sábado, setembro 28

Plano de Inovação Educacional implanta 30 novas salas Google for Education

Nesta sexta-feira (27), na Escola de Tempo Integral Maria Odete da Silva, o prefeito Roberto Cláudio (fotos Thiago Gaspar)lançou o Plano de Inovação Educacional. Na ocasião, o Gestor anunciou a implantação de 30 novas Salas de Inovação do laboratório experimental, em parceria com o Google for Education. A iniciativa irá beneficiar mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino com acesso a novas formas de Educação Digital.
“Hoje, 30 salas de escolas de Fortaleza estão recebendo, o que na verdade, é um laboratório de inovação educacional. Além de um conjunto de softwares, tecnologias e conteúdos, há também o estímulo para que nossa meninada se aproxime do empreendedorismo e do desenvolvimento de inovações digitais. Na prática, é colocar a tecnologia que, muitas vezes acaba competindo com a escola, como um instrumento de aprendizagem”, afirmou Roberto Cláudio.
Voltadas para as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, as Salas de Inovação têm o intuito de potencializar o aprendizado dos alunos da Rede, proporcionando acesso às novidades tecnológicas, incentivando a criatividade, inovação e protagonismo estudantil. Por meio disso, os estudantes poderão desenvolver pesquisas, produção e exibição de vídeos, confecção de protótipos, objetos e simulações com recursos tecnológicos. Os espaços possuem um ambiente agradável e acolhedor e contam com equipamentos novos e completos, como  chromebooks.


Mari Granjeiro, professora de História do 9º ano da escola Maria Odete da Silva, comentou sobre as expectativas para a novidade. “A sala vai permitir trazer a tecnologia à escola. Eles já vivenciam o digital no cotidiano, sempre estão com o smartphone e nos computadores. Quando trazemos a tecnologia para a sala de aula como ferramenta pedagógica, a aula se transforma. Vislumbro, além de atividade avaliativa, objetos de aprendizado com gifs, memes, jogos, tarefas com gameficação, aproximando-se do jovem que vive no mundo digital”, completou.
Para o aluno Luiz Felipe Martins, de 16 anos, as Salas de Inovação facilitarão no aprendizado. “Vai melhorar muito porque o método tradicional a gente acha monótono. Com aulas no computador nos motivamos mais. É algo novo e, por isso, vai dar mais gosto estudar. Vamos estar conectados no mundo virtual, algo que gostamos de fazer. As aulas vão poder ser mais didáticas e ter isso na escola é estimulante”, disse.
A iniciativa se configura como uma ação das metas previstas no Planejamento Estratégico Fortaleza 2040 e no Plano Municipal de Educação (2015-2025), que engloba os eixos da educação, cultura, inovação, patrimônio, ciência e tecnologia. O Plano de Inovação Educacional, dessa forma, tem como objetivo desenvolver práticas educacionais com o uso de tecnologias digitais e metodologias pedagógicas diferenciadas para o desenvolvimento curricular.

Luiz Felipe Martins: salas de Inovação facilitarão no aprendizado

Dalila Saldanha, secretária da Educação de Fortaleza, anunciou que a expectativa é ampliar o número de salas do tipo na Rede Municipal de Ensino. “Estamos aqui para nos conectar, levando nossos alunos a voos muito mais altos e os preparando para um Ensino Médio que exige criatividade, inovação, autodisciplina, mas principalmente a pensarem uma sociedade e um mundo melhor. As expectativas são as melhores e, até o final de 2020, a gente deseja implantar pelo menos 70 novas salas dessas”, comentou.
Além das Salas de Inovação, os projetos também incluem a criação de contas Google para os alunos, educadores e gestores, com espaço de armazenamento em nuvem ilimitado. Por meio da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e o Google, foram criadas mais de 14 mil contas para os profissionais usufruírem de todos os recursos. “O que estamos fazendo nessa parceria é trazer o que o Google tem de melhor de tecnologia para a sala de aula. Empoderando professores e alunos para desenvolver pensamento criativo, projeto de empreendedorismo e inovação, isso planejado e acoplado ao currículo. Preparando-os para sonhar mais alto, construir carreiras de sucesso para que possam trabalhar em qualquer lugar do Brasil e de mundo, completa o diretor do Google for Education no Brasil, Alexandre Campos.
Em 2017, Fortaleza foi a primeira capital do Brasil a receber a primeira sala do projeto, com implantação do laboratório na Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima, no bairro Floresta.

sábado, setembro 21

Areninha para Campo do Rio Branco

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) vistoriou obras neste sábado (21) no Gransde Antônio Bezerra: Areninha para o Campo do Rio Branco, novo Frotinha, drenagem e Cuca do João Arruda. A vistoria foi feita ao lado dos vereadores Adail Júnior e Raimundo Filho.


