129 anos da República Federativa Brasileira-IV


"
Tudo começou com uma estrutura de Estado que foi implementada em 1824, que para a época significou um grande avanço, já que já existia 30 a 40 anos de revolução francesa, revolução norte-americana. A partir daí a República brasileira foi instalada pelas mãos de militares em 1889, tendo à frente o marechal alagoano Deodoro da Fonseca. 
Anteriormente no século 19, através da estrutura de estabilidade, o Império tinha a função de harmonização dos poderes, e interferência quando necessário. O Brasil então, nasceu com essa função. Onde se dá a chamada Monarquia. Sendo que a partir daí foi desbancado uma série de mitos, como primeiro mito, de que existia um ditadura, porém, existia uma série de estado de direito de que quem manda é o sistema, com diferentes agentes, alguns comandado por sistemas democráticos, como por exemplo, o voto; outros são validados por nomeação, e o outro poder era o moderador hereditário, através de herança. 
Hoje em dia, só é aceitado o voto, um sistema exclusivamente democrático. No ciclo histórico, ainda está sub judice, pois no momento atual nós aceitamos o voto como o melhor modelo para legitimar o poder. Onde ainda acredita-se que há resquícios da monarquia. O que significa o pleito monárquico atual, onde tem mais haver com uma estrutura de Estado, estrutura de organização de poderes de Estado; o que traz o sucesso das monarquias atuais, nos últimos quase 200 anos, é que evoluímos uma estrutura de poder que afere muita estabilidade, e outro componente que é a legitimidade popular. Isso significa quase uma legitimidade Republicana.
Atualmente no Brasil, existe um excesso de poder político e econômico na mão do Estado ou de agentes econômicos. No entanto, não há como ter um sistema político instável pois torna-se difícil acumular patrimônios, pois fica em risca com mudanças de governo. É onde se encontra o risco de ter alterações de poder, mudanças bruscas de viés político, oligárquicos; e isso pode fazer com que não haja prosperidade, pois é necessário tempo de estabilidade para gerar riquezas e de fato faça diferença em toda camada da sociedade. Nos vemos diante de planos mirabolantes, porém é necessário plano natural, gradual e sendo a partir da sociedade, para haver mudança no Brasil.
No entanto, dizer que a proclamação foi um golpe não significa defender a continuação do Império, mas reconhecer que os direitos da grande maioria do povo não são conquistados com uma mudança de regime, visto que a República que surgiu contou com diversos movimentos populares".
Estudante de Práticas de Jornalismo Multimídia do Centro Universitário Estácio do Ceará, Taynara Pereira Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses