sexta-feira, novembro 16

129 anos da República Federativa Brasileira-IV


"
Tudo começou com uma estrutura de Estado que foi implementada em 1824, que para a época significou um grande avanço, já que já existia 30 a 40 anos de revolução francesa, revolução norte-americana. A partir daí a República brasileira foi instalada pelas mãos de militares em 1889, tendo à frente o marechal alagoano Deodoro da Fonseca. 
Anteriormente no século 19, através da estrutura de estabilidade, o Império tinha a função de harmonização dos poderes, e interferência quando necessário. O Brasil então, nasceu com essa função. Onde se dá a chamada Monarquia. Sendo que a partir daí foi desbancado uma série de mitos, como primeiro mito, de que existia um ditadura, porém, existia uma série de estado de direito de que quem manda é o sistema, com diferentes agentes, alguns comandado por sistemas democráticos, como por exemplo, o voto; outros são validados por nomeação, e o outro poder era o moderador hereditário, através de herança. 
Hoje em dia, só é aceitado o voto, um sistema exclusivamente democrático. No ciclo histórico, ainda está sub judice, pois no momento atual nós aceitamos o voto como o melhor modelo para legitimar o poder. Onde ainda acredita-se que há resquícios da monarquia. O que significa o pleito monárquico atual, onde tem mais haver com uma estrutura de Estado, estrutura de organização de poderes de Estado; o que traz o sucesso das monarquias atuais, nos últimos quase 200 anos, é que evoluímos uma estrutura de poder que afere muita estabilidade, e outro componente que é a legitimidade popular. Isso significa quase uma legitimidade Republicana.
Atualmente no Brasil, existe um excesso de poder político e econômico na mão do Estado ou de agentes econômicos. No entanto, não há como ter um sistema político instável pois torna-se difícil acumular patrimônios, pois fica em risca com mudanças de governo. É onde se encontra o risco de ter alterações de poder, mudanças bruscas de viés político, oligárquicos; e isso pode fazer com que não haja prosperidade, pois é necessário tempo de estabilidade para gerar riquezas e de fato faça diferença em toda camada da sociedade. Nos vemos diante de planos mirabolantes, porém é necessário plano natural, gradual e sendo a partir da sociedade, para haver mudança no Brasil.
No entanto, dizer que a proclamação foi um golpe não significa defender a continuação do Império, mas reconhecer que os direitos da grande maioria do povo não são conquistados com uma mudança de regime, visto que a República que surgiu contou com diversos movimentos populares".
Estudante de Práticas de Jornalismo Multimídia do Centro Universitário Estácio do Ceará, Taynara Pereira Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...