"Seguimos para o Frotinha do Antônio Bezerra para fiscalizar as obras da nova Sala de Recuperação. O hospital, que já recebeu ampliação dos leitos de enfermaria, passará a contar, além dos leitos de recuperação, com novas Salas de Cirurgia e Central de Transfusão de Sangue. Trabalho sério e união de forças para oferecer um atendimento mais humanizado e uma saúde melhor a quem precisa.
Ainda no Grande Antônio Bezerra, seguimos para o Canal Dom Lustosa. A ideia é transformar a passarela do Canal em uma ponte, melhorando o acesso entre os bairros da região. Gostaria de destacar que também já foram iniciadas as obras de urbanização do canal, que vão oferecer um novo espaço de convivência, saúde e proteção para a comunidade. 
Para finalizar nossas visitas de fiscalizações deste sábado, seguimos para as obras do novo Cuca do Pici. Este, que vai ser o maior e mais completo Cuca de Fortaleza, contará também com as áreas de empreendedorismo, capacitação profissional e desenvolvimento de novos negócios. A gente investe cada vez mais nos jovens da nossa periferia, descobrindo novos talentos e oferecendo mais oportunidades de um futuro mais certo e seguro".

quinta-feira, setembro 19

Obras requalificam Parque Rio Branco


A Secretaria Regional II iniciou as obras de requalificação do Parque Rio Branco, localizado no bairro Joaquim Távora. O intuito é garantir mais comodidade, conforto e segurança aos usuários que utilizam o equipamento diariamente como espaço de lazer para caminhar e praticar esportes, bem como manter a beleza e a funcionalidade de um dos Parques mais frequentados da Cidade. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas até novembro.
No Parque, estão sendo executados trabalhos de nivelamento do terreno do campo de futebol de areia, recomposição dos pisos próximos ao campo com o uso de intertravados, instalação de alambrado com pilar de madeira e de traves de futebol com estrutura metálica e caiação. Também estão sendo realizadas reformas de meios-fios, substituição de mobiliários urbanos, instalação de lixeiras de coleta seletiva e de novos bancos.
Ainda dentro das intervenções, estão previstos serviços de paisagismo e podas de árvores, importantes para a melhoria do desenvolvimento das plantas e para ampliar a visibilidade do Parque, aumentando a sensação de segurança dos visitantes.
As obras são conduzidas pela Secretaria Regional II e contam com o apoio técnico da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), que gerencia o Parque Rio Branco e os demais parques municipais.
“É importante destacar que nenhuma árvore será suprimida por ocasião destas intervenções e que o alambrado será instalado apenas na parte dos fundos do campo de futebol, as laterais permanecerão livres. O Parque segue com sua programação normal e aberto para o usufruto da população. A nossa intenção é revitalizar o equipamento público como forma de valorizar a localidade e deixar a cidade mais bonita, dando condições de uma vida com mais qualidade para as pessoas”, informou o secretário da Regional II, Ferruccio Feitosa.
"Estas melhorias são significativas não só por se tratar de uma importante área de lazer da Capital, mas também por ser um ponto de encontro de grupos artísticos, terapêuticos e religiosos já consolidado na Cidade. O Parque tem essa marca agregadora e isso nos incentiva a trabalhar ainda mais para preservá-lo", ressalta Regis Tavares, superintendente da UrbFor.
O Parque Rio Branco está localizado no bairro Joaquim Távora e tem a sua entrada principal voltada para a Avenida Pontes Vieira, com acessos pela Rua Capitão Gustavo, Avenida Visconde do Rio Branco e Rua Castro Alves. O equipamento conta com uma área de aproximadamente 75 mil metros quadrados.

