Parto Adequado

Hoje, o Hospital São Camilo Cura D’Ars participa, em São Paulo, no Hospital Israelita Albert Einstein, da 4ª Sessão de Aprendizagem Presencial, um encontro sobre o Projeto Parto Adequado.
O evento objetiva encorajar os participantes do Projeto a definir estratégias chave para alcançar a meta audaciosa da cooperação (40% partos normais). Na ocasião, a responsável pelo Projeto no Hospital São Camilo Cura D’Ars, a coordenadora do Serviço de Obstetrícia da unidade de saúde, Silvia de Melo, falará sobre as principais estratégias que levaram o hospital a atingir, antecipadamente, a meta do Projeto Parto Adequado.
O Projeto, iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), tem o apoio do Ministério da Saúde e visa diminuir os números de cesarianas realizadas no País.
Participam do Projeto Parto Adequado 42 hospitais de todo Brasil. O projeto avalia diversos indicadores e fornece apoio, consultoria e ferramentas de gestão. Em março de 2015, foi divulgada a lista com 28 hospitais selecionados para participarem do projeto piloto e, em maio, os hospitais assinaram os termos de adesão ao projeto e deram início às atividades. O Hospital São Camilo Cura D’Ars foi convidado a participar devido aos elevados índices de cesárea e por demonstrar potencial para realizar as mudanças necessárias para reverter essa realidade. Atualmente, o Hospital São Camilo Cura D’Ars está entre as seis instituições de saúde do país que já atingiram a meta. No hospital camiliano a meta foi atingida em janeiro desse ano, antes do prazo, que era novembro de 2016. Atualmente, 42% dos partos realizados na instituição são normais. 
No Projeto, o Hospital São Camilo Cura D’Ars colocou como meta a ser alcançada até novembro de 2016, 50% de parto normal nos partos realizados pelos obstetras plantonistas (pacientes SUS, convênios e particular), meta alcançada antecipada, e, no último mês, 57% desses partos foram normais. Entre as pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 59% dos partos foram normais em fevereiro de 2016. Esses dados mostram que o Projeto tem sido um sucesso e está atingindo o seu objetivo maior, de reduzir o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar, que, hoje, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS) são 84,6%. “O Projeto Parto Adequado possibilitou uma mudança de cultura no Serviço de Obstetrícia, pois houve uma aproximação maior dos obstetras plantonistas que estão mais motivados e hoje formam uma verdadeira equipe na busca comum de um resultado”, avalia a Dra. Sílvia de Melo, médica ginecologista e obstetra, responsável pelo Projeto Parto Adequado no Hospital São Camilo Cura D’Ars.
Dentre as iniciativas e estratégias realizadas no Hospital São Camilo Cura D’Ars que levaram ao alcance antecipado da meta do Projeto, segundo a Sílvia de Melo, estão o fortalecimento do espírito de equipe dos obstetras plantonistas; o envolvimento e o compromisso desses obstetras com o Projeto Parto Adequado; as reuniões mensais com esse corpo clínico, nas quais são realizadas oficinas de partograma e discussão de casos clínicos; a construção conjunta de diretrizes e fluxogramas para uso no serviço norteadas pelas melhores evidências e boas práticas na assistência ao parto e nascimento; a definição do perfil do obstetra que a instituição quer para o serviço construída com os plantonistas do Centro Obstétrico do hospital.

Hospital São Camilo Cura D’Ars
O Hospital São Camilo Cura D’Ars está há 43 anos atuando no Ceará, destacando-se na área de Obstetrícia, sendo o hospital particular que mais faz parto em Fortaleza. Entre as décadas de 1970 e 1980 foi a principal maternidade do estado do Ceará. Nos anos 2000, depois de uma forte crise, sua gestão passou a ser conduzido pela Sociedade Beneficente São Camilo, uma instituição italiana, presente no Brasil desde 1923.
Desde então, o hospital deu início a um processo de modernização e diversificação de suas atividades, passando a atender outras especialidades médicas. A unidade Costa Barros conta hoje com 156 leitos e o apoio de quase mil profissionais, entre funcionários e médicos. Já a nova unidade Nogueira Acioly, que abriu no último dia 19 de fevereiro, quando estiver funcionando em sua plenitude, contará com 140 novos leitos entre apartamentos, quartos semi privativos e leitos de UTI e deve empregar, até o fim do ano, mais 500 novos profissionais. Com a expansão, o Hospital São Camilo Cura D’Ars passará a ter 24.000 m² de área construída, sendo 15.500 m² da nova unidade e 8.500 m² do primeiro prédio.
A unidade Nogueira Acioly começou a operar com o selo nível I de qualificação ONA (Organização Nacional de Acreditação). Essa certificação é concedida a instituições que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. Com a expansão, o Hospital São Camilo Cura D’Ars passou a oferecer os serviços de Urgência e Emergência em Cardiologia, Clínica Médica e Obstetrícia. Em abril, iniciará também os atendimentos de Urgência e Emergência, Internação, Cirurgias e UTU pediátricos. Em breve a unidade terá ainda atendimento na área deTraumatologia.
O Hospital São Camilo Cura D’Ars tem um sistema híbrido que garante atendimento pelos principais planos de saúde e também pelo SUS. Através do Sistema Único de Saúde são atendidos cerca de 1.600 pacientes por mês nas especialidade de obstetrícia, neonatologia e oncologia (cirurgia oncológica e quimioterapia), o que corresponde a 50% do atendimento da instituição, além disso, também pelo SUS, já foram realizados dois transplantes de medula. Em números totais, realiza cerca de cinco mil partos, quinze mil cirurgias e atende cerca de quarenta mil pacientes por ano em seu Serviço de Emergência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim