidente da República, Juscelino Kubitschek, o ex-governador do Estado do Ceará, Raul Barbosa (foto), é nomeado presidente do Banco do Nordeste do Brasil-BNB.

1956 - A equipe do América Futebol Clube sagra-se campeã invicta do Torneio Quadrangular de Futebol de Salão, ao derrotar a representação do Praia Clube pelo escore de 6x1. O time campeão é formado por: Orlando (Hélio), Joaci, Lívio (Carrim), Fernandinho, Esquerdinha (Bê) e Jajá. Conquistaram os gols para o time vencedor: Esquerdinha (3), Lívio, Fernandinho e Carrim.

1959 - Inaugura-se mais um cinema em Fortaleza, o Cine Art, na esquina da Rua Barão do Rio Branco, 1894, com Rua Antônio Pompeu, pertencente a uma linha franco-italiana que adquiriu o prédio onde funcionara o Cine Araçanga, da Cinemar, empresa de Amadeu Gomes Barros Leal (Amadeu Barros Leal), com uma sessão especial promovida pelo Lion's Club, em benefício do banco de sangue, com o filme “A mulher mais bela do mundo”, estrelado por Gina Lolobrígida. O Cine Art fechou em 1989.

1961 - Publicada no Diário Oficial do Município 1.839, a Lei 1.510, do dia 22, denominando de Rua Minervino de Castro a artéria conhecida como Rua do Travessão, na Varjota. Atendeu a proposição do vereador José Aluísio de Castro Correia (Aluísio Correia).

1961 - O Diário Oficial do Município 1.839 publica a Lei 1.509 do dia 22 que muda o nome da artéria conhecida por Rua Regina Fátima, para Rua Joaquim Lima, que tem início na Avenida Gonçalves Dias e termina na Rua Humberto Monte.

1962 - Inaugura-se, às 10 horas, a loja Galeria dos Rádios, da firma Carvalho & Borges Ltda., em prédio na Rua Major Facundo, 639.

1965 - Morre, em Fortaleza, o gráfico Raimundo Nonato Farias Esteves (Raimundo Esteves), proprietário da Tipografia Progresso, na Rua Senador Pompeu, 754. Hoje é nome de Rua na Praia do Futuro.

1969 - Assume a diretoria geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, o engenheiro José Lins Cavalcante de Albuquerque, substituindo João Ari Moreira.

1973 - O arcebispo Metropolitano de Fortaleza, dom José de Medeiros Delgado, comunica sua decisão de renunciar à Arquidiocese em mensagem dirigida ao Clero e aos fiéis. Foi em São Paulo que o arcebispo encontrou possibilidades de encaminhar ao papa Paulo VI, o seu pedido de renúncia, optando pelo ministério da Palavra, escolha que fizera desde 1970, quando completou 65 anos. Na capital paulista, dom Delgado participava da assembleia da CNBB.

1975 - A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprova requerimento do vereador Antônio Azin, concedendo a Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier), o título honorífico de Cidadão de Fortaleza. O espírita mineiro Chico Xavier vai acrescentar mais um título de cidadania aos 57 que já possui de municípios brasileiros.

1978 - Inaugura-se o Teatro do Centro de Convenções com a peça “Rashmon”, de Eduard Fay e Michel Kamim, em tradução de Mário da Silva, montada pela Comédia Cearense.

1981 - Morre, na UTI da Casa de Saúde São Raimundo, o deputado José Gomes da Silva, líder político de Pentecoste. Seu enterro dá-se no dia seguinte em sua terra natal.

1982 - Quarta-feira de Cinzas, toma posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Antônio Nilson Craveiro Holanda.

1983 - A Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia-SBAA, tem novo presidente, o professor Dermeval Carneiro Neto.

1985 - Fortaleza está sob forte chuva, principalmente na Serrinha e na Cidade 2.000.

1987 - Morre, aos 62 anos de idade, no Hospital de Ceará-Mirim-RN, Javeh Arcoverde Alves, Rei Momo do carnaval cearense durante oito anos, de 1967 a 1974. Era paraibano de Araruana do Norte.

1987 - Reeleito novo presidente na Associação Comercial do Ceará-ACC, o advogado Osvaldo Alves Dantas (Osvaldo Dantas), substituindo o empresário Humberto Fontenele.

1993 - Vítima de Câncer no fígado, morre, na Quarta-Feira de Cinzas, às 21h15, aos 69 anos de idade, o monsenhor Francisco Pinheiro Landim (Padre Landim), um dos fundadores da Rádio Assunção Cearense. Exerceu a direção do jornal O Nordeste. Foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério de São João Batista. Era cearense de Fortaleza, nascido em 28 de junho de 1923.

1996 - Grava depoimento no Arquivo Nirez, em sua sede, na Rua Professor João Bosco, 560, no Rodolfo Teófilo, o líder político Severino Sombra de Albuquerque.

2000 - Morre, pela manhã, aos 67 anos de idade, o juiz titular da 3ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Bevilaqua, Celso Luís de Sousa Girão, vítima de ataque cardíaco, sendo seu corpo velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e enterrado no Cemitério de São João Batista.

terça-feira, fevereiro 23

São Luiz premia 'Loja mais Feliz' 2020


A tradicional Festa dos Gerentes, realizada anualmente pelo Mercadinhos São Luiz, foi adaptada para o Ambiente Virtual, sem deixar de homenagear os gestores pela sua atuação ao longo do ano.
Desta vez, o Evento foi organizado em dois momentos: 
  1. No primeiro, o chef Phelipe Carvalho e o sommelier Mário Paulino comandaram uma Live, dando dicas para os gerentes, sub-gerentes e familiares, sobre montagem da mesa para receber, montagem dos pratos, harmonização e receita de uma sobremesa. Cada família recebeu dois kits, um com louças e acessórios para a montagem da mesa, vinho, mais ingredientes para a família fazer a sobremesa; e outro com sobremesa, entrada, prato principal e flores.
  2. No segundo momento, o diretor-presidente Severino Ramalho Neto e o vice-presidente Fernando Ramalho recepcionaram os convidados, junto com os demais membros da diretoria, na Live que premiou a:
  • Loja Mais Feliz 2020 (grande): Mercadão Presidente Kennedy, gerenciada pelo Edmar Ferreira;.
  • Loja Mais Feliz 2020 (pequena): Soriano Albuquerque, gerenciada pelo Marcelo Siqueira.
  • Líder Formador 2020, que é o líder que mais forma novos líderes no ano, que desta vez contou com empate, premiando os gerentes Ednardo Nascimento (Oliveira Paiva) e Raimundo Carneiro (Miguel Dias).
- Adaptamos nossa Festa Anual para o Online, tendo a grata surpresa de ter tido um momento ainda mais especial, porque estivemos mais perto, entrando na casa de cada gerente que diariamente está nas nossas lojas, cuidando de tudo para que o São Luiz siga sendo um local de experiências positivas”, destaca a diretora de Recursos Humanos, Ana Paula Falcão.

Arquivo Nirez para 23 de fevereiro na História de Fortaleza


Confira o 23 de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1885 - Distribuído em Fortaleza o jornal Província do Ceará, que substitui o jornal Libertador, que deixa de circular.
  • 1902 - Morre, em Fortaleza, aos 60 anos de idade, no Colégio da Imaculada Conceição, a Irmã Vicência, que no século chamava-se Virgínia Machado dos Santos. Era mineira de Diamantina. 
  • 1926 - Estreiam, no Cine Teatro Majestic, os cançonetistas Os Geraldos, formado por Geraldo Magalhães e Nina Teixeira. Gravaram muitos discos na famosa Casa Edson, de Fred Figner. 1934 - Na ausência do comandante do 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, coronel Manuel Colares Chaves, assume o comando o major Faustino Cândido Gomes. 
  • 1938 - A censura da polícia proíbe a execução no Carnaval, das músicas Perna Cabeluda, marcha; Cabra de Soutien marcha; e Mulungu, batuque; todos de autoria de Vicente Paiva Ribeiro e José Luís Calazans Rodrigues “Jararaca”, consideradas indecorosas.
  • 1941 - Primeiro dia de Carnaval, irrompe grande incêndio, no depósito do Cock Bar, na Travessa Pará, atingindo o Mictório Público e o Posto Pará. Os três prédios pertenciam à Prefeitura Municipal de Fortaleza. O Cock Bar ficava na Rua Guilherme Rocha, Praça do Ferreira.
  • 1950 - Inaugura-se o Cine Jangada, na Rua Floriano Peixoto, 899, da Empresa Cinematográfica do Ceará-Cinemar, pertencente a Amadeu Gomes Barros Leal (Amadeu Barros Leal). É outra concorrente do grupo Luiz Severiano Ribeiro. O novo cinema exibe o filme “Monsieur Vicent, capelão das galeras”, da França Films, a vida de São Vicente de Paulo.
  • 1973 - Com o corte da fita simbólica feito pelo governador César Cals de Oliveira Filho )(foto) e pelo general Válter Menezes Paes, comandante do IV Exército, e contando com a presença dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria e da Federação das Indústrias do Ceará, senhores Thomas Pompeu Neto e Francisco José Andrade Silveira, é inaugurado, na Barra do Ceará, o Centro Social Doutor Thomas Pompeu de Souza Brasil, do Sesi, homenagem ao pioneiro da industrialização do Ceará, tendo como administrador o coronel Antônio Alexandrino Correia Lima, atual Superintendente do Departamento Regional do Sesi.
  • 1979 - Morre em Fortaleza o professor, advogado e filólogo Joel de Lima Linhares (Joel Linhares) aos 83 anos. Era cearense nascido em Lavras da Mangabeira, em 30 de agosto de 1895.
  • 1981 - O juiz de menores José Maria Melo decreta intervenção na Organização do Pequeno Brasileiro, instituição que abriga três mil menores. 
  • 2019 - Morre, em Fortaleza, aos 87 anos de idade, o pesquisador e escritor Francisco de Sena Rodrigues (Francisco Rodrigues). Trabalhou no armazém de Genésio Queiroz, pai de Edson Queiroz como conferente e depois sócio da firma. Publicou o livro "Cascavel - Retalhos de sua história", Seu corpo é velado na na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino, 1668 e sepultamento no Cemitério de Cascavel às 15 horas, do dia seguinte. Nascera em Cascavel, em 21 de setembro de 1931.

segunda-feira, fevereiro 22

CDL Fortaleza promove Live nesta terça sobre Reforma Tributária

 

O II Ciclo de Estudos sobre a Reforma Tributária–CERT acontecerá nesta terça-feira (23), com a Palestra “Como destravar a Economia Brasileira e fazer o Brasil voltar a crescer” do economista e ex-deputado Luiz Carlos Hauly (foto), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/2019, que está em tramitação no Senado Federal. 

O bate-papo terá participação especial da doutora Fernanda Pacobahyba, secretária da Fazenda do Ceará. Seguindo as diretrizes do novo decreto do Governo do Ceará, o Debate ocorrerá às 18 horas, pelo Canal da Câmara dos Dirigentes Lojsitas-CDL de Fortaleza no Youtube e conta com inscrição no site da Faculdade CDL: https://conteudo.faculdadecdl.edu.br/2-ciclo-de-estudos-da-reforma-tributaria.

Criado para analisar e discutir as propostas de Reforma Tributária, o CERT tem acesso gratuito e será mediado por Alexandre Linhares, sócio da R. Amaral Advogados e coordenador do MBA de Gestão Tributária do ICMS da Faculdade CDL, especialização que já conta com dez anos de vigência.

O CERT é uma realização da CDL de Fortaleza e Faculdade CDL, com o apoio da FCDL-CE, CDL Jovem e R. Amaral Advogados.

SERVIÇO

Loja especializada em troca de óleo GoLube visa o público feminino

Em Fortaleza estima-se que existem mais de um milhão de motoristas habilitados e grande parte deles se concentra no Público Feminino. Focada nessa estatística e em promover um melhor ambiente para atender seus clientes, em especial as mulheres, que Inaê Evangelista visualizou um bom nicho para esse mercado e montou um segmento de manutenção automotiva para esse público.

De maneira desafiadora, a empreendedora abriu a GoLube, uma loja – localizada no bairro Cidade dos Funcionários, que objetiva oferecer um ambiente mais aconchegante e acolhedor para as mulheres, tendo em vista que a grande maioria não é habituada a frequentar oficinas.

Inaê Evangelina é enfermeira, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e  também possui experiência na Área Administrativa no Comércio. Depois de perceber, junto ao seu esposo e sócio, Leonardo Mendonça, uma demanda do Mercado para o Público Feminino, com serviços específicos para troca de óleo, visto que o mesmo em oficinas comuns demorava bastante para ser executado, que eles inauguraram sua primeira loja.

A GoLube conta com serviços de troca de óleo, troca de filtros (lubrificante, ar do motor, combustível e ar condicionado);  higienização de ar condicionado, troca de fluídos (freios, câmbio e aditivo); palhetas e lâmpadas.

A empresa também atende clientes frotistas, empresas privadas e órgãos públicos, aceita cartões corporativos e tem como outro diferencial parcelamentos em até seis vezes sem juros.

Comemorando seu primeiro ano no mercado, prestando serviços de troca de óleo, a GoLube já teve cerca de 5 mil atendimentos.

A empresa trabalha com um ticket médio de R$ 230,00 e troca de óleo a partir de R$ 96,00. O valor da troca de óleo varia de acordo com cada carro, os itens que serão trocados e a marca do óleo.

ESTRUTURA - A estrutura, toda padronizada, foi pensada para um ambiente acolhedor e agradável, com espaço kids, sala de espera climatizada e organização nos processos de trabalho. “ A gente pensou no projeto da loja com um ambiente amplo, limpo, organizado, com todos os espaços definidos, espaço kids, três banheiros e acesso para cadeirantes’’, ressaltou Inaê.

A loja também preza pela sustentabilidade e realiza o descarte de materiais nos locais adequados e conta com caixas separadoras de água e óleo. Todos os profissionais são treinados desde a recepção, atendimento e prestação do serviço, seguindo um padrão que a empresa quer passar ao seu público.

Horário de atendimento:

  • Segunda à sexta: 8 horas às 17h30
  • Sábados: 8 às 13 horas.
  • Endereço: Avenida José Leon, 1260 - Cidade dos Funcionários


Leonardo Mendonça comemora 19 anos da Oficina LS e visa expansão

Leonardo Mendonça comemora 19 anos de sucesso da Oficina LS e visa expansão. Fundada em 2002 por Leonardo Mendonça, a História da empresa começou com o pai de Leonardo, que sempre sonhou em trabalhar no ramo de oficina mecânica, pois gostava muito de carro. Então, ele viu que tinha uma Oficina Mecânica para vender na Região da Cidade dos Funcionários e com essa oportunidade surgiu a LS Centro Automotivo, inicialmente com dois servidores. 

Hoje, após 19 anos no mercado, a LS conta com mais de mil metros quadrados de área e já emprega mais de 40 colaboradores.

Localizada na Rua Jorge Vieira, 860, na Cidade dos Funcionários, a empresa cearense é conhecida por seu diferencial no atendimento  e oferece os Serviços de Mecânica em geral como: 

  • Suspensão.
  • Freio.
  • Elétrica.
  • Alinhamento.
  • Balanceamento.
  • Injeção Eletrônica.
  • Revisões Corretivas.
  • Revisões Preventivas. 

Reforço nos serviços essenciais durante a Pandemia - De acordo com Leonardo Mendonça, no período de pandemia, a empresa seguiu todo o Protocolo de Prevenção exigido pela Organização Mundial de Saúde-OMS, manteve seu quadro de funcionários e focou nos serviços essenciais, reforçando o atendimento em carros de frota de supermercados e veículos da área de Saúde, como ambulâncias, serviços de hospitais e  carros de segurança. Por ter se tornado referência no Ramo de Oficinas no Ceará, a LS planeja expansão. A expectativa é de nova unidade na Região de Fortaleza até 2022.

domingo, fevereiro 21

Especialista afirma porque os bons funcionários pedem demissão durante a Pandemia da Covid

Com o cenário dos negócios em alerta causado pelos transtornos da Pandemia da Covid-19, as empresas têm outra inquietação e ainda maior, além do formato de trabalho, atendimento virtual e remoto, o pedido de demissão de bons funcionários tem sido frequente nas médias e grandes organizações.

Mantê-los é uma tarefa árdua, e mesmo em tempos de crise, profissionais que se destacam em suas áreas ainda possuem uma boa quantidade de opções e possibilidades. A saída desses funcionários costuma trazer custos relevantes para uma empresa, como pagamento de rescisão, treinamento de um novo colaborador e atraso de projetos em andamento, são alguns dos gastos diretos que são gerados com um desligamento.

Os principais motivos, para o sócio-diretor da Vivaz Soluções em RH, Victor Ibiapina (foto), é a falta de motivação e a sobrecarga de trabalho. 

- Falta de estímulo, de motivação, de perspectiva e sobrecarga de trabalho, enfim, a lista de problemas é bem extensa. E mais, na grande maioria, são falhas geradas por chefes ou líderes na gestão desses profissionais”, completa Victor.

- Mesmo durante a Pandemia, ainda é considerável a quantidade de pedidos de demissão, como também, os processos de seleções para algumas áreas. 

- Tem sido quase que unânime os relatos dos profissionais quando questionam o motivo da saída, eles não deixam o posto de trabalho, eles deixam seus chefes. A Metodologia, formato e planejamento pode ser um dos canais de interferência para tal pedido de demissão”, afirma o sócio-diretor.

- Cito alguns dos motivos pelo os quais bons profissionais deixam as empresas, entre eles, devido a processos muito engessados; profissionais sobrecarregados; clima organizacional não está bom; a organização não abrange um plano de carreira; falta de crescimento profissional; ineficiência do gestor e a empresa não reconhece conquistas/realizações”, finaliza Victor Ibiapina.


 

Cronologia Cascavelense


Eis a Cronologia Cascalense para 21 de fevereiro:
𝟭𝟳𝟬𝟴 - João da Fonseca Ferreira (cunhado de Domingos Paes Botão) obteve por data de sesmaria a Lagoa do Velho, no município Russas. (Fonte: Academia Cearense de Letras / Datos e Factos História do Ceará - Século XVIII – Barão de Studart).
𝟭𝟴𝟳𝟯 - Nascido em Russas o padre Maximiano Pinto da Rocha, filho de João Pinto Cavalcante e Francisca Pinto da Rocha, ordenou-se em Fortaleza, em 30 de novembro de 1901, e veio para a paróquia de Cascavel como vigário auxiliar do padre Francisco Valdivino Nogueira, até seu falecimento em oito de setembro de 1921. Assumiu a paróquia até seu falecimento, em seis de julho de 1927. Foi sepultado no cemitério São José de Cascavel. Foi substituído pelo Frei Apolônio, nomeado pároco cooperador (29 de abril de 1927-20 de novembro de 1927). Agraciado com uma rua pela Lei Municipal 344, de dois de agosto de 1971. (Fonte: SOUZA. Antônio “Barão” Manuel de, et al. Cascavel 300 Anos. Fortaleza: 1ª edição, 1994. p.228.)
𝟭𝟵𝟰𝟱 - II Guerra Mundial - Vitória da FEB-Força Expedicionária Brasileira em Monte Castelo, na Itália, com combatentes pracinhas cascavelenses.
𝟭𝟵𝟵𝟲 - Encerra às 6 horas da manhã, numa quarta-feira de cinzas, o “CASCAFOLIA”, na Praça Frei Bernardino, no Rio Novo, animado pelas bandas Pimenta Malagueta, Exportação e Alber Som. Seis blocos carnavalescos animaram: Bagaceira, Balões do Presidente, Dá pra Mim, Figa lá meu rei, O Bode, Os Trogloditas e As Peruas. Avaliado pelos críticos como o terceiro melhor carnaval do Ceará. (Fonte: BESSA, Evânio Reis, et al. Cascavel 307 anos. Fortaleza: 2ª edição, 2001, p. 244).
𝟮𝟬𝟬𝟬 - A Telemar encerra suas atividades do escritório em Cascavel. (Fonte: BESSA, Evânio Reis, et al. Cascavel 307 anos. Fortaleza: 2ª edição, 2001, p. 251.)
𝟮𝟬𝟭𝟵 - Intensas chuvas acompanhadas de raios e trovões no Ceará. Wagner Silva Escórcio, 40 anos, casado, três filhos, residente na Moita Redonda em Cascavel, quando pilotava a sua moto na CE-040 para o trabalho em Fortaleza, foi atingido por um raio, próximo à cidade de Pindoretama, a 36 quilômetros de Fortaleza. Segundo dados da Earth Networks, repassados pelo site Clima Tempo, até às 11 horas de quinta-feira (21) foram contabilizadas 5.196 descargas elétricas no Ceará. (Fonte: Tribuna do Ceará). 

sexta-feira, fevereiro 19

Unifametro lista evoluções da Tecnologia Digital na Odontologia


Com o avanço da Tecnologia, todas as áreas da Saúde passaram por evolução, inclusive a Odontologia. 
Relativamente recente no Brasil, a Odontologia Digital faz com que o tratamento dentário de muitos pacientes seja mais rápido e eficaz. Antes, eram necessárias diversas consultas para a realização de procedimentos como a execução de implantes. Hoje, a Técnica agiliza todo o processo em poucas horas.
- A Odontologia Digital realiza os mesmos processos de antigamente, a diferença é que agora podemos programar no computador, desenhar virtualmente e uma impressora trazer isso à tona. O nosso trabalho se torna preciso, evitando desconforto aos pacientes” pontua o professor do Centro Universitário Fametro (Unifametro) Rômulo Bomfim. Aliada ao profissional, o procedimento serve para o planejamento do sorriso e para a confecção de peças de restaurações dentárias, coroas e facetas de porcelana. O projeto é desenhado no computador e logo após pode ser impresso por meio de uma impressora 3D.
Na prática, a boca do paciente é escaneada. Logo, tudo fica mais amplo, fazendo com que o profissional possa realizar o procedimento com muita segurança. Para Rômulo, a estética é feita pela simetria. “É possível copiar o lado direito, espelhar e jogar para o lado esquerdo. Esse é um dos grandes benefícios”, pontua o cirurgião-dentista.
Graças a esta tecnologia inovadora, outro benefício é o armazenamento, tendo em vista que antes era preciso uma grande sala para armazenar todos os modelos. Além disso, o fato de não utilizar e gesso e diminuir o tempo de tratamento são vantagens provenientes do procedimento. A técnica restauradora utilizada é a chairside baseada em CAD/CAM, onde CAD (computer-aided design) significa “projeto assistido por computador”, sendo o aided design o software utilizado para idealizar e desenhar o dente. Já o CAM (computer-aided manufacturing) significa “fabricação assistida por computador”, sendo o manufacturing a fresadora para esculpir o dente.
Sobre a Pós-Graduação em Prótese Dentária - O curso de Especialização em Prótese Dentária + Aperfeiçoamento em Implantodontia da Unifametro visa capacitar o cirurgião-dentista no planejamento multidisciplinar, por meio de sólidos conhecimentos nas áreas da prótese dentária e implantodontia, aliados às atuais técnicas da odontologia digital. A Especialização é ofertada no campus Carneiro da Cunha, com carga horária de 870 horas/aula, divididas em 25 meses. Para mais informações, os interessados devem acessar o site http://www.unifametro.edu.br/pos-graduacao/protese-dentaria-aperfeicoamento-em-implantodontia/.
==========

NPJ - Com intuito de desenvolver ações de responsabilidade social e propiciar o acesso à justiça de forma rápida e qualificada, o Centro Universitário Fametro  oferece gratuitamente atendimento jurídico para a população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito. Mesmo diante da Pandemia de Coronavírus, o NPJ adaptou a forma de acesso dos usuários aos seus serviços e realizou 530 atendimentos nas mais diferentes áreas do Direito.
Como diferenciais, o NPJ possui convênio com a Defensoria Pública do Estado do Ceará e Juizados de Fortaleza. Entre os serviços ofertados para a população estão a prestação de orientação jurídica, a realização de conciliações e mediações, a elaboração de petições de divórcio, alimentos (pensão), guarda, tutela e curatela, retificação de registro, de ações relativas a direito do consumidor, agendamento de exames de DNA e solicitação de 2ª via de certidões.
Os atendimentos são realizados por estagiários, supervisionados pelos respectivos professores do curso. Segundo a Coordenadora do Núcleo, Milena Felizola, o estudante inicia a trajetória no NPJ a partir do 6º semestre, na disciplina de Prática Jurídica II.
- Mesmo a prática sendo exigida a partir do sexto período, o discente de Direito já pode ser voluntário e atuar no NPJ assim que ingressa no curso. Para iniciar o atendimento à população, o estudante participa de um ciclo de capacitação para estar apto a atender às demandas do público”, ressalta Milena Felizola.
Além disso, a coordenadora do NPJ explica que o Núcleo visa facilitar o acesso à serviços jurídicos. “Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso a diversos serviços, seja orientando o público acerca dos seus direitos e o que fazer para efetivá-los, fazendo acordos ou entrando com ações no Poder Judiciário”, pontua.
Para este ano, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Unifametro já está agendando atendimentos, que ocorrem durante a semana ou aos sábados. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (85) 3206-6422 (no turno da tarde) ou comparecer ao NPJ, localizado na Rua Conselheiro Estelita, 515, em Jacarecanga.
Sobre o curso de Direito da Unifametro - Reconhecido com nota 4 pelo Ministério da Educação (com nota entre 1 a 5), o curso de Direito da Unifametro proporciona uma sólida formação generalista e humanística, desenvolvendo competências e habilidades indispensáveis à adequada compreensão do fenômeno jurídico e das transformações sociais. O curso oferece ao aluno estrutura curricular moderna, atendendo as diretrizes curriculares nacionais e as exigências da interdisciplinaridade, contemplando disciplinas teóricas, estágio de prática jurídica, atividades complementares e trabalho monográfico obrigatório. Para mais informações, acesse: https://seja.unifametro.edu.br/.
=========


RH - Mesmo com a crise ocasionada pelo Coronavírus, o mercado de trabalho está otimista para 2021 e algumas profissões devem estar em alta durante o ano. Uma delas é o Gestor (a) de Recursos Humanos (RH), cuja profissão tem como finalidade selecionar, gerir e nortear colaboradores na direção dos objetivos da empresa, além de administrar as potencialidades de processos organizacionais.
O Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos é ofertado pelo Unifametro, reconhecido com nota 4 no MEC (escala de 1 a 5), o melhor do Estado. Como diferenciais, a graduação oferta certificações parciais de qualificação profissional que permitem ao aluno comprovar ao mercado o conhecimento já adquirido no final de cada semestre; projetos de extensão como o “Elos Profissionais” e o “Laboratório de RH”, que estimulam a interação com o mercado e propiciam o desenvolvimento de práticas empreendedoras pelos alunos e conciliação entre teoria e prática em todos os semestres, possibilitando novas competências e habilidades ao estudante.
Como inovação no processo de ensino-aprendizagem, o curso tecnólogo em Gestão de RH conta com o “Projeto Competências”, em que o ensino acontece por meio de trilhas e módulos de aprendizagem. De acordo com a coordenadora do curso de Gestão de RH da Unifametro, professora Roberta Mable Mapurunga, durante os dois anos do curso, o aluno vivencia as práticas do mercado de trabalho, estando assim desenvolvendo competências técnicas e comportamentais. “Nós formamos profissionais aptos a atuarem de forma estratégica em todos os subsistemas que o RH oferta”, pontua a coordenadora.
Mercado de Trabalho - Além de planejar e gerenciar os subsistemas de pessoas nas organizações, ao final do curso, o tecnólogo em Gestão de RH formado pela Unifametro será capaz de: recrutar pessoas adequadas às necessidades atuais e futuras das organizações; planejar e gerenciar os programas de qualidade de vida do trabalho; executar programas de treinamento e desenvolvimento necessários; conhecer as leis trabalhistas e as obrigações decorrentes dos contratos individuais e dos instrumentos coletivos de trabalho; desenvolver estratégias que harmonizem as relações entre empresas, funcionários e sindicatos; e também poder atuar como Consultor de Recursos Humanos.
Sobre o Curso Gestão de Recursos Humanos - Com nota 4 no MEC (escala 1 a 5), o curso conta com carga horária de 1.600 horas/aula e duração de dois anos. Em Fortaleza, o curso é oferecido no campus Centro. Para informações sobre condições de ingresso, os interessados devem acessar https://seja.unifametro.edu.br/.

Confira funcionamento do Sistema Fiec até dia 28 de fevereiro


Tendo em vista o crescente número de casos de Covid-19 no Ceará, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), atendendo recomendação do Governo do Estado, publicada no Decreto 33.936, de 17 de fevereiro de 2021, e visando somar esforços na contenção da situação de emergência no enfrentamento da Pandemia de Covid-19 e preservar a Saúde de seus colaboradores e clientes, informa o funcionamento de suas casas de serviços a partir desta sexta-feira (19) até o dia 28 de fevereiro.
IEL Ceará - Toda a equipe do Instituto Euvaldo Lodi estará em home office durante o período. Toda a programação dos cursos e demais atividades seguem normalmente, por meio de plataforma online. Para informações sobre os serviços e outros atendimentos, os clientes podem enviar email para iel@sfiec.org.br ou telefonar para a Central de Relacionamento do Sistema FIEC 4009-6300.
SENAI Ceará - As aulas presenciais das unidades do SENAI do Ceará acontecerão de forma remota durante o período. A instituição reitera que não haverá prejuízo na aprendizagem ou redução na carga horária de aula. As aulas práticas presenciais serão repostas com novo cronograma a ser informado pela equipe pedagógica da unidade. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe pedagógica de sua unidade.
SESI Ceará - Estarão suspensas até 28 de fevereiro, todas as atividades presenciais administrativas e de prestação de serviço, salvo aquelas que podem ser realizadas de forma remota.
Atividades Físicas e Esportivas - As atividades físicas e esportivas estão suspensas até 28 de fevereiro. Será ofertado, gratuitamente, a todos os clientes que terão os contratos de atividade física e esportiva suspensos, treinamento funcional Online. A locação de campos, quadras e outros espaços esportivos estará suspensa durante o período
SESI Clínica - Consultas médicas e exames realizados nas unidades do SESI estão suspensos, podendo os clientes substituir pela opção de teleconsulta, quando disponível para a especialidade.
Escola SESI SENAI - As aulas da Escola SESI SENAI serão realizadas integralmente de forma remota, por meio dos recursos pedagógicos já disponibilizados para os alunos.
Museu da Indústria - O Museu da Indústria estará fechado para visitas no período.
Saúde e Segurança no Trabalho - Até 28 de fevereiro, o atendimento nas unidades será exclusivo para trabalhadores previamente agendados via Sistema SESI Saúde. Os atendimentos in company serão realizados a critério da empresa, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos.
Promoção da Saúde PJ - Os atendimentos in company serão realizados a critério da empresa, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos.
Educação de Jovens e Adultos-EJA - O serviço continuará sendo prestado de forma remota.
Ações Educativas - As ações educativas (como palestras, oficinas e curso de CIPA) estarão disponíveis na modalidade remota.

Confira o Arquivo Nirez para 19 de fevereiro na História de Fortaleza


  • Confira o Arquivo Nirez para este 19 de fevereiro na História de Fortaleza:
  • 1864 - José Bento da Cunha Figueiredo Júnior passa o Governo da Província ao 1º vice Presidente José Antônio Machado, que no dia 29 entrega ao 2º vice-presidente, Vicente Alves de Paula Pessoa.
  • 1883 - Morre, aos 77 anos de idade, na Casa de Caridade de Bananeiras, Paraíba, o padre José Antônio de Maria Ibiapina (Padre Ibiapina), cearense de Sobral onde nascera na Fazenda Morro da Jaibara, no dia cinco de agosto de 1806. Foi Patrono na Academia Cearense de Letras-ACL e é nome de rua no Jacarecanga. 
  • 1890 - Fundado, em Fortaleza, o Clube Democrático, tendo na presidência o conselheiro Antônio Joaquim Rodrigues Júnior.
  • 1891 - Nomeado comandante do 11º Batalhão de Infantaria, estacionado no Ceará, o tenente-coronel Zeferino José Teixeira Campos.
  • 1894 - Angélica de Melo declara, através de nota publicada em jornal, que pretende instalar em sua residência, na Rua Formosa, 31 (Rua Barão do Rio).
  • 1909 - Morre, aos 32 anos de idade, vítima de apendicite, o poeta, bacharel em Direito e ex-deputado Antônio Fiúza de Pontes. Era membro do Centro Literário. Cearense de Lavras da Mangabeira nascido em 14 de junho de 1876. Hoje é nome de Rua na Aldeota.
  • 1924 - Morre, aos 74 anos de idade, Dom Jerônimo Tomé da Silva, cearense de Sobral nascido a 12 de junho de 1849, doutor em Teologia e em Filosofia, arcebispo primaz do Brasil, professor, patrono da Cadeira 13 da Academia Cearense de Letras-ACL. Hoje é nome de Rua no Otávio Bonfim e Benfica.
  • 1927 - Sai às ruas de Fortaleza, O Conchavo, jornal humorístico cheio de trocadilhos.
  • 1935 - Em Fortaleza, a cantora Helena de Magalhães Castro, que se distinguiu na Exposição Íbero-Americana de Sevilha em 1929 e que tem vários discos gravados na Victor.
  • 1941 - Toma posse, às 14h30, o novo comandante da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de corveta Henrique César Moreira, substituindo o capitão-tenente Luís Clóvis de Oliveira. A Capitania dos Portos ficava em casa localizada na Avenida Alberto Nepomuceno, 297.
  • 1942 - O Governo Estadual decreta luto oficial por três dias, em razão do falecimento do ex-presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa (Epitácio Pessoa), no dia 13.
  • 1950 - Primeiro dia de Carnaval, surge um grupo carnavalesco oriundo de Messejana, Bloco dos Carpinteiros, liderado por José Tomé de Oliveira. 
  • 1963 - Inaugura-se, no Porangabuçu, com a presença do Reitor Antônio Martins Filho, o Hospital Infantil Olga Barroso.
  • 1963 - Morre em Brasília, aos 53 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o comerciante, agrimensor e ex-senador Fausto Augusto Borges Cabral (Fausto Cabral). Era filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro-PTB, foi suplente de senador chegando a senatória pela ausência do titular que assumiu um ministério e depois o governo do Estado. Concorreu à vice governadoria mas não logrou êxito. Encerrada a carreira de senador abandonou a política. Nascera a 21 de outubro de 1909 em Fortaleza. 1977 - Assassinado em Goiás o ex-deputado Euclides Wicar de Paula Pessoa, por questões de terra.
  • 1978 - Morre, aos 76 anos de idade, José Aristóteles Gondim, ex-deputado estadual nascido em Guaramiranga em primeiro de fevereiro de 1902. 
  • 1981 - Morre, aos 72 anos de idade, vítima de problemas circulatórios, Mário Albuquerque, veterano líder sindical.
  • 1981 - Morre, em Fortaleza, aos 93 anos de idade, o comerciante e ex-deputado estadual José Filomeno Ferreira Gomes, constituinte de 1947, nascido em Acaraú em 30 de agosto de 1887.
  • 1982 - Morre, em Fortaleza, aos 94 anos de idade, o ex-deputado José Filomeno Ferreira Gomes, cearense de Acaraú onde nasceu a 30 de agosto de 1887.
  • 1993 - Morre, aos 73 anos de idade, o veterano da Força Expedicionária Brasileira-FEB, que combateu na 2ª Guerra Mundial, Francisco Ribeiro da Silva, cearense de Senador Pompeu, que foi sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 2005 - Morre, às 13 horas, no Hospital da Unimed, o repórter fotográfico José Rosa de Araújo (Zé Rosa), aos 84 anos incompletos, vítima de um enfarto. Vinha enfrentando diversas complicações de saúde. Sofrera um ataque cardíaco em 1988; possuía apenas 30% da capacidade respiratória e tinha comprometida grande parte da visão. Seu corpo é velado na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), onde na manhã de domingo, houve missa de corpo presente e em seguida é sepultado no Cemitério São João Batista, no Centro. Iniciou-se como fotógrafo aos 17 anos; trabalhou como chefe da clicherie do jornal O Povo e depois como repórter fotográfico do setor de esportes. Atuou também na Secretaria de Imprensa da Prefeitura de Fortaleza - Sirp. Nascera em Maranguape a sete de março de 1921.
  • Crônica de Zé Rosa Filho (foto com Zé Rosa)- "A saudade existe justamente pra gente seguir lembrando do que nos funda. Meu pai, há 16 anos que você se foi. É difícil seguir seu caminho de tanta paz no olhar, de tanta vida, num ar sempre tão puro e tão sereno. É difícil não ser carrasco nunca. Ser sempre tão nobre, numa estrada como a sua que não foi tão fácil, de tantas horas tão injustas, de tanta gente tão insensata, de tantas imagens tão cruéis, mas que não podiam ser ignoradas. Não é fácil ser você, pai. É difícil. É difícil ser essa Rosa que você foi, se a água é sempre tão escassa. Ser você não é fácil, mas é nobre, e ser nobre é difícil. Ser Rosa, pai, com tantas pedras, com tantos caminhos obstruídos, com tantos espinhos expostos, com tanta gente dificultando a vida, é difícil. Mas você provou que é possível. E esse foi seu maior ensinamento: reconhecer as dificuldades e afastá-las sem falência. Você me ensinou que, com AMOR e ousadia, a gente sempre pode ser mais forte do que os lamentos. O papai sempre soube, e isso sempre ensinou, que sozinhos não damos certo. Foi através de seus olhos de cumplicidade que aprendi a olhar a vida de um jeito mais leve. Com ele, todos os dias bons passaram por mim. Tive, ao lado dele, o tempo mais intenso. Ele foi responsável por minhas horas mais gratas. Fui um filho de sorte. Muita sorte. Quando não estive ao seu lado, pude, através de seus registros, ver parte do que ele havia visto. Até sua profissão era de partilha, dividia até quando trabalhava. Pra mim, sua morte, meu pai, não aconteceu, porque é sua vida que me conduz. Sua luz, sua perspectiva, sua profundidade, sua sensibilidade sempre serão meu foco. Porque você vai continuar sendo minha maior composição. Mas é tanta saudade. É um aperto tão absurdo, meu pai, uma fraqueza tão inevitável. É um tempo quase insuportável. Mas a sua presença é tanta, e é tão real e tão firme, que vai dá pra seguir, fazendo o que você me tornou. Espero que saiba que você nunca deixará de ser minha melhor paisagem, meu espelho, meu manual de trabalho, e de vida. Pelos lugares que ainda estarei, irei sempre dar graças por poder assinar seu nome, por poder falar do PAI AMOROSO e AMIGO FIEL que você sempre vai ser pra mim. SAUDADES PAIZINHO, Te amo e tu sabes disso meu velho.
  • Jornalista Márcia Gurgel Carlos Adeodato - Depoimento saído do fundo do coração. Mestre Rosa merece".


quarta-feira, fevereiro 17

Empresas poderão quitar ou renegociar dívidas do Finor com benefícios legais no BNB


O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que opera o Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor), organiza providências para que empresas quitem ou renegociem dívidas com o Fundo, decorrentes de emissão de debêntures, de acordo com a Portaria 111, de 19 de janeiro deste ano, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Neste sentido, já estão disponíveis em bnb.gov.br a relação de documentos e as informações que subsidiarão as solicitações das empresas quanto à quitação ou à renegociação.
A portaria dispõe que os requerimentos das empresas para quitação ou renegociação deverão ser realizados até 18 de dezembro de 2021 e estabelece métodos de apuração de saldo devedor, bem como as condições para quitação ou renegociação.
Para o presidente do BNB, Romildo Rolim (foto):
- A Portaria articulada pelo MDR criou um caminho seguro e adequado para que o Governo Federal atendesse a reivindicação histórica das lideranças empresariais do Nordeste". Segundo Rolim:
-A Medida reflete o elevado grau de maturidade que se desenvolve entre a sociedade e o Governo".
Na visão do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, a quitação ou renegociação das dívidas do Finor, em condições mais justas, será uma injeção de ânimo no Setor.
- Essa é uma importante ação para reabilitar o mercado de crédito, possibilitar o fortalecimento da industrial local, sendo uma conquista decisiva das Federações das Indústrias da região, por meio da Associação Nordeste Forte, e que contribui efetivamente para a retomada da economia no momento delicado que vivemos", destaca.
Quitação - No caso de dívidas relativas a projetos que receberam o Certificado de Empreendimento Implantado (CEI), a quitação prevê rebates entre 5% e 15%, dependendo da data em que a dívida foi contraída.
Para empresas cujos projetos tiveram os incentivos financeiros cancelados por fatores supervenientes (projetos com liberações dos recursos suspensas por mais de seis meses consecutivos, que tenham se tornado inviáveis ou cujas empresas tenham desistido de sua implantação), os rebates na quitação partem de 5% e podem chegar a 10% pelo mesmo critério de data da dívida.
A quitação será procedida pelo saldo apurado com base na soma dos valores de emissão das debêntures - deduzidas as parcelas amortizadas/liquidadas - atualizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), até a data da quitação integral da dívida, excluídos de quaisquer bônus, multas, juros de mora e outros encargos por inadimplemento, à vista e em dinheiro, estando vedada a quitação parcial.
Renegociação - Caso as empresas cujos projetos receberam o CEI optem pela renegociação, o rebate vai de 5% até 10%, dependendo da data em que a dívida foi contraída.
Empresas com projetos em implantação ou que tenham tido os incentivos cancelados pelos motivos expostos anteriormente, poderão renegociar com rebates que partem de 3% podendo chegar a 5%, de acordo com a regra de data da dívida.
A apuração do saldo para renegociação também será realizada a partir da soma dos valores de emissão das debêntures, deduzidas as parcelas amortizadas/liquidadas, atualizados pelo IPCA, até a data de realização da operação, incluídos quaisquer bônus, multas, juros de mora e outros encargos por inadimplemento atualizados desde a data em que ocorreram. Serão emitidas novas debêntures não conversíveis em ações, em substituição às originais, e a amortização prévia, após os rebates, será de 5% para projetos com CEI e de 10% para projetos em implantação ou cancelados, com carência de 2 anos, contados a partir de 18 de dezembro de 2020, e amortização em parcelas semestrais, com prazo de até 5 anos. Ao saldo renegociado serão aplicados encargos financeiros equivalentes à Taxa de Longo Prazo (TLP), com aplicação do Coeficiente de Desequilíbrio Regional (CDR).
Criado pelo Decreto-Lei 1.376, de 12 de dezembro de 1974, o Finor é um benefício fiscal concedido pelo Governo Federal a empresas sediadas nos nove estados do Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Parallax: Investimento em Inovação


Das sete Fintechs que possuem investimento da empresa cearense Parallax, quatro estão no Ranking da publicação inglesa Daily Finance, uma das mais importantes revistas Online sobre Finanças no Mundo. A publicação aponta as melhores Fintechs do Brasil em 2021. 
- Essas Startups estão adotando uma variedade de abordagens em Fintechs. (...) São empresas excepcionais e que vale a pena seguir”, reforça a Revista Daily Finance. 
As empresas são a Monkey, Asaas, Ali e Mercado Bitcoin. 
A escolha levou em consideração quesitos como inovação, com base em:
  • Ideias.
  • Produtos.
  • Rotas Inovadoras.
  • Crescimento Estratégico.
  • Gerenciamento.
  • Impacto Social. 
À frente da Parallax está o empresário Delano Macêdo. 
- Decidimos investir em inovação a partir de 2017, quando não era tão óbvio no Brasil, e agora estamos colhendo bons frutos, com grande valorização”, destaca Delano Macêdo, que também é vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-Ceará).

Marcas reforçam confiança no Serviço de Refeições Coletivas


Muitos são os benefícios de implantar um restaurante coletivo em uma empresa. Ao colaborador, o restaurante busca proporcionar um ambiente que promova o bem-estar e qualidade de vida ao funcionário, além de oferecer uma alimentação coletiva e saudável composta com todos os nutrientes necessários para o organismo.
Para a empresa, a inovação é vista como um ato de compromisso entre a empresa e o colaborador, principalmente para preservar a segurança alimentar do funcionário e propiciar um bom clima organizacional na empresa.
Com mais de 45 anos de experiência em Refeições Coletivas no Nordeste e mais de 30 clientes ativos, a Serlares tem ajudado grandes marcas a apostarem nesse segmento. Entre as empresas: Aeris, Gerdau, Aço Cearense, Supermercados Frangolândia, Malwee, Cajuína São Geraldo, Mallory, Brilux, Halex Istar, Viação Fortaleza, EDP, Cimento Apodi, Hospital Otoclínica, Enel, SAS, Lunelli, e muitas outras.
Expansão - Mirando expansão em 2021, a Serlares inaugurou mais três restaurantes no Ceará, dois na capital cearense na empresa Carmehil, e outro em Tianguá, na Nutrilite. Além disso, a expectativa é de que a empresa realize a implantação de restaurantes nos estados da Paraíba e Pernambuco. 
A Serlares, empresa pioneira e referência em Refeições Coletivas no Nordeste há mais de 45 anos, está expandindo sua atuação no Ceará. Na primeira semana de fevereiro, a marca inaugura mais três restaurantes coletivos: dois na capital cearense e outro em Tianguá, na região da Ibiapaba. 
Os restaurantes serão implantados nas empresas Carmehil (Fortaleza) e na Nutrilite (Tianguá). Ambos da solução “Feliz”, com design alegre, dinâmico e descontraído, além de diferenciais como a realização de eventos comemorativos e o serviço Ser+Chef, opção sofisticada e exclusiva, onde os clientes podem montar de forma especializada um cardápio diferenciado como massas, risotos e outros pratos preparados na hora. 
Como benefícios, o restaurante da Serlares visa proporcionar maior comodidade ao colaborador, além de oferecer alimentação de qualidade com todos os nutrientes necessários e diversidade nos cardápios. Segundo a diretora comercial da Serlares, Narla Ximenes, a empresa terá nesse primeiro semestre a implantação de novos restaurantes, incluindo os estados da Paraíba e Pernambuco.
Câncer - Em quatro de  fevereiro é marcado como o Dia Mundial do Câncer e tem como objetivo estimular a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Cercado de mitos e verdades, o câncer é uma das doenças que mais mata no Brasil e ao redor do mundo. Sobre o tema, muito se discute o papel da alimentação na prevenção da doença.
Segundo o nutricionista da Serlares, Beatris Mendes, uma das práticas que pode ajudar é buscar manter o peso adequado com alimentação saudável e prática de atividades físicas. - O acesso a muitas informações pode acabar confundindo a cabeça dos pacientes com câncer a respeito do que devem ou não comer durante o período de tratamento. O excesso de gordura provoca um estado inflamatório no corpo, que estimula a proliferação celular e inibe a morte programada das células, contribuindo assim para o nascimento e progressão do câncer”, pontua Beatris Mendes.
Sobre o assunto, a profissional lista algumas recomendações para ajudar ou auxiliar no tratamento da doença:
  • Inclusão de, no mínimo, três porções diárias de frutas e vegetais, comer menos carne vermelha e excluir embutidos e álcool, diminuir consumo de sal e evitar alimentos ultraprocessados; 
  • Nos vegetais, são encontrados fitoquímicos, vitaminas, minerais e fibras que atuam na prevenção do câncer. A recomendação é consumir por dia uma variedade de frutas e legumes como cenoura, couve-flor e berinjela.
Entre os mitos e verdades, a nutricionista da Serlares frisa que o Ômega 3, presente nos peixes, atua como anti-inflamatório e tem atividade anti-proliferativa, favorecendo a morte de células cancerígenas.
O consumo de açúcar provoca Câncer? A profissional ressalta que o consumo excessivo pode levar à obesidade, que é um dos fatores de risco para o câncer. Equilíbrio no consumo é fundamental para toda a população.
Existem alimentos que curam o Câncer? De acordo com Beatris, nenhum alimento tem a propriedade de curar ou ser o principal causador do câncer, mas eles ajudam a prevenir e auxiliam no tratamento da doença. 
Verão - Um dos períodos mais esperados pela população é o Verão, mas as altas temperaturas da estação também chamam a atenção para os cuidados com a alimentação e hidratação durante a época.
Segundo o nutricionista da Serlares, Yuly Gusmão, ter uma alimentação saudável e balanceada, com a presença de vitaminas e minerais é essencial para aumentar a imunidade e prevenir doenças. 
- É preciso ter equilíbrio, com pratos coloridos, que explorem todos os nutrientes, que devem ser consumidos em várias refeições durante o dia”, pontua Yuly Gusmão.
Para se manter saudável, Yuly Gusmão alerta que alimentos industrializados, com muitos corantes, conservantes e aditivos químicos devem ser evitados.
- É de suma importância conhecer a origem dos alimentos, saber como os mesmos foram preparados, se respeitam todas as normas de higiene, evitando possíveis infecções intestinais que são comuns no verão”.
De acordo com a nutricionista, a quantidade de água necessária para o bom funcionamento do organismo é variável, considerando que essa pode ser afetada pelo clima, roupas, atividades ou outros fatores. Estima-se que a necessidade para adultos é de aproximadamente dois litros por dia.
Para garantir a higiene e conservação dos alimentos, é preciso ficar atento a algumas orientações:
Produtos embalados:
Verifique o prazo de validade e outras informações que são importantes como ingredientes utilizados, composição nutricional, modo de conservação e de preparo. A embalagem precisa estar perfeita. Não pode estar estufada, enferrujada, amassada ou rasgada. Observe se o local de armazenamento está em boas condições, se as prateleiras estão limpas, os refrigeradores e freezers ligados e em temperatura adequada. Só compre produtos de origem animal com o selo de garantia do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura. O produtor e/ou indústria devem estar identificados no rótulo, assim como o número de registro do estabelecimento. 
Carne Bovina e de Porco: Quando frescas, são compactas, apresentam gordura branca e firme, cor vermelho-brilhante e cheiro agradável. Não compre se a carne estiver escura ou esverdeada, o cheiro for desagradável e não houver origem determinada e carimbo de inspeção do Ministério da Agricultura, denominado Serviço de Inspeção Federal (SIF). 
Frango e aves: Estão bons quando a cor da pele varia do branco ao amarelo, a superfície for brilhante e firme ao tato. Verifique o carimbo de inspeção (SIF) e a validade. 
Ovos: Quando novos, têm a casca pouco porosa, bem limpa e sem rachaduras. Para saber se o ovo está velho, é só colocá-lo numa vasilha com água e sal. Se ele flutuar, é porque está velho. Não use o ovo também se a clara ou gema grudarem na casca, se tiver cheiro diferente, podridão ou sabor anormal.
Peixe, Camarão e Mariscos: Estão frescos quando os olhos são arredondados, a guelra é vermelha, o cheiro é suave, a pele está brilhante e as escamas firmes. Se você apertar a carne, ela deve voltar à posição rapidamente. 
Hortaliças e Frutas: Para consumo, não devem apresentar partes ou casca amolecidas, manchadas, mofadas ou de cor alterada; polpa amolecida com mofo; folhas, raízes e talos murchos, mofados ou estragados; qualquer alteração na cor normal; qualquer modificação no cheiro característico; e consistência alterada, esponjosa. 
Cuidados na infância - A alimentação das crianças merece atenção. A nutricionista da Serlares alerta que é preciso definir horários para as refeições. 
- Ficar o dia todo em casa sem atividades faz com que a criança tenha mais vontade de comer. A ideia é organizar atividades, passeios para evitar o ócio e determinar o horário das refeições pode ajudar muito. Além disso, fazer combinados com relação ao consumo de doces, e os pais devem determinar quantas vezes na semana poderá ser consumido. A dica é, ao invés de oferecer balas e outros industrializados e pobres em nutrientes, os pais podem experimentar levar o filho (a) para a cozinha e fazer um bolo de chocolate juntos, pois faz com que aproxime a criança com os alimentos”, finaliza.  Yuly Gusmão.
Sobre a Serlares - Fundada em 1972, a Serlares é uma empresa especializada na produção e comercialização de refeições empresariais. Produzimos refeições para empresas em escala industrial de forma personalizada, proporcionando a melhor experiência em Alimentação Corporativa, pois acreditamos que uma alimentação segura e saudável nas corporações tem papel fundamental na qualidade de vida de nossos clientes.
São oferecidas mais de 15 mil refeições todos os dias aos nossos clientes que estão localizados em Maracanaú, Pacajus, Horizonte, Eusébio, Fortaleza, Caucaia, Pecém e Natal-RN.



Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...