terça-feira, setembro 10

Setembro Amarelo na Praça do Ferreira

No próximo sábado (14) das 8 da manhã às duas da tarde, na Praça do Ferreira, o Movimento Muda Junto, parceria de entidades filantrópicas e de classes, universidades, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Ministério Público oferece uma série de atividades e ações voltadas para a conscientização da vida e a importância da prevenção.
Entre as ações a serem realizadas está o processo corporal Barras de Access, com atendimentos gratuitos, desenvolvidos por facilitadores e praticantes profissionais de Barras de Access. O objetivo é contribuir para o bem-estar dos participantes que queiram experimentar uma mini sessão. E com isso, possibilitar um novo olhar para a vida.
Segundo a Facilitadora Certificada de Access Consciousness, Alderi Cavalcanti, as Barras de Access são de grande contribuição para a prevenção do suicídio. “Com esse processo, acessamos o Ser Infinito que somos e começamos a descobrir que podemos começar a funcionar a partir do perceber, saber, ser e receber. Quando se tem a aplicação de Barras de Access, o que denominamos de correr as barras, abre-se uma nova percepção, um novo olhar para a vida, com infinitas possibilidades. Tomamos uma maior consciência do nosso ser no Universo, e nos sentimos mais presentes, mais capazes de dar e receber sem julgamentos, sem medos e mais confiantes de nós e do mundo do qual pertencemos. Tudo isso, deixa a sua vida fluir com mais facilidade e leveza, conclui.
Alderi Cavalcanti ressalta, também, a experiência vivida pelo Co-Criador de Access Consciousness, Dr. Dain Heer, que estava determinado a suicidar-se e, após escolher fazer uma sessão de Barras de Access, percebeu o quanto mudou sua energia e o quanto estava pronto para uma nova realidade, repleta de escolhas e possibilidades.
Outra oportunidade para quem quer conhecer esse processo corporal, que vem se expandindo pelo mundo, será no dia 14, das 15 às 19 horas, no Parque do Cocó. Nessa ação, o Quociente de Expansão, presidido pela Facilitadora Certificada de Access Consciousness, Arady Aguiar, em parceria com Facilitadores e Praticantes de Barras de Access cearenses, promoverá atendimentos gratuitos, por meio de mini sessões. A ação acontecerá no Parque do Cocó da Avenida Padre Antônio Tomás.
Sobre Barras de Access
Processo corporal que consiste na liberação de 32 pontos na cabeça. Quando tocados suavemente, o processo estimula mudanças positivas no cérebro, dissipando padrões comportamentais, crenças limitantes e bloqueios energéticos, que lhe impedem de criar novas realidades, com mais facilidade e alegria.
Hoje, as Barras de Access são praticadas em 173 países.
SERVIÇO
Movimento Muda Junto
Sábado (14)
Praça do Ferreira
8h às 14h
Quociente de Expansão
Sábado (14)
Parque do Cocó
15h às 19h.

quinta-feira, setembro 5

Selo Ivens Dias Branco







Para os Correios, os selos personalizados e os carimbos comemorativos são marcas que registram a história, como acontecimentos e fatos importantes para o país, situando-os no tempo e no espaço. Dessa forma, foram lançados o selo e o carimbo em homenagem à memoria do empresário cearense Ivens Dias Branco, que completaria 85 anos em agosto de 2019.
O executivo, que nasceu em três de agosto de 1934, iniciou as atividades na M. Dias Branco em 1953, em sociedade com o pai, Manuel Dias Branco, fundador do Grupo. Ocupando o cargo de Diretor Industrial, foi responsável pelas principais inovações tecnológicas da empresa, confirmando a sua vocação para o setor. Em 1972, assumiu o cargo de presidente. Em 2013, com a aquisição da Adria, a companhia se tornou líder em massas e biscoitos no Brasil. Falecido em 24 de junho de 2016, o Sr. Ivens Dias Branco é lembrado pelo legado deixado no Ceará e na indústria brasileira como um todo.
O carimbo permaneceu na Agência Central dos Correios em Fortaleza até o começo de setembro e foi utilizado em todas as correspondências. A tiragem total foi de 24 mil selos, sendo 6 mil selos de uma das quatro imagens selecionadas do Sr. Ivens Dias Branco.
Assim como selo, o carimbo irá compor o acervo do Museu Nacional Correios, em Brasília. As peças filatélicas servirão futuramente como fonte de pesquisa e registro no contexto histórico e sociocultural brasileiro.
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Contando com sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos, bits de cereais, cobertos de chocolates, torradas e refrescos. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 20 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.
Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e 37 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.


terça-feira, setembro 3

Radioweb

Mallory cresce 27%


Acompanhando o crescimento do setor de eletrodomésticos, a Mallory, empresa cearense com mais de 50 anos de experiência e referência em eletroportáteis, apresentou um crescimento de 27% a mais no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa, sediada em Maranguape, no Ceará, é a 6ª maior em vendas de eletroportáteis e a 4ª maior em vendas de ventiladores (fonte:GFK jan-out/18).

De acordo com a CEO da marca, Anette de Castro, a Mallory está sempre se reinventando e investindo no mercado de eletroportáteis. “Nos beneficiamos de todas as pesquisas e desenvolvimentos globais para desenvolver nossas linhas de produtos e esse investimento técnico se reflete principalmente nos resultados cada vez mais positivos nesse segmento”, disse.
Sobre a Mallory
A Mallory é uma empresa cearense com mais de 45 anos de experiência e referência em eletroportáteis e um dos mais importantes braços do grupo espanhol Taurus no mundo. Se beneficia de todas as pesquisas e desenvolvimentos globais, traduzindo esta expertise para os produtos que comercializa no país, sempre respeitando as características únicas da cultura brasileira.
A empresa, sediada em Maranguape, no Ceará, é a 6ª maior em vendas de eletroportáteis e a 4ª maior em vendas de ventiladores (fonte:GFK jan-out/18). A Mallory desenvolve linhas completas de produtos para o lar e cuidados pessoais, pensando no bem estar e na qualidade de vida das pessoas.
Serviços Mallory 
Instagram: @mymallory 
Endereço: Av. Comandante Aviador Childerico Mota, 3599 Galpão A - Bairro Coité - 61946-350 Maranguape, CE, Brasil
Call Center: 0800 704 08 48


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...