sábado, outubro 31

Parangaba, Antônio Bezerra e Messejana são incorporados a Fortaleza em 1921

Eis o 31 de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1824 - Chega a Fortaleza a notícia da morte de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, no combate de Santa Rosa, no Vale do Jaguaribe.
  • 1861 - Primeira eleição para deputados gerais, quando são eleitos Meton da Franca Alencar, José Pompeu de Albuquerque Cavalcante, Antônio Joaquim Rodrigues Júnior, Leandro Chaves de Melo Ratisbona (Doutor Ratisbona), Paulino Franklin do Amaral (Barão de Canindé), Álvaro Caminha Tavares da Silva, Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho, e Antônio Pinto de Mendonça.
  • 1882 - O sergipano Sancho de Barros Pimentel passa as rédeas do governo para o segundo vice, comendador Antônio Teodorico da Costa (pai).
  • 1891 - Toma posse, no comando do Corpo de Segurança Pública, atual Polícia Militar do Ceará, o capitão do Exército, Bonifácio Antônio Borba no cargo antes ocupado pelo major Eufrásio Nogueira de Sousa.
  • 1919 - Morre o professor Leonel Serafim Freire Chaves, que lecionava Economia Política na Faculdade de Direito do Ceará. Um dos fundadores do Círculo Católico de Fortaleza. Nascera em Limoeiro do Norte a 12 de junho de 1873.
  • 1921 - Pela Lei 1913, o município de Porangaba (foto), depois Parangaba, antiga Arronches, é anexado ao de Fortaleza, transformando-se em distrito; levando consigo o distrito de Barro Vermelho (hoje Antônio Bezerra) e  anexa o município de Messejana ao de Fortaleza, passando a distrito.
  • 1928 - Inaugura-se, em Fortaleza, a Casa de Saúde César Cals, em prédio localizado na Avenida do Imperador, 528-545, na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu), tendo o arcebispo dom Manuel da Silva Gomes oficiado a bênção.
  • 1930 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro Humberto Monte, que substitui o engenheiro Abraão de Oliveira Leite.
  • 1931 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), seis novos membros: José Pedro Soares Bulcão, Antônio Martins de Aguiar e Silva, Guilherme de Sousa Pinto, José Carvalho, Carlos Livino de Carvalho e Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota” (Leonardo Mota).
  • 1936 - Morre o engenheiro Bernardo Piquet Carneiro, que dirigiu a Rede de Viação Cearense-RVC e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. Nascera no Rio de Janeiro, em 27 de junho de 1860. Hoje é nome de município cearense.
  • 1937 - Morre, em Fortaleza, aos 69 anos de idade, Joaquim Olímpio da Rocha, poeta, jornalista e advogado aposentado. Era cearense de Fortaleza onde nascera a 11 de dezembro de 1868.
  • 1945 - Assume o comando da Força Policial do Ceará, o coronel João Medeiros Bastos, daquela corporação.
  • 1949 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Armazém Triunfo, na Rua Floriano Peixoto, 372, filial cearense da casa Bernardo Campos & Companhia, do Recife. Benzeu as instalações o padre Francisco Pita.
  • 1951 - O Diário Oficial do Município 5.869 publica a Lei 374, de 25 de outubro de 1951 que dá nome a várias ruas de Fortaleza, todas no bairro de Antônio Bezerra: Rua Rui Monte, Rua Hugo Victor, Rua Vale Costa, Rua Martins Neto, Rua José Leite Gondim, Rua Coronel Joaquim Franklin, Rua Padre Perdigão Sampaio, Rua Capitão Nestor Góes, Rua Tenente Queirós e Rua Coronel Joaquim Leitão.
  • 1956 - Chega a Fortaleza a primeira unidade dos automóveis "Romi-Iseta", de fabricação nacional. A chegada do curioso veículo revestiu-se de aparatos especiais, pois viajou por via aérea, de São Paulo a Fortaleza. Dentro de pouco tempo, o veículo será cem por cento nacional. São vendedores exclusivos dos carros "Romi-Iseta", no Ceará, Conrado Cabral S/A Importadores.
  • 1967 - O senador Paulo Sarasate Ferreira Lopes recebe o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • 1969 - Na Construtora Estrela Ltda., fundada por José Leuton Carvalho Monteiro e Francisco Almir Carneiro Frota, ingressam como sócios Crisanto Ferreira de Almeida e João Fujita.
  • 1971 - O professor Luís Marcílio, diretor da Faculdade de Direito, inaugura, no pátio interno daquela instituição, o busto do professor João Otávio Lobo, titular da cátedra de Medicina Legal. O homenageado exerceu o cargo de Secretário da Justiça e por duas vezes foi interventor federal.
  • 1971 - Procedente de São Luís, onde dirigiu a partida amistosa entre os quadros do Sampaio Correia e do Maranhão Atlético Clube-MAC, chega a Fortaleza a primeira e única juíza de futebol no Brasil, Léa Campos, que no Estádio Presidente Vargas, dirigirá a partida entre Ferroviário x Fortaleza.
  • 1973 - Morre, no Hospital Geral de Fortaleza-HGF, aos 75 anos de idade, vítima de infarto agudo do miocárdio, o músico e poeta José Ulisses de Sousa, fundador da Turma da Velha Guarda, em 1963, que atuou em várias emissoras de rádio de Fortaleza. Nascera em Umari, município de Icó, em sete de outubro de 1998.
  • 1975 - O prefeito Evandro Ayres de Moura inaugura a Praça Doutor Antônio Dias Macedo, no Mata Galinha (Dias Macedo), entre a Rua Manuel Coco, Rua da Favela e a Avenida Pedro Dantas.
  • 1983 - Morre, aos 87 anos de idade, Josa Magalhães, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a oito de janeiro de 1896.
  • 2000 - Inaugurado o novo Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, anexo ao Instituto Presídio Paulo Sarasate-IPPS. As presidiárias estão sendo transferidas do antigo prédio, no Jacarecanga, aos poucos.
  • 2001 - Abre-se, às 19 horas, o XXV Salão dos Novos, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor, no antigo Mercado Central de Fortaleza, na Rua Conde D’Eu.
  • 2002 - O Clube dos Diários lança a pedra fundamental de sua nova sede, nas Dunas da Praia do Futuro. A nova sede deverá estar concluída em março de 2003, com inauguração programada para o mês seguinte. Dezenas de sócios do Clube e membros da diretoria estiveram presentes no canteiro de obras da nova sede, onde foi descerrada placa comemorativa do início da construção. Em homenagem ao Brasil e ao Estado, três mudas, de pau-brasil, carnaúba e cajueiro, foram plantadas no local. Falou o presidente executivo do Clube dos Diários, Antônio Enéas Filho, dizendo que o clube vai ser diferente, atuando para tornar-se auto-sustentável.
  • 2004 - A candidata da Coligação Fortaleza Amada (PT/PSB), Luizianne de Oliveira Lins, obtém um total de 620.174 votos, o que corresponde a 56,21% dos votos válidos. O candidato da Coligação Liberta Fortaleza (PFL/PAN/PTC), Moroni Bing Torgan, consegue 483.085 sufrágios, representando 43,79% dos votos válidos. A ata da apuração registra também 13.257 votos em branco (1,15%) e 39.735 votos nulos (3,44%). Estavam aptos a votar 1.361.957 eleitores e compareceram às 3.265 mesas receptoras um total de 1.156.251 eleitores. A abstenção é da ordem de 15,10%. A totalização dos votos é encerrada às 20h45. A diplomação será em 15 de dezembro, no Centro de Convenções Édson Queiroz.///2004 - Morre o cantor Epaminondas Sousa, que juntamente com Evaldo Gouveia e Mário Alves, formou o Trio Nagô.
  • 2010 - O povo volta às urnas para a escolha do presidente da República no Segundo Turno. Agora só existem dois candidatos, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). No mesmo dia é divulgado o resultado com a vitória de Dilma Rousseff. 

quinta-feira, outubro 29

Elmano reforça compromisso com serviços públicos de qualidade


O candidato à prefeitura de Caucaia, Elmano Freitas (PT), disse que irá melhorar os serviços públicos. A declaração foi dada durante discurso no bairro Padre Júlio Maria, após caminhada com a participação dos vereadores da Coligação 'Caucaia com Coragem pra Mudar', apoiadores e militantes.
Em seu discurso, Elmano agradeceu o carinho do povo e enfatizou o seu compromisso de reconstruir Caucaia, com atenção especial às comunidades mais carentes. 
- Eu e Natécia estamos chegando para fazer uma coisa grande em Caucaia. Não vamos pintar muro de escola, nem asfaltar ruas. Isso qualquer prefeito faz. Nós vamos mexer com as estruturas políticas dessa Caucaia, que é tão sofrida. Nós vamos reestruturar e oferecer os melhores serviços públicos e com qualidade para cada morador. Porque o povo só quer ser feliz. E nós vamos trabalhar muito para que o nosso povo tenha uma vida digna e justa", afirmou Elmano Freitas.
A dona de casa Tomázia Lima contou que ficou contente ao receber Elmano em sua rua. 
- Vi ele de longe e já fiquei feliz. A gente não aguenta mais essa realidade. Elmano tem de ganhar para mudar a nossa vida", disse Tomázia Lima.

Há 40 anos vice-presidente Aureliano Chaves visitava Fortaleza


Confira o 29 de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1847 - Sai o último número do jornal “O Íris Cearense”, editado duas vezes por semana por João Cordeiro cônego Antônio Pinto de Mendonça, Manuel Soares Bezerra, e Manuel José de Albuquerque.
  • 1890 - Todas as ruas e avenidas de Fortaleza, por resolução do Conselho da Intendência Municipal, passam a ter números no lugar de nomes, modismo que durou alguns meses. Por exemplo: a Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco) passou a ser a Rua Nº 1; o Boulevard Duque de Caxias, Travessa Nº 1. No dia 29 de abril de 1891, as ruas voltam aos seus primitivos nomes. Assim como as ruas, as praças também tiveram seus nomes alterados. Parece que o intuito era retirar todos os nomes próprios de todos os logradouros públicos. Para exemplificar damos alguns nomes que foram trocados:
  1. Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco) mudou para Rua Nº 1;
  2. Boulevard do Livramento (Avenida Duque de Caxias) Travessa Nº 1;
  3. Rua do Livramento (Clarindo de Queirós) Travessa Nº 2;
  4. Rua do Major Facundo (Major Facundo) Rua Nº 3;
  5. Rua da Cadeia (General Sampaio) Rua Nº 4;
  6. Rua da Boa Vista (Floriano Peixoto) Rua Nº 5;
  7. Rua São Bernardo (Pedro Pereira) Travessa Nº 5;
  8. Rua do Quartel (Rua Coronel Bezerril) Rua Nº 5-A,
  9. Rua da Alfândega (Dragão do Mar) Travessa Nº 5-B;
  10. Rua do Cajueiro (Pedro Borges) Travessa Nº 7-B;
  11. Rua Sena Madureira (Conde D’Eu) Rua Nº 7-C
  12. Rua da Lagoinha (Av. Tristão Gonçalves) Rua Nº 8;
  13. Rua dos Coelhos (Domingos Olímpio) Travessa Nº 8;
  14. Rua Municipal (Guilherme Rocha) Travessa Nº 9;
  15. Rua da Assembleia (São Paulo) Travessa Nº 11;
  16. Rua do Sol (Costa Barros) Travessa Nº 11-A;
  17. Boulevard Visconde do Rio Branco Rua Nº 13-A;
  18. Rua das Flores (Castro e Silva) Travessa Nº 15;
  19. Rua da Ponte (Rufino de Alencar) Travessa Nº 15-B;
  20. Rua da Cruz (Conselheiro Tristão) Rua Nº 16;
  21. Rua da Misericórdia (João Moreira) Travessa Nº 17; Etc.
  22. Na mesma lei que mudou os nomes das ruas para números, houve mudanças nos nomes das praças, como pode ser visto abaixo:
  23. Praça Barão de Ibiapaba mudou para Praça do Asilo;
  24. Praça Caio Prado, Praça da Sé;
  25. Praça Comendador Coelho (da Polícia Militar), Praça 24 de Maio;
  26. Praça Coronel Teodorico (Lagoinha), Praça 16 de Novembro;
  27. Praça do Coração de Jesus, Praça da Liberdade;
  28. Praça do Senador Figueira de Melo, Praça dos Educandos;
  29. Praça Nossa Senhora do Livramento (Carmo), Praça do Livramento;
  30. Praça Pedro II (do Ferreira), Praça Municipal;
  31. Praça Senador Fernandes Vieira (do Liceu), Praça 14 de Março;
  32. Praça Senador Machado (Cristo Redentor), Praça da Conceição;
  33. Praça Senador Paula Pessoa (São Sebastião), Praça 25 de Março;
  34. Mas, assim como as ruas numeradas, os velhos nomes voltaram.
  • 1905 - Fundada, em Fortaleza, a sociedade Cearense Foot-Ball Club, primeiro clube de futebol.
  • 1905 - Publicado em Fortaleza o Eco Artístico, jornal redatoriado por João Ramalho e de propriedade de José Bezerra de Menezes.
  • 1911 - Morre, no Rio de Janeiro, com a idade de 63 anos, o bacharel e intelectual, ex-deputado, Tristão de Alencar Araripe Júnior, cearense de Fortaleza onde nascera em 27 de junho de 1848. Era membro da Academia Brasileira de Letras-ABL e do Instituto Histórico Brasileiro. Hoje é nome de Rua no Cambeba.
  • 1914 - Toma posse, no cargo de Chefe de Polícia do Estado, o político paraibano José de Borba Vasconcelos, jornalista e advogado.
  • 1920 - Surge a Academia dos Novos, sob a presidência de Aristóteles Bezerra; já havia surgido outra agremiação com o mesmo nome em abril, que tinha Rubens Falcão como presidente e que depois mudaria o nome para Academia Polymáthica.
  • 1928 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 67 anos de idade, o coronel Marcos Franco Rabelo, ex-presidente do Estado. Foi nome de rua em Fortaleza até a abertura da Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste). Era cearense de Fortaleza onde nascera em 25 de abril de 1861.
  • 1934 - Pernoita em Fortaleza, vindo de avião, o ex-campeão mundial de box Primo Carnera, hospedando-se no Excelsior Hotel.
  • 1945 - Cai o governo de Getúlio Vargas deposto pelas classes armadas, causando enorme tensão popular em Fortaleza. Após o final da 2ª Guerra Mundial, nada justificava a existência de governos totalitários. Assume a chefia do Governo Nacional o cearense de Guaramiranga, ministro do Supremo Tribunal Federal José Linhares.
  • 1947 - O Decreto Municipal 816 desapropria o Palacete Iracema, prédio sede do Clube Iracema, na Rua General Bezerril, 751, na Praça dos Voluntários, para a partir daí ser a sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Hoje abriga a Secretaria de Finanças-Sefin da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF.
  • 1948 - São inauguradas as instalações do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Empregados em Transporte de Cargas-IAPETC, no Edifício Jangada, Rua Major Facundo, 253, esquina com Rua Senador Alencar.
  • 1956 - O jornal Gazeta de Notícias é adquirido pela Rádio Uirapuru, passando a ser dirigido por José Pessoa de Araújo.
  • 1962 - Morre, em Fortaleza, vítima de colapso cardíaco, aos 68 anos de idade, o médico João Otávio Lobo, professor que ministrava medicina legal na Faculdade de Direito e na Faculdade de Farmácia e Odontologia. Ex-deputado estadual e federal, ex-secretário do Interior e Justiça, exerceu interinamente a Interventoria do Estado. Era cearense de Santa Quitéria, onde nascera a quatro de novembro de 1892 e foi presidente da Assembleia Legislativa em 1930. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1968 - Morre o primeiro comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel PM Francisco das Chagas Nogueira Caminha, que exerceu também o cargo de comandante da Polícia Militar. Era natural de Icó, onde nasceu em 10 de janeioro de 1903.
  • 1970 - Instalado o Batalhão Policial do Trânsito-Bptran, pela Lei 9.414, após a extinção da Guarda Civil, sediado em prédio na Rua Antônio Pompeu, 750. Seu primeiro comandante foi o major Ziraldo Rodrigues.
  • 1971 - Em festa literária é instalada no auditório da Academia Cearense de Letras, a Academia de Letras dos Novos do Ceará, composta de 20 Cadeiras. Falou na ocasião o acadêmico Luís Ribeiro, ocupante da Cadeira 1, que tem como patrono o poeta Antônio Filgueiras Lima e paraninfo, o romancista Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho). As demais cadeiras são ocupadas pelos jovens Antônio Carneiro Portela, J. M. de Carvalho, Cartaxo Filho, L. C. de Alcântara, Marmoraujo Fonteles Mota Araújo, Messias Santos, Aurila Araújo, Pedro Rodrigues, Mário Ferreira Gomes, João Calixto, Josênio Parente, Fátima Dourado, Gênova de Castro, Alberto Cintra, Josélia Cavalcante, Iêda Capibaribe, Gilberto Norões e Rosmir Ramos.
  • 1971 - Chega a Fortaleza, para apresentações, no Ginásio Coberto Paulo Sarasate, o cantor Jerry Adriani, ídolo da Juventude Brasileira.
  • 1971 - Com festa no Náutico, Angelita Saraiva César é eleita Rainha do Caju, recebendo a faixa da mão do cantor e compositor Juca Chaves que se encontrava em Fortaleza para apresentações.
  • 1972 - Em festa, no Clube de Regatas Barra do Ceará, a senhorita Lúcia de Fátima Nogueira, 15 anos, 1m70cm de altura, é escolhida A Mais Bela Cenecista do Ceará - 1972, representando o distrito de Milhã, município de Solonópole. Cursa a 5ª série do 1º Grau no Centro Educacional José de Alencar.
  • 1972 - O deputado Raimundo Gomes da Silva assume o cargo de Conselheiro de Contas do Município, vago com a aposentadoria de Orlando Falcão.
  • 1973 - Com a comissão julgadora presidida pelo superintendente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, professor Felipe Tiago Gomes, foi eleita, no Clube de Regatas Barra do Ceará, A Mais Bela Cenecista do Ceará, Maria das Graças Bezerra Lima, aluna do Centro Educacional Júlia Jorge, onde cursa o 1º ano do 2º Grau.
  • 1974 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho inaugura a Escola Integrada Hilberto Silva, a primeira unidade satélite da Funefor, na Avenida Presidente Castelo Branco, 2973, no Pirambu, com a presença do governador César Cals.
  • 1974 - Chega a Fortaleza o escritor cearense radicado no Rio de Janeiro Herman de Castro Lima, autor de Tigipió, para assistir o casamento de sua sobrinha Maria Cláudia.
  • 1976 - Abre-se, às 18 horas, o IX Salão dos Novos, na Galeria Antônio Bandeira, promoção do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Município.
  • 1978 - A Miss Funcionária Pública do Ceará, senhorita Maria Giseuda do Carmo Silva, é eleita, em São Paulo, Miss Funcionária Pública do Brasil. Giseuda era recepcionista do Serviço Médico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-EBCT.
  • 1980 - Chega em Fortaleza o vice-presidente da República, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça (foto), que veio ver o Projeto de Biomassas da UFC e outras pesquisas de aproveitamento de outras fontes energéticas.
  • 1989 - Morre, às 13 horas, em Fortaleza, vítima de Câncer da Próstata, aos 66 anos de idade, o tenente José Francisco Cadete, 'Dedé Cadete', herói da 2ª Guerra Mundial, e fundador da Associação Nacional dos Veteranos da FEB- ANVFEB-Seção Regional do Ceará, hoje nome de praça no Montese, onde existe um busto seu, como os demais, todo grafitado. Seu corpo é velado na ANVFEB sendo levado no dia seguinte para o Cemitério de Cascavel onde é sepultado. Nascera a seis de julho de 1922, em Cascavel.
  • 2000 - Realizam-se eleições para prefeito de Fortaleza-2º Turno - onde disputam os candidatos Inácio Arruda (PCdoB) e Juraci Vieira Magalhães (PMDB), vencendo este segundo que já é prefeito disputando a reeleição.
  • 2001 - O pesquisador cearense Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) participa de mais um Encontro de Pesquisadores da Música Popular Brasileira, promovido pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e sob os auspícios da Associação Brasileira de Pesquisadores da Música Popular, realizado no Rio de Janeiro no auditório da UERJ no período 29 de outubro e dois de novembro de 2001.
  • 2003 - A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) homenageia com a Medalha Risoleta Neves, a presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Vidal Queiroz. A comenda foi instituída em 1985, justamente com o objetivo de homenagear a mulher brasileira de destaque, sendo entregue, até hoje, somente à própria dona Risoleta Neves, viúva do saudoso presidente Tancredo Neves, falecida em setembro passado. O requerimento foi de autoria dos deputados Gomes Farias, líder do Partido Social Democrata Cristão-PSDC e Marcos Cals, presidente da Assembleia; subscrito pelos deputados Gony Arruda, Gislayne Landim e Meire Costa Lima.
  • 2006 - Acontece o Segundo Turno das eleições. Eleitores vão novamente às urnas para a escolha do presidente da República, restando apenas dois candidatos: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alkmin (PSDB). No mesmo dia sai o resultado das eleições: Luiz Inácio Lula da Silva obtém 60,83% dos votos válidos, reelegendo-se.
  • 2014 - Inaugurado em Fortaleza o Shopping Rio Mar Fortaleza, com 94 mil metros quadrados, o empreendimento está localizando em uma área de 114 mil metros quadrados. Além das 385 lojas, o mix será composto por 11 restaurantes, Cinema com 12 salas, diversões eletrônicas, boliche, uma academia de ginástica, a R2, teatro com capacidade para 900 pessoas e praça de alimentação.

quarta-feira, outubro 28

Programa Jovem Talento CIEE inicia contratação de estagiários




Recentemente lançado pelo Centro de Integração Empresa-Escola-CIEE, o Programa Jovem Talento CIEE, que oferece estágio com capacitação a distância para jovens que estão cursando o Ensino Médio, já realiza as primeiras contratações nas cidades de Ituverava/SP, São Sebastião/SP e São Paulo/SP.
Pelo Programa, os adolescentes terão carga horária diária de seis horas, sendo uma reservada para a capacitação EAD na própria empresa. A evolução de cada estagiário será acompanhada por um gestor da empresa, e um tutor do CIEE estará disponível para auxiliar em caso de dúvidas. 
A iniciativa representa a oferta direta de mais oportunidades para os jovens - faixa etária mais afetada pelo desemprego - e também combate a evasão escolar, já que para estar no programa é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino. 
O Programa, que é válido para os estados da Região Norte, Nordeste (exceto Pernambuco), Centro-Oeste e São Paulo, conta com cursos online divididos em quatro trilhas: Administração, Comércio e Varejo, Contabilidade e Finanças e Tecnologia, que poderão ser personalizadas de acordo com a necessidade das empresas parceiras. Todas contam com 480 horas de conteúdo, e visam desenvolver habilidades técnicas, comportamentais e valores humanos. 
De acordo com o banco de dados do CIEE, há aproximadamente 524 mil jovens aptos a participarem do Jovem Talento. As empresas interessadas em ofertar vagas nesta modalidade podem fazer contato diretamente com um consultor do CIEE nestes locais.
Vagas - As vagas de Estágio na área da Saúde chegaram a crescer até 11% no 1º semestre de 2020, ápice da crise provocada pelo Novo Coronavírus. De acordo com levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola, as oportunidades no curso de Enfermagem cresceram 8% no período e, de Farmácia, 11%. Entre os 20 cursos com maior número de vagas de estágio, o primeiro subiu uma posição no ranking, enquanto o segundo pulou de 19º para 14º. Ainda se destacam cursos ligados à área de tecnologia, que mantiveram o número de vagas ou subiram posições, como Sistemas da Informação.
Expo - Qual é a sua visão de profissional do futuro? Youtuber, desenvolvedor de games ou empreendedor social? Essas e outras profissões devem atrair cada vez mais jovens nos próximos anos. Pensando no público que está entrando agora no mundo do trabalho, flutuando entre o universo das universidades e empresas, preparamos a Expo CIEE Virtual.
“Nossa feira une entretenimento, capacitação para o mundo do trabalho e qualificação para o jovem. Por causa do distanciamento social imposto pela pandemia do Novo Coronavírus, este grande evento será realizado a distância, por meio de uma plataforma interativa, apresentando pavilhão virtual cheio de novidades para os jovens de todo o Brasil”, afirma o supervisor de Feiras do CIEE, Alexandre Altenfelder.
Com estandes online, o evento, que é totalmente gratuito, estará disponível 24 horas por dia entre nove e 13 de novembro. O período de inscrições para os estudantes tem início em outubro. Entre os patrocinadores confirmados estão Google, Anhembi Morumbi, FMU, Laureate Brasil, Curso Objetivo, Unip, Cruzeiro do Sul Educacional, Unisa, Universidade São Judas, Ibmec e Estácio.
Na programação estão confirmadas palestras e talks sobre temas do universo jovem; emissão de certificado em tempo real; possibilidades de recrutamento e seleção, com oferta de vagas de estágio e aprendizagem. 
Também haverá vestibulares online, teste vocacional, dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cursos gratuitos do Google Ateliê Digital e Escape Room Virtual. 
Patrocínio: Google, Bradesco, Anhembi Morumbi, FMU, Laureate Brasil, IBMR, UniRitter, Curso Objetivo, UNIP, Estácio, Ibmec, Anhanguera, Pitágoras, Unopar, Cruzeiro do Sul Educacional, Unisa, Universidade São Judas, Pravaler e Universidade de Fortaleza.
Sobre a Expo CIEE - Realizada há 23 anos em São Paulo, a Expo CIEE ocorre, atualmente, além da capital paulista, em São José dos Campos, Sorocaba, Goiânia e Fortaleza. O evento é organizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola–CIEE, que desde 2017 vem reestruturando suas operações e implementando novos recursos para melhor atender empresas, instituições de ensino e jovens.
Mais informações você confere em expociee.com.br

Estácio promove Mês da Carreira

Até sexta-feira (30), a Estácio – uma das maiores e mais respeitadas instituições do Setor Educacional do Brasil e que atua há 50 anos no segmento de Ensino Superior – promove o Mês da Carreira 2020.
Esse ano, o evento é totalmente Online e tem mais de 12 horas de conteúdo, sendo dividido por áreas de atuação, com painéis de desenvolvimento e temas como diversidade, carreira/tecnologia, entre outros tópicos. 
O público externo de todo o Brasil poderá acompanhar a transmissão gratuitamente, que acontecerá por meio da plataforma Teams Microsoft. Confira a programação completa no Blog da Estácio em https://blog.estacio.br/mes-das-carreiras-aproveite/ ou no site http://mesdacarreira.estacio.br/ .
Os interessados contarão com grandes nomes do mercado, como Leizer Pereira, fundador e diretor executivo da instituição Empodera, empresa responsável por criar estratégias para promoção de diversidade e inclusão nas empresas. Ele vai comandar o Painel sobre Diversidade de Raça. Já a Cia de Talentos realizará a palestra “Como aplicar suas hard e soft skills para construir uma carreira de sucesso” e Humberto Dala fará um bate-papo voltado para os estudantes de Direito. Os participantes também vão assistir às palestras de vários outros convidados. 
“O Mês da Carreira tem como propósito apoiar a jornada de quem está no mercado de trabalho – sejam eles nossos alunos ou o público em geral. Preparamos um mix de conteúdo que aborda os temas mais em voga como o impacto da tecnologia em diversas carreiras, a importância da diversidade nas relações profissionais, além de tendências de recrutamento, a relevância das soft skills e diversas histórias inspiradoras de grandes profissionais. Estamos felizes em poder apoiar a caminhada de desenvolvimento de tantas pessoas e cumprir nosso papel de apoiar a transformação social de tantas pessoas”, afirma a vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio, Cláudia Romano. 
Atualmente, a Estácio está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o Ensino Digital, contando com mais de 600 mil alunos. No Ceará, a Estácio conta com seis unidades (quatro compondo o Centro Universitário na Capital e mais duas no interior: Juazeiro do Norte e Canindé).
Pós - A Estácio do Ceará abre as portas, mesmo que de maneira virtual durante a pandemia, para receber os estudantes dos cursos de Pós-Graduação 2020.2 da modalidade presencial.
As aulas começam neste sábado (31), a partir das oito e meia da manhã. As atividades serão ministradas por professores ao vivo, por meio da plataforma Teams, e as atividades em tempo real garantem o networking com os docentes e colegas da sala. A instituição de ensino superior, que celebra 50 anos de dedicação à educação neste ano, estende o leque de opções para os que almejam uma melhoria no currículo e, consequentemente, mais chances no mercado de trabalho. 
Além de um portfólio com diversos cursos presenciais, a Estácio conta ainda com mais de 100 novos cursos digitais. São centenas de opções incluindo cursos com duração de seis e 12 meses. Com relação à metodologia, a grande maioria dos cursos conta ainda com uma parceria internacional com a Harvard Business Publishing, que promete o estímulo a um ensino moderno e interativo. As atividades para a modalidade digital também tiveram início nesta semana, mas ainda há tempo de iniciar uma Pós-Graduação. As inscrições vão até 10 de dezembro e podem ser realizadas gratuitamente pelo site https://pos.estacio.br.


Neuro - Estão abertas as inscrições para o primeiro curso de “Neurodesenvolvimento e aprendizagem na primeira infância: experiências interdisciplinares na saúde”, promovido pela Diretoria de Medicina da Estácio. O curso, que é inédito na instituição, será realizado de cinco de novembro a 17 de dezembro, ao vivo pela internet, com transmissão simultânea (modalidade remota, on-line com atividades síncronas) e contará com professores reconhecidos internacionalmente em suas áreas de atuação. 
Voltado a profissionais da Saúde e estudantes dos últimos anos, o curso visa capacitá-los para que compreendam, acompanhem e realizem o processo de identificação precoce de possíveis transtornos/disfunções ou particularidades no neurodesenvolvimento/aprendizagem a fim de potencializar o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo, afetivo e a aprendizagem social/acadêmica das crianças com transtornos e atrasos em seu neurodesenvolvimento. 
Os participantes do curso terão a oportunidade de aprender as técnicas e conceitos para atuar nessa área com um corpo docente que possui certificações internacionais e experiência em instituições de referência, como a Santa Casa (SP), Einstein, USP, Unicamp, UFSCAR e PUC Rio. “Nós acreditamos que os profissionais que vão se dedicar ao caminho da promoção e do acompanhamento da infância precisam compreender de forma ampla e, por meio do estudo e debate de casos clínicos, o que significa desenvolvimento infantil e aprendizagem tanto em termos conceituais, como na atuação clínica", diz a professora e coordenadora do Curso, Teresa Ruas.

Roberto Cláudio era eleito prefeito de Fortaleza há oito anos


  • Confira o 28 de outubro na História de Fortaleza.
  • 1852 - Assume o cargo de Chefe de Polícia em Fortaleza, o médico Marcos José Teófilo.
  • 1854 - Criação da Banda de Música da Força Policial (hoje Banda de Música da Polícia Militar do Ceará), pelo presidente Pires da Mota, pela lei nº 688.
  • 1888 - Morre, às 8h30min, em Arronches (Parangaba), aos 33 anos de idade, vítima de apoplexia fulminante, o advogado e jornalista Gil Amora, cearense de Aquiraz nascido a 14 de maio de 1855. É hoje nome de Rua no Alagadiço.
  • 1889 - Publicado o jornal Correio do Povo, que tem como redatores Fausto Sobreira e Câmara Filho.
  • 1899 - Sai em Fortaleza o jornalzinho crítico O Belechinho, dizendo-se “órgão dos netos de Candinha”, trazendo por epígrafe ”A seriedade só se deixou para os defuntos”.
  • 1914 - Assassinado, na porta do Clube dos Diários, por Xisto Bivar, caixeiro da Livraria e Papelaria Cearense, o jovem José de Mendonça Nogueira, professor do Instituto de Humanidades do Professor Joaquim da Costa Nogueira, de quem era filho. O assassino foi absolvido no 3º julgamento. Nascera a cinco de maio de 1892 em Quixadá.
  • 1924 - A Força Pública Militar do Ceará muda sua denominação para Regimento Policial do Ceará. Hoje é a Polícia Militar do Ceará.
  • 1925 - Funda-se em Fortaleza a Padaria Fracfort, da firma P. Afonso & Companhia, pertencente a Paulo Afonso de Oliveira e Francisco Veríssimo da Silva, situada na Rua Dona Teresa, 236 (antigo).
  • 1945 - Exonerado do cargo de Interventor Federal, pelo presidente Getúlio Vargas, o interventor Francisco de Menezes Pimentel., assumindo seu lugar, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), que passa o cargo a Vicente Alves Linhares no dia 17 de novembro.
  • 1945 - Assentada, às 9 horas, a pedra fundamental do Posto de Puericultura Zezé Diogo, pela Sociedade de Defesa da Criança da Aldeota, na Rua José Vilar, em terreno doado pelo industrial José Diogo Vital de Siqueira (Zezé Diogo), entre a Rua Costa Barros e a Avenida Santos Dumont, na Aldeota.
  • 1945 - A União Democrática Nacional-UDN recomenda a candidatura do desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa à governança constitucional do Ceará.
  • 1946 - Assume a Interventoria Federal do Ceará, o coronel do Exército José Machado Lopes.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, o empresário Manuel da Silva Praça, proprietário da Padaria Globo. Era português de Frossos onde nascera a 24 de julho de 1911.
  • 1951 - Dia dedicado ao Funcionalismo Público, é lançada a pedra fundamental da Cidade do Funcionário, no lugar Cajazeiras, onde o Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC adquiriu e loteou grande terreno para os seus associados. Os trabalhos preliminares de locação das quadras, ruas e lotes já foram ultimados. Começou às 7 horas com o hasteamento da bandeira nacional, Missa campal, celebrada por dom Eliseu Simões Mendes, aposição de placa pelo prefeito Paulo Cabral, discurso de Miguel Santiago Gurgel, presidente do IPEC e discurso Lourival Correia Pinto em nome dos funcionários.
  • 1953 - Nomeado Delegado do Imposto de Renda em Fortaleza, Lauro de Alencar Castelo Branco.
  • 1954 - Lançada a pedra fundamental da Igreja de Nossa Senhora da Glória na Cidade do Funcionário em Cajazeiras.
  • 1955 - Decreto assinado pelo presidente da República, João Fernandes Campos Café Filho, exonera, da função de comandante interino da Base Aérea de Fortaleza, o tenente-coronel Geraldo Menezes Silva, sendo nomeado para as mesmas funções o tenente-coronel José Tavares Bordeaux Rego.
  • 1955 - Exibe-se, no Theatro José de Alencar, a Companhia de comédias da atriz Abigail Izquierdo Ferreira (Bibi Ferreira), filha do ator Procópio Ferreira..
  • 1955 - O Parque Americano, propriedade de Salomão Benício Sampaio, funcionando em quarteirão na Rua Padre Valdivino, 936 a 980, esquina com Rua Antônio Bezerra (atual Rua Ildefonso Albano), local onde depois esteve a Cama Patente, o Supermercado Global, Super Família, é colocado em rifa por seu proprietário, com data marcada para correr em 24 de dezembro. Hoje é ocupado pelo Supermercado G. Barbosa.
  • 1963 - Morre, em Fortaleza, aos 64 anos de idade, o despachante aduaneiro Raimundo Campoamor de Aguiar Rocha (Campoamor Rocha), presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros e conselheiro do Sesc e do Senac. Era também poeta. Hoje é nome de rua no bairro de Fátima. Nascera em Tianguá em 12 de outubro de 1899.
  • 1966 - O coronel PM, José Gérson Alves assume o comando geral da Polícia Militar do Ceará substituindo o coronel do Exército, Mauro Luís Correia Gomes dos Santos.
  • 1973 - A fábrica Siqueira Gurgel, que fabricara tempos atrás o Sabonete Sigel, relança o produto com nova embalagem.
  • 1976 - Recebe o Título de Cidadão de Fortaleza, o superintendente do Inamps no Ceará, advogado Raimundo Maciel de Brito, na Câmara Municipal de Fortaleza-CMFor.
  • 1976 - Inaugura-se a primeira etapa da Avenida Rogaciano Leite que começa na Água Fria, passa no Engenheiro Luciano Cavalcante, indo até o Conjunto Habitacional Santa Luzia do Cocó, com uma extensão de 1.800 metros por 12 metros de largura. Homenagem ao jornalista Rogaciano Leite, que nasceu na fazenda Cacimba Nova, município de São José do Egito, Estado de Pernambuco. Repentista nato, cantou durante a adolescência com os maiores violeiros da região. Em 1944, veio para Fortaleza, onde introduziu a cantoria de viola na alta sociedade, com os cantadores Siqueira de Amorim, Cego Aderaldo e outros.
  • 1977 - Morre, no Rio de Janeiro, vítima de enfarte, o desembargador Pedro Pinheiro de Melo, do Tribunal de Justiça do Ceará-TJCE, que se encontrava licenciado em tratamento de saúde. Era cearense do Crato nascido a quatro de maio de 1911.
  • 1977 - Inaugura-se, na Avenida Santos Dumont, 268, a Credimus Aldeota.
  • 1978 - O time de futebol de salão do Sumov Atlético Clube é recebido por torcedores no Aeroporto Pinto Martins após a conquista do título de Campeão Sul Americano de Futebol de Salão.
  • 1978 - Vanúzia Neves da Silva, funcionária da Casa dos Relojoeiros, é escolhida a Mais Bela Comerciária-1978 do Ceará, em festa realizada no Clube Regatas Barra do Ceará, numa promoção do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza, com patrocínio dos produtos Coty.
  • 1982 - Inaugurada, no Distrito Industrial de Fortaleza, a Siderúrgica Cearense.
  • 1983 - Morre, aos 90 anos de idade, o geógrafo e poeta cearense, autodidata Francisco Henrique Leite Serra Azul, sem ser eleito para a Academia Cearense de Letras-ACL, pois a vez em que se candidatou foi derrotado por um político. Ocuparia a cadeira vaga com a morte do pai do autor destas linhas, Nirez. Era cearense nascido no Sítio Pau Branco, em Aurora, em três de maio de 1893.
  • 1985 - A Associação dos Servidores Civis do Brasil-Delegacia Regional do Ceará instala-se em sede própria na Rua Nunes Valente, 1560, que recebe o nome de Delegacia Regional Governador Gonzaga Mota. A sede anterior ficava na Rua João Cordeiro, 881.
  • 1999 - Morre, aos 78 anos de idade, o historiador Guarino Alves de Oliveira, membro do Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico. Além de escritor-historiador era também artista plástico. Era natural de Natal, no Rio Grande do Norte, nascido a dois de maio de 1921.
  • 2012 - Realiza-se o 2º Turno da eleição para prefeito de Fortaleza, ocasião em que é eleito, com 53%, Roberto Cláudio (foto), que era apoiado pela Coligação PRB/PP/PTB/PMDB/PSL/PSDC/PHS/ PMN/PTC/PSB/PRP/PSD/PTdoB; ficando seu opositor Elmano de Freitas, da coligação PT/PTN/PSC/PR/PTC/PV, em segundo lugar.
  • Fonte: Arquivo Nirez.

terça-feira, outubro 27

Há 49 anos morria Alcides Santos




A #AGFN traz o 27 de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1747 - Realiza-se a primeira festa da Padroeira da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
  • 1865 - Vão mais 160 soldados e oito oficiais com destino ao conflito com o Paraguai.
  • 1912 - Fundada mais uma associação de classe, a União dos Pedreiros, sob a presidência de Antônio Cândido.
  • 1912 - Toma posse, na Capitania do Porto do Ceará, o capitão-tenente Virgílio de Mesquita Barros, pela quinta vez como interino, substituindo desta vez o capitão de corveta Antônio da Silva Braga.
  • 1926 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Xadrez de 1926, promovido pelo Clube Enxadrístico dos Diários, saindo vencedor Nestor Barbosa, ficando em 2º lugar José Pompeu e em 3º Valter Olsen.
  • 1928 - Toma posse no cargo de delegado fiscal do Tesouro Nacional, no Ceará, o advogado Romero Estelita Cavalcante Pessoa, nomeado pelo presidente Washington Luís, solenidade em que usou da palavra o advogado Enéas Carneiro, delegado que sai.
  • 1930 - A loja A Cearense, fundada em 1923, inaugura sua nova sede, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Borges, canto da Praça do Ferreira, com recepção comandada pelo proprietário da loja, Aprígio Coelho de Araújo. Tem piso de Linite, único no Ceará e iluminação com lustrefletores Zeiss.
  • 1933 - Morre o comerciante Chafir Jereissati, sócio do Rotisserie.
  • 1933 - Morre o oficial reformado do Corpo de Segurança Pública, capitão Gustavo Rodrigues de Sousa.
  • 1945 - O Sport Club Maguari extingue seu departamento de futebol. O Sport Club Maguari foi campeão cearense da primeira divisão por quatro vezes (1929, 1936, 1943 e 1944) foi também vice-campeão sete vezes (1928, 1930, 1932, 1935, 1937, 1938 e 1945).
  • 1945 - Solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral-TRE, o registro do Partido Democrata Cristão, com Diretório Estadual constituído por Aderbal Nunes Freire, presidente; Madaleno Girão Barroso, secretário geral; e Raimundo Freitas Ramos, tesoureiro geral. O registro deu-se em primeiro de novembro.
  • 1947 - Morre, em Caucaia, o padre Romualdo de Sousa, vigário daquela localidade por 33 anos, tendo reconstruído a igreja Matriz, construído a casa paroquial e conseguiu a iluminação elétrica para a cidade.
  • 1950 - Posse, no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, do historiador Mozart Soriano Aderaldo, saudado por José Valdo Ribeiro Ramos.
  • 1951 - Chega em Natal-RN, às 8h50, a jangada Nossa Senhora da Assunção, tripulada pelos jangadeiros cearenses Jerônimo, João Batista, Tatá, Manuel Frade e Manuel Preto, que se destinam à cidade de Porto Alegre-RS.
  • 1951 - Após insidiosa moléstia, falece, nesta capital, em sua residência, na Rua Conselheiro Rodrigues Júnior, 359, o maçom Enéas de Menezes Simões, funcionário aposentado da ''Western Telegraph''. O sepultamento realizou-se no Cemitério São João Batista, quando falaram Edilson Brasil Soarez, em nome da Loja ''Gonçalves Lêdo III''; e Torres de Melo, grão mestre do Grande Oriente Estadual do Ceará os quais, em nome de sua Loja e do Oriente, fizeram as despedidas.
  • 1954 - A Inspetoria Estadual do Trânsito (hoje Detran) baixa Portaria, proibindo o estacionamento de veículos de transporte coletivo (ônibus) na Praça do Ferreira - hoje esse serviço está a cargo da AMC. O ônibus fará apenas ligeira parada o tempo bastante para descida e subida de passageiros. As linhas atingidas pela Portaria são: Circular Estrada de Ferro, Dom Manuel, Granja Paraíso, Benfica, Sítio Bom Futuro, Jacarecanga, 13 de Maio, Vila Porangabuçu, Cocó, Padre Andrade, Montese, Campo do Pio, São Gerardo, Soares Moreno e São João do Tauape.
  • 1960 - Morre, no Rio de Janeiro, a pianista cearense Leonora Gondim.
  • 1965 - Entra em vigor em todo o País o Ato Institucional 2, que dissolve todas as agremiações partidárias.
  • 1971 - Morre, em Fortaleza, aos 81 anos de idade, o filatelista, desportista e comerciante Alcides de Castro Santos (foto FEC), primeiro presidente do Fortaleza Esporte Clube - do qual foi fundador, da Sociedade Cearense de Filatelia e Numismática e da Liga Metropolitana de Fortaleza. Era sócio da firma Studart & Cia Ltda. Era cearense de Maranguape, nascido em cinco de novembro de 1890, filho do jornalista e deputado Agapito dos Santos. Foi um dos introdutores do futebol no Ceará e trouxe da Inglaterra a primeira bola específica para o jogo. Hoje é nome de Rua na Parangaba e do Estádio do Fortaleza, no Pici.
  • 1976 - Instalado em Fortaleza o XIII Congresso Brasileiro de Broncoesofagogia.
  • 1977 - Inaugurado, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, o novo prédio da Secretaria de Saúde do Estado, Edifício Barca Pelon, na Avenida Almirante Barroso, 60, homenagem ao sanitarista Amílcar Barca Pelon, fundador do Centro de Saúde.
  • 1982 - Motim no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO), com saldo de dois soldados e um cabo baleados. Fogem cinco detentos.
  • 1985 - Morre, vítima de acidente automobilístico, o comerciante João Assunção Cavalcante.
  • 1986 - Morre o fundador da Empresa Redenção José Guilherme da Costa. Em 1934 adquiriu um caminhão misto com o qual fazia a linha Redenção-Fortaleza, iniciando assim sua empresa. Era cearense de Quixadá onde nascera em primeiro de outubro de 1901. Hoje é nome de rua em Fortaleza, no bairro Luciano Cavalcante.
  • 1992 - Lançamento, no Palácio do Cambeba, do Programa de Infraestrutura-Sanefor, com abertura do processo de licitação internacional. Depois seria o Programa de Saneamento Sanear.
  • 2000 - Inauguram-se as instalações do Centro de Referência do Professor, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, no antigo prédio do Mercado Central totalmente reformado e adaptado às novas funções, trabalho do arquiteto José Capelo Filho, abrigando a Biblioteca Virtual Moreira Campos, a Galeria Antônio Bandeira, a Sala de Referência do Município, áreas para café e o teatro aberto, com três entradas, pela Rua General Bezerril, Travessa Crato e Rua Conde D’Eu, como era antes o mercado.
  • 2002 - Mais uma vez realizam-se em todo o País eleições para governador e presidente de República, agora em segundo turno. Os candidatos à Presidência da República são: José Serra (PSDB), vice: Rita de Cássia Paste Camata (PMDB); e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vice: José de Alencar Gomes da Silva (PL); os candidatos ao Governo do Estado são: José Aírton Félix Cirilo da Silva (PT) vice: Mariano Araújo Freitas (PCdoB); e Lúcio Gonçalo de Alcântara (PSDB), vice: Francisco de Queirós Maia Junior (PSDB). Divulgados, pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE, os resultados para a Presidência da República, sendo eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o vice: José Alencar Gomes da Silva (PL) que obtêm 52.720.308 votos (61,3%); sobre José Serra (PSDB), com a vice: Rita de Cássia Paste Camata (PMDB), que obtiveram 33.300.831 (38,7%).  Divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE, os resultados das Eleições no Ceará. Para o Governo do Estado, vence Lúcio Gonçalo de Alcântara (PSDB) com o vice: Francisco de Queirós Maia Junior (PSDB) que obtêm 1.765.726 votos (50,04%); enquanto José Aírton Félix Cirilo da Silva (PT) com o vice: Mariano Araújo Freitas (PCdoB) ficam com 1.762.679 (49,96%); Somente para ilustrar, no Ceará Luiz Inácio Lula da Silva com o vice José Alencar Gomes da Silva obtiveram 2.497.143 votos contra 981.609 votos dos opositores José Serra (PSDB), com a vice: Rita de Cássia Paste Camata (PMDB). Na Região Metropolitana de Fortaleza a votação teve os resultados: para presidente da República, Lula e José Alencar obtiveram 1.179.518 votos contra 174.225 votos dos opositores José Serra e Rita Camata; para o Governo do Estado Lúcio Alcântara e o vice: Maia Junior obtiveram 514.678 votos enquanto José Aírton com o vice Mariano Freitas obtiveram 860.395 votos. Especificamente em Fortaleza, Lula obteve 898.733 votos contra 118.846 de Serra; e Lúcio obteve apenas 374.175 votos contra 660.476 de José Aírton.

Jornais desta terça de Fortaleza

 A #AGFN traz as capas dos jornais de Fortaleza desta terça-feira (27):






CMFor suspende três sessões solenes


O Cerimonial da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) informa o cancelamento das Sessões Solenes previstas para esta semana:
  • Terça (27) - 15 horas - Sessão Solene de entrega da Medalha Ayrton Senna, ao campeão mundial de karatê esportiva, Carlos Roberto Pantoja de Souza, requerimento de autoria do vereador Iraguassu Teixeira Filho. 
  • Sexta (30) - 15 horas - Sessão Solene em Homenagem aos 79 anos do Sindsaúde Ceará, requerimento de autoria do vereador Márcio Cruz.//19h30 - Sessão Solene em Homenagem ao Dia Municipal do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, requerimento de autoria da vereadora Cláudia Gomes.
Comunicaremos as novas datas posteriormente".

segunda-feira, outubro 26

PMSGA alerta para importância de manter tratamento do Câncer de Mama durante Pandemia


O Outubro Rosa, iniciativa de conscientização para o combate do Câncer de Mama, tem um objetivo extra em São Gonçalo do Amarante. neste ano. Diante da pandemia de Covid-19, que afetou a realização de diagnósticos, tratamentos e cirurgias em todo o mundo, a campanha no município tem concentrado esforços em alertar à população de que o combate ao Câncer não pode parar. 
Marlene Ferreira de Sousa, de 46 anos, é uma das gonçalenses que realizaram o exame citopatológico, feito para detectar alterações nas células do Colo do Útero que possam indicar a presença de lesões precursoras do Câncer ou do próprio câncer. Felizmente, o resultado, obtido na mesma hora, não acusou anormalidades. Para a cuidadora, é muito importante prevenir-se contra a doença. “O exame é uma coisa simples: em um instante, faz. Não é preciso ter vergonha: pior é ter complicações depois”, afirmou.
Em Sâo Gonçalo do Amarante, foram feitos 1.533 exames citopatológicos de janeiro a agosto de 2020, segundo dados da Atenção Básica. Para a secretária de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Mabel Girão, mesmo o momento não permitindo manter o mesmo volume de ações realizadas antes da pandemia, a atenção com o câncer de mama deve permanecer.
“Pensando no bem estar da população não iremos ter o tradicional ‘Ciclismo Rosa’, nem a ‘Corrida Rosa’, mas iremos manter e intensificar os exames citopatológicos nas unidades de saúde, com prévio agendamento. E os exames de mamografia oferecidos no mamógrafo municipal e Policlínica de Caucaia, através de agendamento feito pela Secretaria de Saúde”, explicou a secretária.

Praça da Professora faz 49 anos


Eis o 26 de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1637 - Francisco Pereira da Cunha é nomeado governador, mas o Ceará se achava em poder dos holandeses e houve nova nomeação, no dia três de janeiro de 1641, mas como o domínio holandês continuava, tudo ficou sem efeito.
  • 1846 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 57 anos de idade, o senador Manuel do Nascimento Castro e Silva, cearense de Aracati nascido a 25 de dezembro de 1788, que foi deputado geral, Ministro do Império e presidiu o Rio Grande do Norte. Hoje é nome de rua que nasce na Catedral Metropolitana e termina no Cemitério de São João Batista, antiga Rua das Flores, no centro de Fortaleza.
  • 1928 - Transita pelo porto de Fortaleza (Ponte Metálica), o escritor e deputado maranhense Humberto de Campos, que vem a terra e almoça no Palácio da Luz.
  • 1936 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC o engenheiro Hugo Rocha, em substituição ao engenheiro Ulpiano de Barros.
  • 1942 - Chega a Fortaleza, a bordo do paquete Almirante Alexandrino o II Grupo do 5º Regimento de Artilharia da Divisão de Cavalaria - II/5º RADC, instalando-se em quartel no Prado, ficando responsável pela vigilância da faixa litoral de Fortaleza, ficando uma bateria no Passeio Público e outra na Volta da Jurema. Depois transformou-se no 10º Grupo de Artilharia Transportada-75 - 10º GAT.
  • 1943 - Instala-se, às 19h30 a Sociedade Cultural Franco-Brasileira, depois Associação Cultural Franco-Brasileira, com a posse do Conselho de Honra, discurso do médico José Leite Maranhão e Mozart Pinto Damasceno.
  • 1945 - Abre-se a III Feira de Amostras do Ceará, na Praça José de Alencar, dirigida pelos jornalistas locais. Parque de diversões com a apresentação dos artistas do Sul, Zaíra Cavalcante, Jan Grand, Zilá Fonseca e Déo, com a Orquestra do Ceará Rádio Clube.
  • 1946 - Assume a direção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, pela terceira vez, o engenheiro Luís Augusto da Silva Vieira (Luís Vieira), em substituição a Francisco Benjamin Gallotti.
  • 1946 - Morre, em Fortaleza, em extrema pobreza, o monsenhor João Dantas Ferreira Lima, um dos construtores da Igreja do Carmo, sendo um dos vigários da antiga invocação, quando era Igreja de Nossa Senhora do Livramento. Foi comissário do Governo Imperial, capelão da Escola Militar, do segundo Batalhão e do Arsenal de Guerra, no Rio de Janeiro. Foi ainda jornalista e professor. Nascera em Baturité a 31 de janeiro de 1851.
  • 1963 - Criados pela Lei 2.486, dois novos órgãos autárquicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Superintendência Municipal de Obras e Viação-Sumov, que substituiu a antiga Secretaria Municipal de Obras, da qual herdou o acervo patrimonial e os objetivos e a Fundação do Serviço Social de Fortaleza.
  • 1963 - Eleição na União das Classes Produtoras do Ceará que passa a ter como presidente José Afonso Sancho, vice presidente Giovani Gomes, primeiro secretário, Otacílio Pereira Leite, segundo secretário, José Leite Martins, primeiro tesoureiro Eliseu de Sousa Pereira e segundo tesoureiro Erialdo Palmeira.
  • 1965 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 50 anos de idade, o médico cardiologista, senador Antônio Jorge de Queirós Jucá, ex-deputado, cearense de Crateús nascido em dois de março de 1915.
  • 1968 - Morre, aos 36 anos de idade, o cantor cearense de fama nacional, Antônio de Sousa Moura, vítima de desastre automobilístico. Hoje existe uma Rua Cantor Carlos Augusto, em Antônio Bezerra.
  • 1970 - Inaugurada a Praça Fernando Eduardo Benevides, no Conjunto Habitacional Prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, no Mondubim, na Avenida “C”, Rua 69, Centro Social Urbano Governador Adauto Bezerra e Grupo Escolar Rachel de Queirós. É a praça onde fica a Igreja da Santíssima Trindade. No mesmo dia é inaugurada também a Praça Marechal Mallet, no mesmo conjunto, entre a Avenida J, Avenida L, Rua 26 e Rua 28. Interessante é que quatro dias antes fora dado à praça o nome de Praça Fernando Eduardo Benevides.
  • 1971 - O governador César Cals e o prefeito de Fortaleza, Vicente Fialho, inauguram o trecho asfaltado da Avenida Aguanambi, entre a avenida Dom Manuel e a Rua Lauro Maia.
  • 1971 - Inaugurada a Praça da Professora-Praça Demócrito Dummar (foto), triângulo entre a Rua Lauro Maia, a Rua Joaquim Magalhães e a Avenida Aguanambi, em frente ao jornal O Povo e à Uniclinic, por trás do Colégio das Dorotéias.
  • 1973 - O Diário Oficial do Município publica a Lei 4.257 de 24 de outubro de 1973, que dá o nome de Praça Soares Bulcão a terreno no bairro Demócrito Rocha entre a Rua Monsenhor Furtado, Rua Miguel Gonçalves e Avenida José Bastos. Homenagem ao poeta José Pedro Soares Bulcão.
  • 1973 - O Príncipe dos Poetas Cearenses, José da Cruz Filho grava depoimento para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), em sua residência, na Rua General Sampaio, sendo o momento registrado também em fotografia de Osmar Onofre.
  • 1978 - Muda-se, da Água Fria para o Castelão, a Usina de Asfalto da Sumov, agora com capacidade aumentada de 300 para 500 toneladas e dotada de filtros.
  • 1981 - Morre o coronel José Nicodemus Araújo, Chefe da Casa Militar do Governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora), no Hospital Batista, onde estava internado.
  • 1983 - Chega a Fortaleza, o general Jorge Sá Freire de Pinho, comandante do IV Exército, para visita de inspeção à 10ª RM.
  • 1989 - Chega a Fortaleza o líder comunista Luís Carlos Prestes, que participa da campanha de Leonel de Moura Brizola, do Partido Democrata Trabalhista - PDT, à Presidência da República.
  • 1999 - Inaugura-se a nova sede do Centro Especializado de Odontologia Rodolfo Teófilo-CEO, da Secretaria de Saúde, na Rua Monsenhor Furtado, 740, no Rodolfo Teófilo.
  • 2006 - Circula o primeiro número do jornal Folha do Ceará, da Gráfica e Editora Folha do Ceará Ltda., sita na Rua Nunes Valente, 2138, Dionísio Torres, tendo como editor-chefe Ramon Paixão. No corpo editorial, além de Paixão, estão Elieudo Sérgio, Juracy Mendonça, Arilo Araújo, Lauriberto Braga e Luís Guedes, além do repórter fotográfico Fernando Farias.

Jornais de Fortaleza desta segunda

Confira os destaques dos jornais de Fortaleza edições desta segunda-feira (26 de outubro):







domingo, outubro 25

Floraplac lista dicas para uso do MDF


Quando o assunto é versatilidade, o MDF ocupa lugar de destaque. O material que têm um custo mais acessível pode ser utilizado de diversas formas, desde objetos para decoração até móveis e paredes.
A Floraplac, empresa de referência nacional na produção de MDF alto padrão, esclarece as melhores dicas de como o produto pode ser utilizado. Confira:
  • Móveis e mobília: por ter um acabamento de qualidade é bastante utilizado na fabricação de móveis planejados e não planejados, possuindo uma maior adesão por parte de usuários que sempre estão se reinventando e decorando seu ambiente, além disso possibilita angulações e curvas que a madeira comum não permite, viabilizando um espaço moderno com um material ecologicamente sustentável;
  • Decoração: mais maleável e de fácil manuseio também pode ser usado na hora de decorar um espaço, objetos como: prateleiras, armários, caixas e até mesmo porta-retratos podem deixar o local visualmente mais agradável e harmônico, além de contribuir de forma positiva com o meio ambiente;
  • Artesanato: com a flexibilidade e a variedade de cores que o MDF possui, deixa o material mais fácil para se trabalhar na produção de artesanatos como: caixas de som, quadrinhos, placas e caixas organizadoras, permitindo variadas formas de uso do produto.
Sobre a Floraplac - A Floraplac fica situada no município de Paragominas, no Pará, e faz parte do Grupo Concrem, que integra ainda a Concrem Wood e a Expama. Hoje, a empresa opera em capacidade produtiva máxima, com cerca de 50 mil m² de MDF produzidos por mês, mantendo um rígido padrão de qualidade por meio de placas feitas com fibras de madeiras selecionadas de eucalipto de reflorestamento. A Floraplac é a primeira indústria de MDF da região Amazônica e completa 10 anos em 2020 comemorando excelentes números de crescimento e com projetos de expansão em todo o país. No último ano, a empresa cresceu 20% na venda de produtos e segue com as operações em andamento mesmo diante dos reflexos do desafiador momento de pandemia que vive o país. a Floraplac expandiu sua atuação e chega a cobrir mais de 15 municípios cearenses, com revendas em Fortaleza, Aracati, Caucaia, Granja, Guaraciaba do Norte, Iguatu, Itapipoca, Maracanaú, Morrinhos, Sobral, Pacajus, Morada Nova, Tianguá, Crato, Eusébio e Juazeiro do Norte.

Bomar Pescados lança porção de 200 gramas de Camarão Pré-Cozido para Receitas Práticas


Pensando em simplificar a vida de seus consumidores no preparo de receitas, a Bomar Pescados, empresa de destaque nacional na comercialização de pescados, lança a embalagem de 200 gramas de Camarão Pré-Cozido e Congelado, nas versões inteiro, sem cabeça e descascado. 
A proposta da nova porção é levar praticidade e Economia para a mesa do consumidor que busca por facilidade e qualidade na hora de comprar alimentos fracionados e dimensionados para apenas uma receita.
- Durante a Quarentena, muitos consumidores mudaram seus hábitos de compra e consumo para facilitar a rotina dentro de casa. Com isso, a procura por porções fracionadas está sendo tendência por parte desses consumidores", ressalta o diretor comercial da Bomar Pescados, Gentil Linhares Filho.
O produto é ideal para quem valoriza boas receitas e possibilita a versatilidade na hora de se reinventar na cozinha, podendo ser utilizado na preparação de pratos gourmets como camarão à provençal, risotos, espaguete ao molho de camarão, para degustar em um jantar a dois, ou com a família e amigos.
Sobre a Bomar Pescados - A Bomar Pescados nasceu em 2006 no estado do Ceará e se consolidou como empresa de destaque nacional na criação e comercialização de pescados como o Camarão.
Atualmente, a empresa que tem como base de produção Itarema (CE), detém cinco fazendas de cultivo de camarão, totalizando 445 hectares de viveiros ativos e uma produção anual de 2 mil toneladas de camarão marinho, gerando 330 empregos, divididos em 140 colaboradores nas fazendas e mais 190 no setor industrial.
O trabalho da Bomar é transformar o dia a dia do consumidor em uma experiência gourmet saborosa e surpreendente. Estando sempre atenta a todos os detalhes, desde a seleção do camarão, controle de qualidade e higiene, até a logística de transporte para garantir que o consumidor adquira um produto de qualidade premium em sua mesa.

Restaurante Mangue Azul gera mais de 40 empregos em Fortaleza


Com abertura em outubro deste ano, o Restaurante Mangue Azul chegou a Fortaleza com o objetivo de oferecer alta gastronomia aliada à hospitalidade e com isso, gerou emprego para mais de 40 pessoas. 
Criado para valorizar preferencialmente os insumos locais cultivados pelos produtores do Ceará, o Mangue Azul está localizado na Rua Professor Dias da Rocha, 987-Aldeota.
André Bichucher, proprietário do empreendimento, explica que as contratações começaram a ser feitas no fim de 2019, a fim de preparar todos os processos envolvidos na abertura do restaurante. "Estamos apostando no Mangue Azul como um local acolhedor, que reforce a importância da Sustentabilidade, uma das essências do Restaurante”, revela André Bichucher.
Inspirado na biodiversidade do manguezal de Camocim, no Ceará, a culinária do Restaurante Mangue Azul contempla os sabores do Ceará com técnicas francesas, proporcionando uma experiência gastronômica única. Além da sustentabilidade, hospitalidade e valorização dos produtores cearenses, o Mangue Azul traz 180 rótulos de vinhos na adega, que podem ser escolhidos com a consulta de um sommelier.
Sobre o Restaurante Mangue Azul - Lançado em outubro 2020, o Restaurante Mangue Azul foi idealizado pelo chef de cozinha e empresário André Bichucher. Com a proposta de trazer sustentabilidade, hospitalidade e alta gastronomia, o estabelecimento está localizado na Rua Dias da Rocha, 987, no bairro Aldeota, em Fortaleza.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...